F-X2: Boeing fechará parceria com a Embraer caso F-18 seja escolhido
Uma vitória do caça F-18 Super Hornet, fabricado pela Boeing, na concorrência para a venda de 36 caças multiemprego para a Força Aérea Brasileira pode significar a porta de entrada de uma parceria mais ampla entre a fabricante norte-americana e a Embraer.
De acordo com Michael Coggins, diretor de relacionamento e novos negócios do programa F-18 da Boeing, o envolvimento da Embraer na transferência de tecnologia do Super Hornet ao Brasil seria “uma parceria de iguais”.
“A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e da Airbus… então quando falamos com a Embraer vemos eles (com a possibilidade) de colaborarmos em outros projetos e vendê-los no mercado internacional”, disse Coggins em entrevista à Reuters por telefone.
“Por que não pegarmos nossas melhores práticas e as colocamos juntas em outros esforços, em outras áreas? O céu é o limite”, disse, acrescentando que discutiu a possibilidade com a direção da Embraer sem, no entanto, dar mais detalhes.
Além da Boeing com o Super Hornet, também estão na disputa do chamado programa FX-2 o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG, da sueca Saab.
Nenhuma das empresas participantes fala em números, mas estima-se o acordo, que pode ser ampliado para 100 unidades, em 2 bilhões de dólares. O cronograma da FAB prevê a entrega das primeiras unidades para o primeiro semestre de 2014.
O governo brasileiro tem se aproximado da França desde o ano passado, fechando acordos para a compra de helicópteros e submarinos e uma parceria para a produção da parcela convencional do submarino à propulsão nuclear, uma antiga ambição dos militares brasileiros.
A Embraer disse à Reuters, por meio de sua assessoria, que foi procurada pelas três empresas que disputam o FX-2 e que manteve conversas “preliminares” com todas elas. A empresa acrescentou que “não existe nenhum acordo comercial com nenhuma das empresas” finalistas do programa.
Coggins disse que a proposta da Boeing à FAB optou por garantir que a indústria local tenha total autonomia para a manutenção e para o desenvolvimento de novos sistemas para o Super Hornet, em vez de buscar a co-produção do jato localmente.
“Não faz sentido, do ponto de vista econômico, o gasto não-recorrente para estabelecer uma linha de montagem para o Super Hornet aqui somente para 36 jatos”, disse.
A transferência de tecnologia é apontada por autoridades brasileiras como fator-chave para o programa FX-2 e, segundo Coggins, a Boeing já obteve todas as autorizações necessárias junto ao governo norte-americano para repassar esse conhecimento ao Brasil.
O anúncio do vencedor da disputa para fornecer novos caças ao Brasil deve ser anunciado entre agosto e setembro, de acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
FONTE: Reuters/O Globo / FOTOS: Boeing
CONTOS DE FADAS DO TIO SAN
AUSTRALIA. JAPAO, ISRAEL ,INGLATERRA ALGUN DELES TEM ASCESSO AOS CODIGOS E A TRASFERENCIA DE TECNOLOGIA ? NENHUM AGORA O BRASIL PQ DESCOBRIU PETROLOLIO NA COSTA . VAI SER O UNICO ESPECIAL DOS 4 HAHAHAHAHAHA BESTA QUEM ACREDITA NESAS PROMESSAS DA ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS
É muito dificil acreitar que eles vão dar alguma tecnologia ao Brasil.
Israel é um maiores aliados dos EUA, não tem, imagino o Brasil.
Podem ventilar qualquer noticia a respeito dos SH dos Gripen NG, na verdade vai dar Rafale.
Abs.
A Rússia admite participação da Embraer no seu caça de 5ª geração, por isso não faz sentido comprar rafale e F18, vai dar gripen na cabeça.
era
Eu mandei um link de um video da construcao de um f-18 australiano para os editores. Vale a pena dar uma olhada.
Vou retir aqui o que já postei hontem á noite em outro tópico.
Segundo fontes não-oficiais (ainda….) o FX-2 JÁ TEM UM VENCEDOR na FAB…. e ele é BI REATOR.
Lembrando que, a escolha FINAL será feita pelo CDN, como disse a matéria, em Agosto.
Sds.
O F-18 sempre foi meu favorito, apesar de ajar que o Rafale é que ganha a disputa, mais se ele for o vencedor, melhor ainda, mais de Gripen NG nanico não pode.
