Tejas treinador - PV6 - primeiro voo 8nov2014 - foto via Livefist

Aeronave é a versão final do modelo biposto e incorpora todas as modificações resultantes da campanha de 2.500 horas de ensaios de voo

A versão final do modelo biposto (treinador) do jato de combate leve Tejas realizou seu primeiro voo neste sábado, 8 de novembro. O voo do exemplar denominado PV-6 é considerado um marco no programa indiano LCA (Light Combat Aircraft – avião de combate leve) desenvolvido localmente pela Índia. A informação foi divulgada pelo jornal Economic Times e pelo site Livefist.

O avião decolou às 13h36 (hora local) pilotado pelos capitães Vivart Singh e Anoop Kabadwal. Trata-se do 16º Tejas que já voou como parte do projeto que vem sendo desenvolvido há mais de duas décadas. O exemplar PV6 absorveu todas as principais modificações advindas das 2.500 horas de testes de voo do programa, sendo o seu último protótipo antes da produção em série do caça. O PV6 está equipado com um novo sistema de comunicação, radar, sensores de guerra eletrônica e sistemas de navegação para pouso automático.

O programa do LCA Tejas é o maior projeto que a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO – Defence Research and Development Organisation) trabalha, e foi iniciado em 1983. Nesse meio-tempo, o programa teve que superar inúmeros desafios, muitos deles devidos a sanções após os testes nucleares indianos de 1998. A Força Aérea Indiana encomendou 40 exemplares do LCA Tejas Mk1, e pretende adquirir uma versão mais avançada (Mk2) em desenvolvimento pela DRDO e pela empresa estatal aeronáutica HAL, para equipar cinco esquadrões adicionais.

No ano passado, o Tejas recebeu sua liberação para operação inicial (IOC) e espera-se que, nos próximos meses, receba a certificação final (FOC) para iniciar os voos operacionais.

Segundo o site Livefist, que divulgou a imagem acima, o Ministério da Defesa da Índia pronunciou-se sobre esse primeiro voo do PV6, que teve como objetivo checar a funcionalidade dos dois postos de pilotagem, similares aos da versão de produção do biposto. Todos os sistemas funcionaram como esperado durante o voo de 36 minutos de duração.

Ainda segundo o ministério, o PV6 é o segundo modelo biposto e tem capacidade de empregar todas as armas ar-ar e ar-solo requeridas pela Força Aérea Indiana para receber a FOC.

FONTES / FOTO: Economic Times e Livefist (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

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