MD chileno voa em F-5F Tigre III pilotado por oficial aviadora
Jorge Burgos, ministro da Defesa do Chile, visitou a IV Brigada Aérea, na Base de Chabunco, no extremo sul do país
–
Em 6 de agosto, o ministro da Defesa chileno, Jorge Burgos, acompanhado do comandante da Força Aérea do Chile (FACh), general do ar Jorge Rosas Ávilla, visitaram a IV Brigada Aérea, na zona austral do país. Recebidos pelo comandante do Comando de Combate, general de aviação Maximiliano Larraechea Loeser, e o comandante da IV Brigada, general de brigada aérea Manuel Sainz Salas, os visitantes conheceram as instalações como parte de uma agenda de visitação a cada unidade das Forças Armadas Chilenas.
Como ponto de destaque da visita, o ministro conheceu o Grupo de Aviação N° 12, no qual tomou parte numa missão de treinamento de tripulações de voo. Nos comandos da aeronave, um F-5F Tigre III, estava a capitão Karina Miranda. A respeito do voo, o ministro afirmou: “Voar nesse avião é totalmente diferente de outros tipos de voos. Foi uma sensação muito bonita, não isenta de nervosismo, mas tive orgulho de voar com uma piloto mulher, a única de F-5 no Chile, o que demonstra que não há limites nem diferença de sexo para qualquer tarefa, nesse caso, de voar um avião de combate que requer muito rigor e treinamento.”
O ministro acrescentou: “Creio que nosso país tem uma Força Aérea de excelência, o que permite assegurar que é um pilar para o desenvolvimento, desde o ponto de vista da capacidade aérea, com o que podemos ficar muito tranquilos.”
FONTE / FOTOS: FACh (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
VEJA TAMBÉM:
- Tenente Miranda, a primeira piloto supersônica da FACh
- Ministro da Defesa do Chile voa no F-16. Não dá uma pontinha de inveja?
- Aviadora inicia formação no helicóptero H-34 Super Puma
- Ministro da Defesa do Chile fala sobre novas aquisições da FACH
- Carla, a primeira brasileira a pilotar um caça a jato
- Força Aérea forma primeira mulher piloto operacional na Aviação de Caça
- ‘Top Gun marcou minha infância’, diz primeira mulher a pilotar caça da FAB
- As leoas que pilotaram Gripen no exercício Lion Effort 2012
- Vídeo do JN sobre primeira piloto do Adelphi
- Pela primeira vez, Blackhawk é pilotado somente por mulheres
- Ten. Adriana Gonçalves: primeira piloto de KC-137
- Que saudades da Amelia!
- Belas fotos na homenagem da FAB ao dia da mulher
- Força Aérea forma a primeira mulher piloto de C-130 Hércules
- A piloto presidencial… do Chile
- Esquadrão Arara forma a primeiro tenente aviadora de C-105
- Aviadora faz primeiro voo solo em caça A-1
- Aviadora da FAB torna-se a primeira piloto de busca e resgate da história da Força
- Reforço feminino na Amazônia
- Reforço feminino no Afeganistão
- A piloto belga de F-16, Karen Vandenbroucke
Entre nossos Mike’s e os F 5 da FACH modernizados pelos Israelenses, quais as diferenças e qual é superior no geral ?
Procurei comparativos e não encontrei.
Colegas, no aguardo …..
Entre nossos Mike’s e os F 5 da FACH modernizados pelos Israelenses, quais as diferenças e qual é superior no geral ? Procurei comparativos e não encontrei. Colegas, no aguardo …..