Que foto Linda! salientou a melhor impressão que tenho do SH, robustez, é guerreiro mesmo! porém sucumbe frente ao Rafale… não tem jeito! nem seu poderoso AESA será suficiente quando o AESA (não tão potente é verdade) entrar em serviço no Rafale, que tem como vantagens suites mais modernas, RCS menor, mais agilidade e, principalmente, futuro garantido! nada está a frente dele na França e isso para mim basta, já o SH tem seu fim estimado, e é logo logo… uma pena…
MAS QUE ESTA FOTO ESTÁ SHOW, ISSO TÁ! lindo caça!
Bashera, dá mais dicas, pede lá pro seu “peixe” :0
só essa: tem uma ou 2 derivas? 🙂 dae eu já consigo “chutar” qual será… rsrsrsr
Abraço Bro!
Eu penso que o melhor para o Brasil seria capacitar-se agora e construir algo melhor no futuro. Então, penso que a opção hoje deveria ser pelo Gripen. Transferência garantida de tecnologias críticas, associação com uma empresa estratégica para a permanência e fortalecimento da embraer no mercado europeu, Know-how em tecnologias críticas, amadurecimento da embraer no mercado de aviões de alta performance, reciclagem dos engenheiros, crescimento da empresa… Depois disso tudo ela entraria mais forte e mais capacitada num projeto internacional de 5° geração como o PAK-FA, com capacidade de opinar e de dar soluções ao projeto e não apenas se… Read more »
Reta final e todos desesperados, hehehehehehe. Pelo visto vai sair mais coelho desse mato.
Eu fico feliz de saber que o Gripen está fora, sempre fui a favor de um caça bi-reator pra FAB. E o SH apesar dos pesares é o meu favorito.
Valeu pela noticia Baschera, ainda que não oficial.
nao levem a mal o palavreado mas do jeito q tao falando e do desespero q fico esse FX-2 daqui a poco vao oferecer uma punhetinha da mulher do obama se for o hornet, uma chupetinha da rainha da suécia se for o gripen ou uma chupetinha da Carla bruni se for o Rafale…
eu ia de bruni 😀 eoaiheaoihaeoihaeoiheaiohaeioaheioaehioaehioae
Francisco AMX, concordo contigo que a foto é linda, aliás, era… Era porque tratava-se de um Hornet, e não de um Super Hornet! Eu mesmo a encontrei tempos atrás no site da Força Aérea Espanhola e usei para ilustrar uma matéria sobre um exercicio com os Hornets daquela Força. Na hora de subir este post aqui, o Poggio deve ter se confundido com os arquivos da galeria do Blog e colocou a foto, que não é do Super Hornet. Assim, estou trocando por uma foto do SH, apesar de não tão bela. Aliás, duas, pra compensar. Mas vc pode continuar… Read more »
Prezado Baschera
Tinha quase certeza que confundira o cult porno com a alcunha de Mark Felt, o informante secreto conhecido como “Garganta profunda” e que permitiu a dois jornalistas americanos trazer à tona o escândalo Watergate, que levou à queda do presidente Richard Nixon em 1974.Felt forneceu informações ultraconfidenciais a Bob Woodward e os seus colega Carl Bernstein no momento em que era diretor adjunto do FBI, agência federal de investigações.
Prezados
Alguém saberia informar se Israel tem F-18 SH bl II?
Francisco AMX,
Pois é, já chamaram de peixe, de garganta profunda, etc….
A fonte é conhecida…ex-fab…. e polêmico forista…. mas não poço mesmo dizer mais nada, até por que só sei isto.
Já disse isto, também, mas não custa dizer novamente… na minha opinião a FAB tem um escolhido (técnica) e o MD / Lula tem outro (política)…. a decisão será do CDN, com voto de minerva do Lula.
Aguardemos mais um pouco….. já esperamos há tantos anos.
Sds.
Lucas, Israel não tem F-18.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… A Carla é a mais gostosa mesmo!
Mas convenhamos, tava na cara que não ia dar pro Gripen né? Entrou no processo final só pra atrapalhar e tirar a vez de quem tinha mais a oferecer. Até agora não entendo isso… Mas enfim, se tratando de Brasil, tudo é possível mesmo. Até a proposta do Caninha.
Abraços.
Lucas Calabrio,
A IAF (Israeli Air Forçe) NÃO possui em seu inventário o F/A-18 Super Hornet.
Sds.
