Saab vai atualizar especificação do caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira

51

Gripen E mockup at FIA14 - 2

ClippingNEWS-PAA Saab entregará à Força Aérea Brasileira (FAB), amanhã, a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.

“Com a atualização a empresa identifica alguns itens do avião que já ficaram obsoletos ou que deixaram de ser fabricados”, conta o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi. O documento feito pela Saab também avalia o impacto que a escolha de um novo tipo de armamento pela FAB terá no custo e integração à aeronave.

Farnborough - maquete Gripen - foto 17 Saab

Farnborough - maquete Gripen - foto 2 Saab

Em paralelo à essa discussão, a FAB negocia os detalhes do contrato, que prevê a compra de 36 caças Gripen NG. O negócio foi estimado em US$ 4,5 bilhões e, de acordo com o presidente da Copac, deve ser assinado até o fim deste ano.

Nas próximas duas semanas, segundo Crepaldi, os especialistas do programa F-X2 estarão reunidos para rever a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela Saab, assim como uma atualização do plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça, com o detalhamento da divisão de trabalho de cada uma delas. A Embraer foi escolhida como empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.

Gripen-NG-3-view-RGB

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

IMAGENS  via Saab

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nadimchaachaa

Prezados,

O destino do valor acordado da cláusula de off-set já é determinado e especificado no contrato de compra dos aviões? Ou fica em aberto para destinação futura?

Cordialmente,

Nadim.

Antonio M

Nada ver com a atualização das especificações mas, bem que poderia receber a pintura “digital” igual das fotos ….

Gilberto Rezende

Junto com as “atualizações” de especificações devem vir algumas “realidades” de especificações que o marketing insuflava…

O bicho virtual vai tomando formas REAIS…

Seria a 11ª badalada do sino da Cinderela SAAB ?

Fernando "Nunão" De Martini

Hum…

Gilberto, já que a matéria fala de especificações tratadas entre a Saab e a FAB, o que você está querendo dizer é que a avaliação da COPAC, que gerou milhares de páginas de análises detalhadas do Gripen e dos outros dois caças, foi baseada em especificações insufladas em folhetos de propaganda e outras peças de marketing?

É só uma pergunta, não estou colocando palavras na sua boca não…

Justin Case

nadimchaachaa disse: 31 de julho de 2014 at 12:00 # Nadim, boa tarde. Normalmente é assinado um acordo de offset no mesmo momento em que são firmados os contratos comerciais. Também é comum que esse acordo tenha anexo um plano, contendo vários projetos de offset. Mas esse plano não é congelado. É praxe fixar um prazo (seis meses ou um ano, por exemplo) para que seja apresentado um programa completo, com beneficiários, valores, datas e especificação detalhada do offset. Também é normal que o acordo de offset estabeleça um período de implementação bem superior ao do próprio contrato comercial. A… Read more »

Justin Case

Amigos, Esse novo pacote de especificações deve atender também a um atualização de requisitos apresentada pela FAB. Logo após a decisão foi publicado que os requisitos da FAB seriam atualizados até maio, se não me engano. Essa notícia de agora deve-se referir a uma atualização da oferta para uma nova configuração de programa. Provavelmente, está sendo cogitada uma capacidade operacional e um resultado global bem melhores do que aqueles da época de RFP e oferta original. Em compensação, também creio que o preço venha mais salgado. Eu acho que vale a pena atualizar se o custo for justo. Ninguém vai… Read more »

Gilberto Rezende

É exatamente o que estou falando, você especifica uma equipamento x que pode ter tanto saído de produção ou não ter na realidade autorização para te vender. Depende o resultado da avaliação do NOVO equipamento que você está especificando ele tem a mesma, maior ou menor capacidade do anteriormente especificado. Eu não estou AFIRMANDO uma vez que não sei as especificações originais e não sei as novas do “Gripen NG”. Apenas usando o bom senso SEI que as TROCENTAS páginas de relatório da COPAC foram produzidas a partir destas especificações ANTERIORES que a ela aceitou e trabalhou em cima delas.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Gilberto, e tudo indica que é esse tipo de revisão que está acontecendo, assunto que já tínhamos publicado aqui em matéria anterior (está na lista do “veja também”, ao final).

O que não entendi até agora é que diabos tem a ver o marketing de um fabricante com as especificações técnicas que estão sendo revistas, como você escreveu.

Grievous

Pois é, nem é preciso reler as notícias anteriores, só lembrar que as propostas para o FX2 venceram mais de uma vez e foram “renovadas”.
Foi bastante discutido aqui que após o resultado, essa proposta teria que ser revista. O mesmo teria acontecido se tivesse dado F-18 ou Rafale.