Prezado Carlos Alberto Soares
Veja o seguinte link abaixo, publicado aqui no Poder Aéreo no ano passado. Acredito que algumas de suas dúvidas estão lá.
http://www.aereo.jor.br/2013/08/21/o-nosso-e-o-deles/
A diferença é que o padrão tecnológico dos equipamentos eletrônicos dos F-5EM/FM da FAB está cerca de 5 a 10 anos mais avançado que o dos exemplares chilenos, pela própria diferença temporal das modernizações. Isso inclui computadores mais recentes, telas multifunção coloridas e de maior tamanho no painel (o chileno tem telas pequenas e vários instrumentos analógicos), o que dá maior consciência situacional e capacidade de gerenciamento tático por dispor melhor as informações, melhor capacidade multimissão e um radar com antena maior, como alguns dos aspectos de superioridade que se pode atribuir ao modelo brasileiro. O chileno, devido à manutenção… Read more »
Valeu Nunão,
Adoro nossos Mike’s, Anjos protetores ….
Vc viu os comentários do Rinaldo Nery e do Juárez Martinez num outro topico ?
É colega, é roça !
Off topic:
Santos-SP
Cesnna Citation, parece que o Eduardo Campos estava a bordo, não confirmado, fonte reuters ….
Off topic:
Santos-SP
BBC Brasil dando ao vivo, Eduardo Campos – PSB estava a bordo ….
Caso confirme-se, lamentável….não era meu candidato, mas certamente muito melhor que outra ….
Nunão,
Os Jordanianos estão em stand by, portanto ….
Lembra-se ?
Eles iam tampar “buracos”, agora …. como fica ?
Como fica? Não sei. Não sou eu quem posso responder, nem se estão de stand by, nem por quanto tempo, nem como vai ficar. O que se pode dizer é que, se não houver verbas para a modernização dos 11 ex-jordanianos (processo já conhecido, com células já revisadas / revitalizadas, com equipamentos diversos já encomendados há muito tempo), menos ainda haverá para algum caça-tampão de outro modelo no lugar, com todos os custos agregados de nova linha logística, de manutenção e treinamento. Restaria, somente, diminuir ainda mais a quantidade de aeronaves em serviço e esquadrões. Mas espero que a situação… Read more »
É Nunão, é roça !
Infelizmente.
Já o GTE ……
Poggio, obrigado…..valeu.
Acho que o biplace tem canhão sim…
O chileno ainda tem.
O brasileiro biposto tinha, mas depois de modernizado não tem mais. Só uma entrada de ar (cilíndrica, que até parece um tubo de canhão) no lugar.
Nesta foto de um F-5FM, dá pra ver o tubo dessa entrada de ar no lugar de uma das saídas de canhão (o F-5F já a tinha) e, onde ficaria o canhão original, nada:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/10/F-5F-4807-no-PAMA-SP-quase-pronto-para-entrega-segundo-sem-de-2011-foto-Nunão-Poder-Aéreo.jpg
Lembrando que o biposto (F) original tinha um canhão e o monoposto (E) dois.
Hoje almocei com um ex PAMPA. Só lá tem o F. Podia ter perguntado.
Rinaldo, Tempos atrás era assim, F concentrado no Pampa. Mas, recentemente, passou a ter também F em Santa Cruz, após a modernização, e os voos em biposto que eram feitos só em Canoas, para o curso de conversão para o F-5, passaram a ser feitos também em Santa Cruz. Agora, se isso voltou a mudar, eu já não sei, mas o esquema dos três únicos F-5FM da FAB estava se mantendo assim: um em Canoas, um em Santa Cruz e um em revisão no PAMA-SP. Há dois anos fizemos lá em Santa Cruz parte de uma extensa reportagem sobre o… Read more »
Sim, na Cantina Azzolin, em Vinhedo. O amigo está na reserva, também, residindo em Valinhos.
Ele também voou A-29 em Boa Vista, e conversamos sobre a aeronave, e seus problemas de auto rudder. Ele acha que o avião não vai servir pra Fumaça, que mais acidentes ocorrerão, no que eu concordo.
Foi uma reunião com ex-Fabianos da região, alguns da Azul e outro da ABSA. Falamos mais sobre aviação civil e o futuro das companhias.