F-35B passa com sucesso por testes de pista molhada e vento cruzado
A Força Aérea Real britânica (RAF) e a revista Code One (da Lockheed Martin), divulgaram notas sobre os resultados de testes de pista molhada e vento cruzados realizados pela equipe de testes do jato de combate F-35B Lightning II. Finalizados em julho deste ano no Centro de Provas da Força Aérea dos EUA da Base de Edwards (Califórnia), os testes liberaram o envelope de voo da aeronave com ventos cruzados de vinte nós para pousos e decolagens convencionais, e decolagens e pousos curtos.
A campanha compreendeu trinta e sete missões ao longo de quarenta e um dias, e cumpriu 114 pontos de testes relacionados ao controle de direção e sistema antiderrapagem em pista molhada. Todas as provas foram realizadas pelo F-35B de testes com indicativo BF-4, atingindo um importante marco para que o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) possa declarar a capacidade de operação inicial (IOC – Initial Operational Capability) no F-35B, o que é esperado para meados de 2015.
A RAF destacou, sobre a campanha de testes, que esta é um marco importante para que o programa do F-35B para o Reino Unido se consolide para atingir a IOC no serviço britânico em 2018. Apesar de limites de ventos cruzados e condições de pista de pouso normalmente não chamarem a atenção fora de foruns especializados, a habilidade de pousar e decolar em diversas condições de tempo é crítica para a capacidade operacional da aeronave, segundo a nota da RAF. Esta considera que atingir esse nível cedo no desenvolvimento da aeronave é um grande passo à frente, sendo que os números ultrapassaram os limites em que operam os jatos STOVL (decolagem curta e pouso vertical) atuais. Dessa forma, trata-se de comprovações do software de controle de voo de nova geração do F-35 e da facilidade de operação para o piloto.
Já para a Lockheed Martin, esses testes representaram um item absolutamente crítico no caminho para a liberação, à frota de F-35, do software de voo 2B e da IOC para os Fuzileiros.
FONTES / FOTO: Code One Magazine (Lockheed Martin) e RAF
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Ótima notícia.
Só não decola com chuva!
20 kt é pouco pruma aeronave desse tamanho (pequena).
Intruder,
O texto fala claramente de testes de pousos e decolagens.
E se a pista estiver molhada numa situação operacional, será de se esperar que esteja chovendo pois, no dia a dia, dá trabalho ficar molhando a pista com mangueira, como se faz em testes…
🙂
Alguém sabe como anda os programas dos vermelhos (China e Rússia) ?? Será que desistiram ?? Acabou a grana ou descobriram que é muito para eles ??
Afinal criticam tanto esse programa do F35 gostaria de saber como vai os PAKs.
Caro F15_lobo
Os programas chineses e russos seguem andando. Os chineses estão com mais fôlego financeiro e avançam mais (não que isso se traduza em melhores resultados).
Os maiores críticos do programa F-35 são americanos.
Sei não Nunão (trocadilho tosco, admito rsss). Como diz meu sobrinho sobre o super-homem: Tio, se tem chuva, tem raio… se tem raio.. ele não “avoa”! Não me lembro onde li, mas sei que foi em um site americano, que logo depois da divulgação do vídeo da 1º decolagem stovl que dizia que existiam problemas sérios em relação a entrada de água em grande quantidade na turbina do F-35B. Isso faz sentido na minha imaginação, pois a pressão gerada na turbina central no momento stvl é enorme. Lembrando que a estabilidade lateral é empregada por saídas de ar nas asas.… Read more »
Bom, como tudo relacionado ao F-35, os inúmeros problemas levantados em anos e anos podem levar qualquer um (ou quase qualquer um) a ficar com o pé atrás quando saem notícias positivas. Porém, imagino que as “trinta e sete missões ao longo de quarenta e um dias” em que o avião “cumpriu 114 pontos de testes relacionados ao controle de direção e sistema antiderrapagem em pista molhada”, conforme descrito na matéria, são uma quantidade considerável de testes específicos para esses itens. É de se esperar que situações como a que você descreve, ainda do tempo da primeira decolagem STOVL do… Read more »
Hummm
“aquela fumacinha” embaixo …. hummmm …. sei não ….
kkkk rsrs ….
Chama o Tio David pra dar uma força …. rs.
Intruder,
O “alçapão” tipo tampa de privada se abre para o “fan” e não tem problema de entrar água.
Já o motor a jato é igual qualquer outro de qualquer jato. Na chuva vai entrar água de qualquer jeito e funciona.
No caso do F-35B entra mais água por conta da janela de ventilação adicional situada atrás do “lift fan”, mas não creio que seja problema não.
É tudo “triturado”. rssrssss
Os testes foram tão bem sucedidos que já está á venda…
Air Force 1 Aircraft (Series 2) 00009
Lockheed F-35B Lightning II JSF Diecast Model
USMC VMFAT-501 Warlords, Eglin AFB, FL, 2013
Do mítico e tradicional esquadrão dos USMC ‘Warlords’…
http://www.flyingmule.com/products/AF-00009