Um falcão bocudo
Foto da Lockheed Martin (divulgada pela revista Code One) de um caça F-16 Fighting Falcon modificado anos atrás como avião de testes para o programa do F-35. O avião incorporou uma tomada de ar semelhante à do F-35, do tipo DSI (diverterless supersonic inlet). Abaixo, em outra foto da empresa, pode-se ver um caça F-35 bem de frente, mostrando com destaque suas tomadas de ar DSI. Clique nas imagens para ampliar e veja, nos links mais abaixo, outras aeronaves que utilizam esse recurso aerodinâmico.
VEJA TAMBÉM:
Os chineses modificaram o FC-1 para utilizar a tomada DSI. O F-35 demorou tanto que o caça chinês entrou em operação antes dele, tornando-se o primeiro caça de produção com esse tipo de solução.
Off topic:
https://www.facebook.com/IsraeliAirForce.EN/photos/a.247957101913936.56748.234494436593536/783753668334274/?type=1&theater
Engraçado que o DSI é criação da Lockheed Martin, mas foi o J10 quem entrou em operação usando essa inovação aerodinâmica, segundo o que o Clésio já disse. Como que os china conseguem usar uma inovação de terceiro tão rapidamente? Será que houve tempo para eles fazerem os testes de operação? Ou será que tiveram acesso a material técnico que, imagino eu, deveria ser restrito? Seguindo as referências da Wikipédia para Diverterless supersonic inlet, esse site diz que os testes em voo do F-16 com o DSI começaram em 1996: http://www.codeonemagazine.com/article.html?item_id=58 Deve ser o mesmo da fato que ilustra este… Read more »
J-10B testou essa entrada de ar, mas quem está em operação com ela é o FC-1, que é outra aeronave.
F35? Essa intake eh do outro JSF!
http://www.superrune.com/gallery/images/1997_jsf_carrier_01.jpg