Embraer certifica empresa colombiana para modernizar Tucanos
A Embraer certificou a Corporação da Indústria Aeronáutica Colombiana (CIAC) como centro de serviço mundial para modernizar os aviões Tucano T-27, informou nesta quinta-feira o Ministério da Defesa da Colômbia.
O gerente da CIAC, sociedade de economia mista sob o regime de empresa industrial e comercial do Estado, o general Flavio Ulloa, disse que essa certidão é uma conquista para o desenvolvimento da indústria aeroespacial da Colômbia. “É nosso primeiro degrau para gerar uma indústria aeroespacial séria, para o que vamos caminhar com segurança”, assegurou Ulloa em comunicado do Ministério da Defesa.
A Força Aérea Colombiana tem em sua frota mais de uma dezena de aviões Tucano modernizados pela CIAC e 24 unidades da versão moderna, os aviões de ataque ligeiro Super Tucano. O militar acrescentou que a certidão permitirá gerar emprego, desenvolver a indústria e a engenharia, pois os que se capacitam nesta área terão novos e maiores campos de ação.
O general Ulloa assinalou, além disso, que, como a Embraer é a terceira maior empresa aeronáutica do mundo, com a certidão se abre um mercado para os Tucanos que precisam ser melhorados.
O diretor de vendas internacionais da Embraer, Nilton Medina, assegurou que o processo de certidão de um centro de serviço em nível mundial para aeronaves Tucano “é de muita importância não só para Embraer, mas para a indústria aeronáutica colombiana” porque não é uma tarefa fácil transformar-se em “um centro autorizado de caráter mundial”.
Medina comentou ainda que para a Embraer é um “orgulho” poder participar do processo de desenvolvimento da indústria aeronáutica colombiana.
(nota do editor: veja, abaixo, vídeo sobre a certificação divulgado pelo Ministério da Defesa da Colômbia)
FONTE: Exame
VÍDEO (e cenas destacadas): Ministério da Defesa da Colômbia
VEJA TAMBÉM:
Taí Senhores! Um parceiro sério que deveriamos envolver-nos mais!
Ainda que sob pressão dos americanos, não abriram mão da compra dos ST (sei que a reportagem fala do EMB-312, mas é pertinente o comentário).
Arrisco-me a dizer que pode dar mais frutos do que a parceria com os portenhos que não tem grana para nada.
Os colombianos tem grana? Não sei! Mas tem guerra…isto move a ação…é questão de sobrevivência.
CM
Claudio Moreno,
O A-29 só ganhou o LAS devido ao carimbo “combat-proven” conseguido graças à Colômbia (onde ele teve a oportunidade de se mostrar o avião perfeito para a missão). Foi a melhor propaganda.
Já é uma parceria de sucesso.
E essa modernização é fruto de offset do contrato dos A-29 (como mostra o segundo link ao final do post)
RJ, Pois então…é com gente comprometida com sigo mesmo e sua nação que temos que aprofundar relações. É claro que haverá vez por outra choques …como o quando por força do tais offset’s do ST compramos as lanchas rápidas de ataque dos caras (ótimas por sinal) e teve gente que satirizou questionando se não tem quem produzi-se algo semelhante aqui…bom parece que não né, porquê até a entrada delas em operação o EB não tinha nada parecido. Mas falando do fato de estreitar ainda mais as relações, na empreitda do HX, tái gente que opera heli a muito tempo em… Read more »
Vi um documentário (se eu encontrar eu publico depois) mostrando que a Colômbia tem bons projetos e desenvolvimentos na área aeronáutica, como software de controle de tráfeg aéreo (se não me engano) e de fabricação própria de componentes do UH-60 Black Hawk que baratearam e melhoraram muito seus custos e logística.
Parceiro certo mesmo, pelo menos “não bolivariano” …..
Em 1992 o Nilton Medina era um simples auxiliar do Anastacio Katsanos na área de Inteligência de Mercado de Defesa. É o de barba e óculos no centro do vídeo. Acompanhou o A-29 desde o seu nascedouro. Merecida promoção! Parabéns!
By the way, os nossos T-27 também estão precisando de um MLU urgente. Estão se acabando. Voei num ano passado na AFA, e estão bem judiados.
E isso ai Colômbia é um pais serio mesmo os Âmis não querendo eles baterem o pê e compraram do Brasil..
Leiam a matéria na revista forças de defesa 11
Viva a Colômbia.
Vídeo dos trabalhos de modernização.
http://www.youtube.com/watch?v=SWEMLOPgWkE
http://www.youtube.com/watch?v=-eZuqIa2M80
“É nosso primeiro degrau para gerar uma indústria aeroespacial séria, para o que vamos caminhar com segurança” – Boa “fala”, sem ufanismo medíocre, dando a entender que o caminho é longo e deve ser feito de forma séria e com “segurança”. Uma Nação que não só está, como admitiu a décadas que está em guerra, sabe melhor do que ninguém quando, onde e como as coisas devem ser feitas. Parabéns a Colômbia. Quando o Brasil vai admitir que vivemos em uma guerra civil em nossas ruas a décadas, onde morre 5x mais pessoas por ano do que morreu em todo… Read more »
“…conseguido graças à Colômbia (onde ele teve a oportunidade de se mostrar o avião perfeito para a missão).”
Que nada, a hype toda em torno do ST, foi pq mataram um figurão das FARC, somente isto.
Que amargura doída!
Mister “M”…
Não tem mágica… o avião é bom mesmo.
Conversei, tempos atrás com dois pilotos da FAC e com um rep tec da Bem na Colômbia…
Todos me disseram a mesma coisa. Os caras adoraram o EMB-312 (tanto é que o estão modernizando), e gostam muito do Super-Tucano. Dizem por aí que estudam um segundo lote.
Só falta o Mister “M” dizer que a bomba caiu no figurão por acaso.