Papel da Embraer cresce no programa brasileiro do Gripen
CEO da Embraer, Frederico Curado, afirmou que papel será maior do que se imaginava há alguns meses
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Segundo reportagem publicada pelo site Flightglobal na quinta-feira, 31 de julho, a Embraer confirmou que seu papel no programa de caças do Brasil cresceu desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) selecionou a sueca Saab para o contrato avaliado em 4,5 bilhões de dólares, compreendendo 36 caças Gripen NG. O diretor executivo da empresa, Frederico Curado, afirmou que “é justo dizer que estamos vendo um papel maior do que imaginávamos antes do contrato ser selecionado.” A declaração foi dada na quinta-feira, durante apresentação dos ganhos da Embraer no segundo trimestre deste ano.
Na longa saga que foi o processo brasileiro F-X2 de seleção de caças, tópicos de especulação frequentes foram as preferências da Embraer e o futuro papel da empresa no programa de compensações industriais. Em 2009, um executivo do alto escalão da Embraer destacou que a indústria brasileira tinha preferência em se alinhar com a sueca Saab, em detrimento das propostas rivais da americana Boeing (F/A-18E/F Super Hornet) e da francesa Dassault (Rafale).
Oficialmente, a Embraer manteve-se neutra ao longo do processo de seleção, embora no âmbito corporativo tenha estabelecido uma parceria estratégica com a Boeing. A ausência da Embraer no processo foi notada em dezembro, no anúncio formal da seleção do Gripen no F-X2 feito pela FAB. Passaram-se alguns meses, e o papel da empresa e de outros fornecedores foi esclarecido.
Segundo Curado, os caças Gripen brasileiros deverão ser montados na fábrica militar da Embraer, que também é um centro de testes de voo, localizada em Gavião Peixoto. O executivo também afirmou que a empresa terá um papel no desenvolvimento da versão de dois lugares do Gripen NG, o que marcaria o primeiro esforço significativo da Embraer no projeto e produção de um novo avião supersônico. “Nós provavelmente teremos uma maior participação nesse desenvolvimento do que pensávamos meses atrás”, disse Curado.
FONTE: Flightglobal (reportagem de Stephen Trimble)
Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês
FOTOS: Saab
COLABORARAM: Edgar e Penguin
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Pois é, aproveitando o assunto, outro dia (acho que anteontem) houve um debate sobre uma opinião que eu tinha, de que as primeiras unidades do Gripen E do F-X2 poderiam ser fornecidas diretamente pela Suécia no final de 2018, quando células com componentes brasileiros já poderiam estar numa linha da Embraer, o que foi contestado com base em outra interpretação das últimas declarações do Amorim neste post: http://www.aereo.jor.br/2014/07/29/amorim-reafirma-expectativa-de-assinar-contrato-de-compra-de-cacas-ate-fim-do-ano/ Desde então, eu estava com a pulga atrás da orelha de que já havia saído algo a esse respeito. Pois bem, na hora de selecionar matérias anteriores para a seção “Veja Também”… Read more »
Sim, mas esses “primeiros aviões” que devem chegar em 2016 são os C/D.
G NG/BR a partir de 2022 ….
Somando:
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/31/embraer-reverte-prejuizo-e-tem-lucro-de-r-327-milhoes-no-2-trimestre.htm
“Guilherme Poggio 1 de agosto de 2014 at 1:43 # Edit Sim, mas esses “primeiros aviões” que devem chegar em 2016 são os C/D.” Sim, isso está claro, mas estou falando das novas aeronaves, não das usadas. A questão dos modelos C/D em 2016 deve ser colocada no contexto de outras reportagens também do fim do ano passado (nenhuma matéria é um universo em si, ela dialoga com outras da mesma época), de logo após a divulgação da escolha do Gripen. Como boa parte do que foi publicado, é certo que há alguns erros que foram corrigidos conforme se levantou… Read more »
Apenas para complementar – ainda segundo o que saiu na mídia, enquanto a oferta original da Saab (conforme minha interpretação da matéria de dezembro que coloquei o link mais acima) seria de produzir do 5º ao 36º Gripen no Brasil, a oferta da Dassault seria apenas ligeiramente diferente: do 7º ao 36º Rafale, a produção seria brasileira: http://www.aereo.jor.br/2009/10/20/dassault-promete-produzir-rafale-no-brasil-a-partir-da-setima-aeronave/ “Segundo a companhia francesa, das 36 aeronaves que deverão ser vendidas na primeira etapa do projeto FX-2, as seis primeiras – construídas a partir de 2013 – serão produzidas na França, quase que de forma integral com peças francesas. A partir da… Read more »
G NG/BR a partir de 2022 ….
A Embraer está se fazendo de inocente, é óbvio que como a principal e praticamente única indústria aeronáutica brasileira e no Brasil, e dentro de um programa de industrialização além de ToTs teria um papel importante. Aliás em 2008 ou em 2009 um diretor da Embraer afirmou a importancia desse negócio com a SAAB. Somente nos últimos anos é que ela mudou para a Boeing.
[]’s
Pode ser por aí mesmo, Nick.
Uma reportagem sobre essa preferência da Embraer pela proposta da Saab, expressada em 2009 (depois foi adotada uma postura mais discreta pela empresa em relação ao vespeiro do F-X2), está entre os primeiros links da seção “Veja também” ao final desta matéria.
Uma pena:
http://www.dgabc.com.br/Noticia/729949/rolls-royce-vai-encerrar-operacoes-em-sao-bernardo?referencia=minuto-a-minuto-topo
Muito interessante a apresentação abaixo, com Saito e Crepaldi, meses antes da decisão do FX2 (agosto/2013):
FAB CRE-Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional 13/08/2013
https://www.youtube.com/watch?v=LsrzuDfdsD4
Uai! O FX-2 já não tinha sido anunciado nessa data?
O anúncio foi em 18 de dezembro de 2013:
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/13555/Coletiva-Anuncio-F-X2—Transcricao—Leitura-Fundamental/
Obrigado!
Já havia assistido esse vídeo. Interessante é que ele explica didaticamente o processo seletivo do FX-2, sobre a ToT, e ainda tem gente que tenta adivinhar porque a FAB escolheu o GRIPEN.
Senhores,
A audiência mostrada nesse vídeo colocado pelo Penguin (muito bem encontrado) foi tema de matéria especial do Poder Aéreo.
Assistimos à audiência naquele mesmo dia e, pouco após ela acabar, publicamos a matéria abaixo com os principais pontos apresentados:
http://www.aereo.jor.br/2013/08/13/saito-espera-que-dilma-decida-o-f-x2-no-curto-prazo/
Curiosidade.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/08/piloto-brasileiro-testa-gripen-na-africa-e-relata-impressoes-sobre-caca.html
Tiago,
Colocamos o clipping desse link do G1 no site agora há pouco. Estava subindo quando você mandou seu comentário.
Pedimos aos demais que os comentários a respeito sejam feitos na própria matéria:
http://www.aereo.jor.br/2014/08/05/piloto-brasileiro-testa-gripen-na-africa-e-relata-impressoes-sobre-caca/