C-130 - treino de combate a incêndio - foto FAB

A aeronave utilizada na missão é o C-130 Hércules, que pode levar até 12 mil litros de água

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Nove pilotos do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1°GTT) realizaram de 19 a 26 de setembro missões de treinamento de combate a incêndio no Distrito Federal. A bordo da aeronave C-130 Hércules equipada com o Sistema Modular de Combate ao Incêndio Aeroembarcado, os militares chegaram a despejar água em focos reais de incêndio nas proximidades de Sobradinho (DF).

“Em aproveitamento à instrução, nós combatemos focos de incêndio em uma área distante cerca de 32 km do setor norte de Brasília”, explicou o Major Bruno Morelo Rocha. Ao todo foram realizadas 20 missões de instrução.

C-130 - treino de combate a incêndio - foto 3 FAB

O sistema pode levar até 12 mil litros de água. Para realizar corretamente a missão, a aeronave tem que sobrevoar a área do incêndio numa altitude de 50 metros e acionar o equipamento. O lançamento por meio de pressão dura poucos segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo. Após o lançamento, a aeronave volta para Base Aérea, onde recebe um novo carregamento de água. O processo de recarga dura cerca de doze minutos.

Segundo o Major Bruno Rocha, após acionado, o Esquadrão tem seis horas para reunir o equipamento e decolar da Base Aérea do Galeão. É necessária também uma segunda aeronave para levar mangueiras, piscinas e compressores, fundamentais para o funcionamento do sistema.

Ele explica ainda que a função do C-130 em casos de incêndio não é apagar o fogo, e sim, impedir que ele avance. “Nossa função é impedir a progressão do incêndio, não apagá-lo. O ideal, na verdade, é trabalhar em conjunto com a equipe de solo”, afirma o Major Bruno Rocha.

C-130 - treino de combate a incêndio - foto 2 FAB

Missões Reais

A Força Aérea Brasileira já realizou algumas missões reais de combate a incêndio, como em 2008 na estação ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul; em novembro do mesmo ano,em Lençóis, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Já em 2011, a missão ocorreu no Distrito Federal, e em 2012, no Equador. Em janeiro de 2014, o C-130 participou do combate ao incêndio no Chile.

C-130 - treino de combate a incêndio - foto 4 FAB

FONTE / FOTOS: FAB

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6 Comentários
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wwolf22

alguém sabe qual sera a capacidade do K-390 ????
uma pergunta para os especialistas:

nao seria viavel ter helis pesados para transportar pequenos tratores, geradores, mangueiras para áreas remotas a fim de retardar ou ate mesmo extinguir o fogo… o trator de pequeno porte poderia “remexer” a terra para apagar o fogo… lógico teria de ser um trator modificado…
poderíamos ter alguns aviões russos ou canadenses para combate a incêndio… as nossas forcas possuem aquele retardaste químico que a gente ve nos incêndio dos eua ??

Phacsantos

12 MIL litros de água liberados em poucos segundos!

Como fica a estabilidade da aeronave numa situação dessas? O comportamento do KC-390 seria o mesmo do C-130?

Quanto aos incêndios, acredito que é fundamental que os focos sejam descobertos logo no início para o combate ser mais rápido/fácil.

Fico pasmo quando vejo pequenos focos de incêndio em áreas rurais que começam próximos às casas dos moradores….e ninguém faz nada…espera o fogo crescer!
Já vi isso algumas vezes e não entendo a lógica nisso…

Ribeiro

Em fogo em “mato”, 12 mil litros de água faz muita diferença… é chuva…
Lembro uma vez que a reserva do Taim em Rio Grande, aqui no RS estava queimando a vários dias…. quando o “gordo” chegou, usou a propria BR 471 como pista e utilizou a agua do próprio banhado para recarga… meio dia de trabalho integrado (PRF, Bombeiros e FAB), e assunto encerrado…
Um abraço

fragatamendes

Se o nosso governo se importasse com os incêndios que acontecem em todo nosso território, poderia destinar uma grana para que fosse comprado pelo menos 12 hidroaviões que são se não engano são fabricados pela CANADAIR que são feitos para combate a incêndios e que podem pousar em rios, represas e lagos e que se abastecem quando estão fazendo a corrida para levantar voo. Caso esteja errado por favor me corrijam.

Carlos

fragatamendes

Errado.

A prioridade é o GTE.

Mayuan

Pensei que iam esperar acabar com toda a mata pra começar a operar. Isso é ridículo. Tem anos que essas queimadas se repetem e esse pessoal ainda não recebeu treinamento? O que será que aconteceu de diferente esse ano? Será que queimou a fazenda de algum deputado da bancada ruralista? Agora falando sério, não sou um entendido como vários outros aqui mas mesmo eu sei que, apesar de C130 ser melhor que nada, existem aeronaves específicas pra essa missão e que por isso mesmo, operam com muito mais eficiência. Alguns exemplos rápidos são o Canadair CL-215 (5346 litros) e seu… Read more »