Francisco AMX: salvo melhor juízo a foto é do Hornet, não do SH… O interessante no post é isso: “Coggins disse que a proposta da Boeing à FAB optou por garantir que a indústria local tenha total autonomia para a manutenção e para o desenvolvimento de novos sistemas para o Super Hornet, em vez de buscar a co-produção do jato localmente.” Traduzindo, a proposta da Boeing é a seguinte: “olhe, vocês façam o que quiserem com o avião depois que a gente entregar, mas montar no Brasil? Hummmm… Nem vai rolar…” Agora, corrijam-me se estou errado: Omessa, e isso não… Read more »
Lucas,
Meu caro, claro que sei quem foi o Mark Felt, que aliás morreu recentemente. Sou da época do escândalo do edifício WaterGate, sede do escritório do Partido Democrata em Washigton, lá no governo Richard Nixon.
Lá no outro tópico, preferí falar do filme Deep Throuth, pois é mais pitoresco…hehehehe…
Sds.
Sei não, mas começo a achar que a FAB acabou de escolher, pelo critério técnico, o Super Hornet…
a dicas do Baschera estão batendo com as informações que estão sendo noticiadas ultimamente sobre o FX2.
abraços a todos
Baschera tbm li a noticia no “outro” blog … e comentei com o amigo JC … se a decisão ocorreu ontem 20:50 hs como foi dito … e passou pelo crivo do NJ e Lula … e o NJ estando na França … só pode ter dado o Rafale … e o Ministro pode estar inclusive usando como moeda de troca junto ao Gov frances … concorda ?
abraço
Kaleu
Prezado Hornet
Verificando o passado e comparando os aviões e as países vendedores da década de 70 faz sentido
F-5 vs Mirage III
Manutenção dos Miragem nas alturas e quem ficou pra contar história foi o F-5.
fazendo essa leitura a FAB está pensando em custos porque ela pode falar com sobra de conhecimento e não sabemos qual tipo de tecnologia os americanos passarão.
Particulamente prefiro o pouco prometido mas cumprido do que o muito e quase nada realizado.
Sds
correção Miragem = Mirage
Prezado kaleu
Pode ser também o contrário ter levado a má notíciade ter sido preterido e agilizar os contratos dos sub.
sds
Não quero falar mal do Rafale … mesmo pq ele pode ser o escolhido, aí vou ter que “engolir” tudo … porém é minha 3ª opção … os Franceses já nos tentaram mandar o Mirage 2000-9 GA (guela abaixo) através de compra de ações da Embraer … ou seja, estariam nos condenando ao seculo passado por 30 anos (ainda bem que não deu certo), estaríamos com o mesmo “pepino” dos EAU que estão “loucos” pra se livrarem dessas “geringonças” … estão dispostos até a comprar Rafale (com motor melhor) pra darem o abacaxi como parte do pagamento … tenho forte… Read more »
Vai ser o Rafale, em noticia colcoada no site DefesaBrasil, o NJ disse que a França leva vantagem pois está disposta a passar sonhada tecnologia e que não desconfia dos Americanos.
Alguma dúvida senhores sobre o novo caça da FAB
R A F A L E ! ! ! ! ! !
Abs.
Hornet
Que Deus te oussa, porem acho mais provavel que o Rafale ganhe a parada.
Puts !!! Quantos erros
colcoada = colocada
desconfiar = desconfia
Foi mau
Abs
Lucas Calabrio
de onde vc tirou que a manuntenção dos mirages era nas alturas? O Brasil usou e abusou de usar os mirages, sairam da força aérea porque já não aguentavam mais voar, voaram mais de 30 anos. O Brasil adquiriu os mirages 2.000 que eram baseados nos mirages III, que o Brasil usou, ora se a manuntençao dos mirages era caríssima e nós os usamos por mais de 30 anos e compramos a versão mais recente, então manter o Rafale vai ser fácil, já que a manuntenção dos rafales é mais barata que as do mirage 2.000.
Caro Lucas Calabrio,
Desu te ouça !!!
abraço
Kaleu
kaleu
a hora de vôo do su-27 é de 25.000 dólares, igual ao dos f-15, então não é tão cara assim.
Prezado Marlo Barcelos
Tem um tempinho creio que ano passado salvo engano da propria fab e dentre outras reclamações faltavam armamentos e quem interceptou o Vulcan das guerras das malvinas?
F-5 por uma razão este tinha armamento.
sds.
