Causas do acidente com Citation Excel que levava Campos ainda são desconhecidas
Por Alexandre Galante e Jarbas de Barros
Como ocorre em todos os acidentes aéreos, logo começam a aparecer explicações, teorias e boatos para as suas causas. De qualquer forma, ainda é muito cedo para chegar a qualquer conclusão e, no presente momento, pode-se no máximo especular. Tampouco é possível acreditar no que as “testemunhas” dizem, tanto as que viram de longe, como as que estiveram no local. Além da falta de embasamento técnico, há fatores emocionais envolvidos. Em suma: haverá imprecisões e exageros por todos os lados.
Segundo o áudio da gravação da fonia disponibilizada pelo site Radarbox, o comandante do PR-AFA disse que iria (após a arremetida), “bloquear e afastar, fazendo um Echo Uno para a 35”. Pelo procedimento descrito acima na carta de descida, após a arremetida o avião executou a curva para a esquerda, como previsto, já sobrevoando a cidade quando ocorreu a queda. Na imagem abaixo, vê-se à esquerda a pista da Base Aérea de Santos, onde deveria ter pousado e, mais abaixo, o local da queda plotado.
Uma das primeiras “informações” (!?) divulgadas pela Mídia, foi a de que o jato teria colidido no ar com um helicóptero. Mas, onde esse helicóptero foi parar? Outra versão afirma que o avião teria caído em chamas. Houve ainda quem dissesse que poderia ter havido colisão com pássaro ou drone!
Um piloto ouvido pelo Poder Aéreo disse que a desorientação espacial poderia ser a causa, que é comum em acidentes desse tipo.
Seja como for, o que está feito, está feito. As causas possíveis só poderão ser conhecidas após a investigação do CENIPA, que vai analisar a caixa preta do avião. Antes da conclusão das investigações, um laudo preliminar será divulgado dentro de 30 dias.
Coisa esquisita. Parece mesmo colisão com alguma coisa. Pane seca não deve ter sido. Pane com uma aeronave moderna desta também parece estranho. Vento de través ou perda de sustentação com um avião tão potente também não explicam. Ou foi uma caca muito grande do piloto, ou deve mesmo ter sido uma colisão com pássaro.
Ou então o avião caiu como aquele do Castello Branco…
O destino é uma coisa estranha…
Lembrando que acidente aeronáutico raramente tem uma única causa.
A TV posta tudo o que houvem. Tá uma enrolação tudo isso.
Lendo agora notícias no G1, testemunhas dizem que viram uma das turbinas da aeronave em chamas.
Será uma pista melhor para resolver o enigma?
Não acredito que tenha sido, como muitos dizem, uma “bola de fogo”. As pessoas tem mania de exagerar.
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Seja qual for o motivo, estou muito triste pela perda. Meus pêsames às famílias dos que partiram.
Houvesse a recomendada área de escape nos aeroportos brasileiros, talvez pudesse ter pousado a aeronave mesmo com a pane no motor.
Mas constroem milhares de casas ao redor dos aeroportos, e, em SP mesmo, tem um famoso caso de um Put**** de luxo que diminuiu a pista do mais movimentado do país. Ninguém derruba esse prédio.
Se confirmado o incêndio enquanto a aeronave ainda voava, meu palpite é qualquer coisa que seja muito sinistra. Explosão a bordo, colisão aérea, fogo anti-aéreo de 30mm e por aí vai.
Save Ferris!
Em se confirmando a hipótese ou boato de uma explosão ANTES do choque nos prédios e/ou casas….. poderia se especular que havia uma bomba à bordo ??
Por que raios um avião de concepção moderna, com apenas quatro anos de uso, com a manutenção e as revisões obrigatórias em dia, com dois pilotos experientes…. embora o mau tempo…. poderia cair como um “peso morto” ??
Como a queda parece ter se dado na descendente… não acredito em “stol”….
Sds.
Sobre as “caixas pretas”… alguém pode confirmar o “tipo” ??
