Embraer apresenta o avião de transporte militar KC-390
Gavião Peixoto-SP, 21 de outubro de 2014 – A Embraer apresentou hoje o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP). O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, comitivas e representantes de mais de 30 países. Após esta apresentação, a Companhia poderá realizar importantes testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o final deste ano.
“Este marco significativo do Programa KC-390 demonstra a capacidade da Embraer de gerenciar um projeto complexo e de alta tecnologia como este e de executá-lo dentro do planejamento previsto”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O rollout abre caminho para o início dos testes em solo como preparação para o primeiro voo”.
“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões, mas muito mais rápido e melhor”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito.
Após o evento, a aeronave vai continuar com as avaliações iniciais de sistemas que culminarão com o primeiro acionamento do motor e, em seguida, os testes de vibração em solo e demais ensaios planejados. Este avião é o primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo, testes de voo e certificação.
O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países totalizando 32 aeronaves.
DIVULGAÇÃO: Embraer / VÍDEO: Fernando Martins
http://www.prensa.com/uhora/tecnologia/embraer-nuevo-avion-militar/411793
http://www.infodefensa.com/latam/2014/10/21/noticia-brasil-inicia-industrializacion-avion-kc390.html
“KC-390 to get Israeli defensive aids By: Rob Coppinger Published: 10 Jul 2012 The Brazilian Air Force’s Embraer KC-390 tanker is to use Elbit Systems’ anti-missile J-Multi Spectral Infrared Countermeasure (J-MUSIC), with the company also reporting interest from high net worth individuals and heads of state. Launched at the Farnborough Airshow, J-MUSIC is a distributed system with a 57 kg and 34 cm diameter turret containing a thermal target acquisition camera operating at 500 Mhz and a laser. The missile detecting sensors can be located in different parts of the aircraft and are linked to the turret, which is also… Read more »
EDITORES
Não entendi.
Coloquei link’s da repercussão positiva na imprensa de língua Española e vocês deletaram…..
Perdi tempo buscando o meu contentamento etc …..
OBRIGADO !
Prezado Carlos
Encontrei duas mensagens suas, junto com uma do Bosco, nas caixa “lixeira”. Não sei o motivo de terem ido parar lá. Liberei todas as três.
Parabéns à EMBRAER! Essa aeronave será um sucesso. Espero que meu filho consiga voá-la.
Ah! O KC-390 vai quebrar paradigmas na FAB. Agora o pessoal do “transporte” terá que praticar REVO como o pessoal da “caça”.
Prezados, Para quem havia perguntado como teria sido movimentado o KC-390 nesta sua primeira aparição pública , agora fica claro que para tanto foi empregada uma plataforma tracionada por e motor elétrico com fonte de energia baseada em baterias. Trata-se da primeira aeronave tipo ARP (aeronave remotamente pilotada) – ou drone ou qualquer nome equivalente – de grande porte desenvolvida no Brasil, talvez sem nenhum equivalente, em tamanho, no mundo todo. Seu comando foi realizado apenas por impulsos elétricos sem fio!!!! (mais avançado do que “by-wire”!!!!!!!!!. Quem duvidar, veja na foto dois o feliz primeiro piloto de provas da primeira… Read more »
“Rinaldo Nery
21 de outubro de 2014 at 20:12 #
Parabéns à EMBRAER! Essa aeronave será um sucesso. Espero que meu filho consiga voá-la.”
Vai, com certeza.
Tá no Genoma, DNA, cromossomos etc ….
Saudações
Poggio,
Valeu e obrigado.
Vlw pela explicação caro Rommelqe, bem que eu desconfiava daquele “tablado”, e acho que inclusive é uma inovação, pois não sei se já usaram em outro tipo de aeronaves mas, tanto o C-17 quanto o A-400M foram retirados com caminhões!
Att.
Dá pra ver pelas fotos que tem espaço para uma extenção a vante da cabine, o que significaria uma maior capacidade de carga. Será que os engenheiros da EMBRAER já estão trabalhando nisso???? 😉