Se estiver errado me corrija
e ao que parece a compra do Mirage 2000 foi um mau negócio (compra política) pois nem será realizado atualização por ser caríssima se naquele período estivesse a venda os f-16 holandeses o Brasil tinha ficado com eles
Lucas, pode ser. Mas acho que a escolha da FAB se pauta por critérios estritamente técnicos (quase matemáticos), que é uma escolha fria, feita com a frieza de um cientista. E neste sentido o Super Hornet leva vantagem mesmo, pois dos 3 caças é o único que está totalmente operacional e com todos os sensores já instalados e armas já qualificadas (mísseis, bombas etc.). Por isso que eu sempre defendi aqui, e continuo defendendo, um misto de escolha técnica com escolha política. Temos que juntar a razão da frieza matemática, com a visão estratégica do cálculo político. Segundo a informação… Read more »
Prezado Hornet
Pelo que eu sei o opalão nào tem capacidade de receber nenhum dos dois (F-3 e SH) parece que o hornet assim como o f-1 teriam essa capacidade porém acredito que os USA poderão ofertar outro tipo de aeronave ou até as novissíma catapulta magnética (não creio) que será usado no futuro porta-aviões ou quem sabe o f-35 c ou um gripen c/d navalizado .Tudo é especulação.
sds
X-nobe, pelo andar da carruagem a disputa está entre Super Hornet e Rafale. Se minhas elucubrações estão certas , a escolha final será decidida no CDN…e com o voto da MB. ninguém ligou muito, aqui no blog, para uma coisa que um capitão de fragata da MB e colaborador do blog naval disse no ano passado, em dezembro do ano passado, mas eu venho pensando nisso desde então. Ele disse o seguinte: a MB está acompanhando o Fx2 com muita atenção, pois o caça lhe interessa também. E desde então, sempre achei que o escolhido seria um caça que pudesse… Read more »
Acho que vou beber coca cola
Ou pode ter uma decisão salomonica tipo FAB F-18 SH e MB Rafale F-1?
Acho estranho amarrar de novo a decisão em fatores estranhos
No F-X1 não deu certo devido a Dassault ter fechado um acordo com a EMBRAER e quem ganhou não levou que foi o gripen c/d.
Novamente o opalão (frances) atrapalhando a escolha. Creio que a MB deva ser inteligente e ter percebido que nenhum dos dois serve pro opalão exceto se for em outro formato .
Lucas Calabrio, não seria para o Opalão. Para o A-12 já está sendo feita a modernização dos Falcões. A MB planeja aposentar a dupla Skyhawk/Opalão em torno de 2020 ou 2025. Receberíamos os primeiros Fx2 em 2015…veja como as datas batem. Em 10 anos a FAB receberia os seus primeiros lotes de caças e abriríamos a linha de montagem deles aqui no Brasil (com transferência de tecnologia e tudo isso). Neste meio tempo, a MB teria que já ir pensando no substituto do Opalão, mas já sabendo qual o caça que ela irá operar. Uma vez arrumado este substituto (do… Read more »
Hornet
Pela lógica então dará SH pois até lá talvez a posição do Brasil seja de maior influência no contexto mundial e quem sabe não venha o f-35 C pra MB
O Brasil terá que trilhar com reciprocidade a confiança mútua
“…Know-how em tecnologias críticas, amadurecimento da embraer no mercado de aviões de alta performance, reciclagem dos engenheiros, crescimento da empresa…”
Mas a parceria da Saab no Brasil, é c/ a Akaer…
Pelo menos é o que foi noticiado aqui no blog.
Lucas Calabrio,
eu acho que o Super Hornet está muito bem na foto. Mas acho que será um disputa voto a voto no CDN.
vamos aguardar.
abração
Lucas,
se a Boeing colocou na última oferta (a BAFO) entregue a FAB e ao MD o F-35 na jogada (para o futuro)…vixe! Aí ficaria difícil o Super Hornet não ganhar.
Pois resolveria o problema do caça de quinta geração que a FAB quer e resolveria o problema do caça naval que a MB quer….pois, ao contrário do Super Hornet, o F-35 pode operar em porta-aviões pequenos.
Mas como não temos essas informações…então…ficamos só especulando aqui.
abração de novo
http://www.fas.org/man/dod-101/sys/missile/amraam-dvic408.jpg
Caramba, e eu que acreditava que a disputa seria entre o Rafale e o Gripen NG, agora parece que a disputa esta entre Rafale e F/A-18 Super Hornet. Como eu disse antes ficarei felis com o caça que vinher, mais isso já esta mais misterioso do que filme de suspence.
Um grande abraço.
Se realmente estes boatos forem reais, acredito que vença o Rafale. É o mais caro para comprar, operar e manter, mas teríamos uma garantia maior da transferência de tecnologia. Espero também que a encomenda inicial seja de pelo menos as 100 unidades ventiladas pela matéria, oque nos daria maior garantia para que não haja mudanças no próximo governo. É muito mais fácil e com menor desgaste político não comprar mais unidades, do que cancelar encomendas já feitas.
Um abraço a todos