Eu entendi que estas são apenas para gravação de áudio (comunicações internas e externas) e não teriam as gravações de parâmetros de voo e nem da instrumentação à bordo.
Sds.
Só um problema gravíssimo de propulsão pode justificar um acidente deste tipo numa aeronave tão nova e moderna. Segundo os dados disponíveis na internet esta aeronave fez sua manutenção programada em janeiro. Mas mesmo com somente uma das turbinas comprometidas a aeronave não DEVERIA cair como caiu… Só me ocorre uma crítica a esta aeronave, a posição das duas turbinas a ré, é MUITO PRÓXIMA e entre elas tem apenas o habitáculo dos passageiros. Se eu PUDESSE adquirir um jatinho executivo para mim ninguém me convenceria a comprar este modelo com este tipo de configuração de turbina. Qualquer incidente de… Read more »
Corrigindo…
ou o Empresário teria algum grau de parentesco com a esposa Renata Andrade de Lima Campos (que é negado pelo empresário) o que é improvável pois além de ter Andrade espalhado por todo canto a esposa do candidato sempre morou em Pernambuco.
Boa noite a todos!
Particularmente, acho difícil a hipótese, mas como a dinâmica do acidente causa muita estranheza e levanta hipóteses diversas, sendo que esta já foi levantada por alguns colegas daqui do PA, vale a pena ler a matéria deste link:
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,aeronautica-fez-alerta-sobre-area-de-veiculo-nao-tripulado-proxima-a-base-aerea-de-santos,1543879
Sds.
Amigos, boa noite.
Sem conhecer qualquer evidência além do que foi publicado na imprensa, eu creio que o fator inicial tenha sido uma desorientação espacial em situação de baixa visibilidade.
Essa desorientação pode então ter levado a uma das duas consequências abaixo:
– Nariz alto, baixa velocidade, perda de controle por estol e/ou parafuso;
– Curva descendente apertada, ainda sem visibilidade, resultando em CFIT – Controlled Flight into Terrain (colisão com o solo em voo controlado).
Abraços,
Justin
Cel Justin, a primeira hipótese é bem factível em função de como aconteu a queda e do local dos destroços, localizados em um pe´rimetro pequeno e a cratera, obtusa e não eliptica.
Na segunda hipótese ele não entraria lavrando em ângulo baixo Cel?
Grande abraço
Sinceramente não acredito em desorientação espacial, haja vista o cockpit e os horizontes artificiais que cada piloto possuía. Acho mais provável algo relacionado aos speedbreak.
Amigos, A desorientação espacial mais comum é a que ocorre sem condições visuais, mas em que se mantém a carga de 1 G. Isso pode ocorrer em subidas suaves, que levam o avião a uma baixa velocidade, uma vez que não são acompanhadas de aumento de potência. De outra parte, uma inclinação de asas, com manutenção de carga G pode levar a uma espiral descendente. Em ambas as situações, seja a de estol ou à de espiral descendente, a recuperação da orientação espacial (obtenção de contato visual com o solo ou com o horizonte) talvez venha a ocorrer quando não… Read more »
Segundo a Infraero a aeronave não pode decolar alguns meses atrás, pois teve uma pane elétrica.
A caixa-preta não será útil pois não gravou os dados do vôo…
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-08-15/caixa-preta-nao-gravou-dialogos-do-voo-de-eduardo-campos-diz-aeronautica.html
Existe um depoimento de um piloto de Cessna XL que informa que o avião tem um problema sério: se o piloto recolher os flaps a mais de 200 nós de velocidade, o avião dá um pitch down (nariz para baixo) violento.
200 nós = 370 Km/h…..
Sds.
Amigos,
Notícia do Estadão sobre a causa do acidente:
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,acidente-que-matou-campos-foi-sucessao-de-falhas-humanas-conclui-aeronautica,1620488
O resultado é coerente com o que cogitávamos aqui no Poder Aéreo.
Abraços,
Justin