Guilherme Poggio

Esperemos que o contrato seja realmente assinado ainda este ano.

Tempos sombrios se aproximam. Não gostaria de voltar a discutir sobre “tampões”.

Fernando "Nunão" De Martini

Cruz Credo, Poggio. Ao invés de discutirmos radares AESA swashplate, IRST, futuro quem sabe com mísseis Meteor, vantagens táticas do supercruzeiro, padronização dos esquadrões de caça com um modelo de geração 4,5, voltaríamos a ter discussões acaloradas sobre qual das opções abaixo seria o supra sumo ao qual a FAB poderia aspirar: F-16 do deserto dos EUA F-5 de algum deserto do Oriente Médio ou dos hangares suíços (cada vez mais desertos de novos caças) pra modernizar Kfir do deserto de Israel atualizados para o tal bloco 60 Mirage 2000-5 ou -9 dos desertos de Oman ou dos Emirados Enfim,… Read more »

Guilherme Poggio

Cruz Credo, Poggio. Ao invés de discutirmos radares AESA swashplate, IRST, futuro quem sabe com mísseis Meteor, vantagens táticas do supercruzeiro, padronização dos esquadrões de caça com um modelo de geração 4,5, voltaríamos a ter discussões acaloradas sobre qual das opções abaixo seria o supra sumo ao qual a FAB poderia aspirar Bom, lá na Indonésia essa fase até passou. http://www.aereo.jor.br/2014/07/31/saldao-do-tio-sam-indonesia-recebe-seus-primeiros-f-16-usados/ São dois esquadrões (24 aviões) de F-16 para mais 20 anos de uso, pagando menos de 28 milhões de dólares por avião. Foram lá em 2011, assinaram contrato em 2012 e em 2014 (exatamente conforme o contrato de 2012)… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Poggio, Eu não veria tanto problema assim se lá atrás, ainda antes de 2011, quando o programa F-X2 era algo razoavelmente novo (ou mesmo antes, à época em que o F-X original agonizava rumo ao cancelamento), alguém perceber que não seria viável e ter a coragem de, ao invés de empurrar com a barriga, tomar a difícil decisão de programar a substituição da frota de supersônicos da FAB por caças usados / revitalizados / modernizados e com uns 20 anos pela frente (e não tampões em final de vida útil, como foram os Mirage 2000C/B). Algo como a Indonésia fez,… Read more »

Guilherme Poggio

Poggio,

Eu não veria tanto problema assim se lá atrás, ainda antes de 2011….

Parabéns Nunão

Este seu comentário deve ser lido, relido e guardado. Espero não ter que citá-lo no ano que vem.

Fernando "Nunão" De Martini

Poggio

E eu prometo não lê-lo ou comentá-lo, caso você o cite no ano que vem, rsrsrsrs

Gilberto Rezende

Nunão como já expliquei com a analogia da Cinderela estamos vivendo um momento que se iniciou em Farnborough em que com a apresentação do mock-up e a apresentação do novo power-point do setor de Marketing da SAAB fomos introduzidos no penúltimo slide da apresentação a inauguração do novo conceito Gripen E+/F+ e ao Gripen D+ como variantes futuras do Gripen. A primeira FEATURE que pulou do Gripen E para o Gripen E+ foi o MFD único que não está no mock-up do Gripen E onde aparece claramente um cock-pit com três displays de igual tamanho. Comentei que apesar de ser… Read more »

Blind Man's Bluff

“O Brasil não é um país sério.”

N me surpreenderia em nada se voltassemos para a fase FX, nessa terra tudo pode acontecer.

O que me espanta é que ninguem questiona o pq do monopolio da Embraer… O monopolio da Odebrecht… Entre outras…

No final, se o objetivo é o desenvolvimento tecnologico do pais, algo necessario pra ontem, o ParTindinho comecou muio mal, bem ao nivel comunista, tipo Cuba.

Carlos Alberto Soares

Caro Poggio

“São dois esquadrões (24 aviões) de F-16 para mais 20 anos de uso, pagando menos de 28 milhões de dólares por avião.

Foram lá em 2011, assinaram contrato em 2012 e em 2014 (exatamente conforme o contrato de 2012) estão recebendo os primeiros F-16 modernizados. Nós acompanhamos todo este processo, aqui mesmo, no Poder Aéreo. É só ver os links no final da matéria.

E onde nós estávamos mesmo em 2011? E qual a discussão nossa em 2014? Ou seja, para os outros a fila anda, aqui é só conversa.”

