A400M francês estreia na Operação Sangaris, na África
Na quinta-feira, 13 de novembro, o Ministério da Defesa da França divulgou nota sobre o primeiro pouso no aeroporto de Bangui, na República Centro-Africana, realizado por um avião de transporte Airbus A400M Atlas do Esquadrão 1/61 Touraine da Força Aérea Francesa. Foi uma missão de ressuprimento técnico em que o avião desembarcou 7,4 toneladas de equipamento de apoio para a Operação Sangaris, realizada pelas Forças Armadas Francesas na região.
O voo foi realizado a partir da Base Aérea 123 de Orleans, na França, e teve uma escala em N’Djamena, no Chade. Segundo a nota do ministério, o A400M se adequa às necessidades estratégicas francesas de transporte para a operação, podendo transportar entre 20 e 30 toneladas e economizando meios e tempo em relação a aeronaves utilizadas anteriormente.
A Operação Sangaris envolve 2000 tropas francesas, juntamente com 6.700 homens da MINUSCA (Multidimensional Integrated
Stabilization Mission in the Central African Republic) da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo sido lançada em dezembro de 2013 pelo presidente da República Francesa com o objetivo de restaurar a segurança na República Centro-Africana.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- O avião de transporte A400M Atlas pela primeira vez no Brasil
- Caças Rafale voltam à ação na República Centro Africana
- A400M da França faz seu primeiro voo transatlântico norte
- Fotos: armando caças Rafale em alerta no Chade
- Força Aérea Francesa recebe seu terceiro A400M
- C-295 da Força Aérea Espanhola faz primeira missão em pista não preparada
- Emprego operacional do A400M
- Airbus devolve investimento feito pela África do Sul no programa A400M
- IOC para o A400M
- A400M faz reabastecimento em voo
- A400M na Bolívia
7,4T por quantas milhas mesmo? Parece até que usaram um caminhão para fazer o trabalho de um “carrinho de mão”.
A propósito: Como nosso “carrinho de mão” se sairia nessa missão?
RJ, Cada missão tem suas próprias necessidades, acho difícil fazer um julgamento sobre o uso do A400M na primeira vez que foi empregado em missão para aquele teatro de operações pelos dados de uma única missão. Um monte de variáveis podem ter influido para que ele levasse 7,4 toneladas até a República Centro-Africana. Pode ser até que tivesse decolado com mais, e deixado parte da carga no Chade, onde fez escala. Afinal, de Orleans a N’Djamena (primeira escala) são cerca de 4.000km. Está dentro do que é divulgado como alcance da aeronave quando com uma carga de 30t (ou seja,… Read more »
“carrinho de mão” foi o termo usado pelo ministro Hervé Morin ao se referir ao KC-390, ao comentar uma possível venda à França como offset do F-X2 (quase o comparando ao C-160 antes da modernização no final da década de 90). O termo costuma ser usado para descrever aeronaves de transporte sem muita tecnologia, usada apenas para mover coisas não muito grandes em ambientes sem muita ameaça. Porém, tirando a questão do tamanho (alcance e capacidade de carga), não vejo nada que o KC-390 tenha a menos de tecnologia em relação ao A400M. E, no caso de uma missão como… Read more »
““carrinho de mão” foi o termo usado pelo ministro Hervé Morin ao se referir ao KC-390, ao comentar uma possível venda à França como offset do F-X2” Isso eu sei, RJ, só quis confirmar se era essa a referência que você fazia, quando escrevi “acredito ser referência sua ao nosso KC-390”. Nem todo leitor entenderia seu comentário sem essa explicação, pois nem todo mundo acompanha as coisas da mesma forma. Aproveitando, para quem desconhece a origem do apelido, tem matéria aqui a respeito, do já um tanto distante ano de 2009: http://www.aereo.jor.br/2009/09/12/fraceses-terao-que-engolir-kc-390/ Quanto a usar o A400M nessa missão, a… Read more »
Aproveitando, No final de setembro, por exemplo, um A400M transportou equipamentos para manter a parte aérea da Operação Chammal, outra encrenca em que a França está envolvida, transportando 10 toneladas de equipamento aeronáutico de Orleans à base onde estão os caças franceses, nos Emirados (Al Dhafra, se não me engano), sem escala. http://www.defense.gouv.fr/operations/actualites/operation-chammal-mission-de-ravitaillement-technique-par-un-a400-m-atlas São mais de 5.000km de distância, em que teoricamente se poderia transportar o dobro dessa carga, no caso do A400M. Mas ainda que só fosse necessário levar 10t, então pra quê colocar num avião de menor capacidade (como o Hercules em serviço na França) se provavelmente este… Read more »
Boa tarde senhores,
E belo avião esse francês, imponente, poderoso e bem caro.
Mas mudando um pouco do assunto, não está quase na hora do kc390 fazer seu primeiro vôo? Foi dito algo com três semanas após a apresentação, como será que estão os testes na pista?