B I N G O !

Carlos Alberto Soares

Caro “NUNÃO”

Lembro-me de ter lido “N” artigos/matérias no PA, uma delas bem extensa sobre atualizações e mudanças no/na Rajada.
Mencionava uma delas sobre a versão N etc….

Atualizações são normais em todos os campos de negócios, sejam militares ou não …. inclusive na mente dos viventes.

Sds

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos Alberto, não entendi o seu ponto.

Eu por acaso expressei a opinião de que atualizações e mudanças não sejam normais ou necessárias?

Carlos Alberto Soares

Caro

Fernando “Nunão” De Martini

31 de julho de 2014 at 18:20 #

“Enfim, discussões acaloradas que combinariam com um futuro de clima desértico…”

De grana, plata, dinero, money……com certeza…..bem seco.

Esqueceu-se do “modernizado” cheetah, será que dá para formar um esquadrão ? (rs)

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos Alberto,

Caças Cheetah sul-africanos foram comprados pelo Equador. Não sei se há sobra para se comprar.

http://www.aereo.jor.br/2012/02/16/equador-recebe-oficialmente-seus-cacas-atlas-cheetah/

Carlos Alberto Soares

Nunão

você não entendeu mesmo, não estou me referindo a vc, mas ao nosso colega com quem está fazendo o “ping pong”.

Para ele é:

“Seria a 11ª badalada do sino da Cinderela SAAB ?”

Minha afirmação pressupõe vc na terceira pessoa e ele na primeira, kkrsrs.

“De boa” colega !

Fernando "Nunão" De Martini

Sem stress, Carlos Alberto.

Mesmo porque não tenho nada contra (e nem faz sentido ter) as opiniões expressas pelo Gilberto Rezende, enquanto opiniões, assim como as opiniões de qualquer pessoa. Apenas fiquei curioso em relação a um ponto específico, o qual incentivei que ele esclarecesse (não tenho o intuito de mudar a opinião de ninguém, e sim ajudar no debate sobre os temas).

Da mesma forma, perguntei a você o que não entendi claramente.

Carlos Alberto Soares

Shalon

Almeida

Pessoal tá esquecendo que 1. os requisitos do FX-2 tem quase uma década e 2. a proposta vencedora da Saab também, visto que foi renovada uma dúzia de vezes à pedido da FAB dada a indecisão crônica do governo brasileiro neste programa. Neste meio tempo, muitas tecnologias se tornaram obsoletas e outras surgiram.

Nada mais normal do que atualizar essas especificações, em comum acordo entre partes. De resto, é só torcida.

Penguin

Embraer’s role grows in Brazilian Gripen programme By: STEPHEN TRIMBLEWASHINGTON DC Source: Flightglobal.com 3 hours ago http://www.flightglobal.com/news/articles/embraer39s-role-grows-in-brazilian-gripen-programme-402272/ Embraer confirms the company’s role in Brazil’s F-X fighter programme has expanded since the air force awarded the $4.5 billion contract to Saab to deliver 36 Gripen NG fighters. “It’s fair to say we’re seeing a larger role than what we foresaw before the contract was selected,” says chief executive Frederico Curado, speaking to analysis on a second quarter earnings call on 31 July. In the extended saga of the F-X2 selection process, discerning Embraer’s preferences and future role in the industrial offset… Read more »

Gilberto Rezende

Blind Man’s Bluff

Máá vai __________________ Vai questionar o séríssimo Tio Sam.

Vai questionar o monopólio da Lockheed Martin na USAF ou da Boeing na USN…

Tem cada uma que parece duas…

Carlos Alberto Soares

Vamos falar sério cara como comparar um programa de atualização e modernização de uma aeronave operacional desde que entrou em serviço em 2000 como o Rafale com uma atualização DE PAPEL de uma aeronave que o primeiro PROTÓTIPO REAL só vai voar ano que vem como o Gripen E !!!

Tenha senso ao argumentar…

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO COM OS DEMAIS. PRIMEIRO AVISO.

Gilberto Rezende

Penguin no final do teu post as declarações de Frederico Curado sobre o “inesperado” papel que caberá a Embraer como desenvolvedor ou co-desenvolvedor da versão biplace do Gripen F tocam o ponto nevrálgico da minha crítica a manutenção e escolha do Gripen NG no certame FX-2. A SAAB apesar da enoorme demora no processo mesmo após ser declarada vencedora tem apenas um desenvolvimento PARCIAL do Gripen E para oferecer de FATO, enquanto se tivéssemos escolhido o Rafale ou o Super Hornet teriamos recebido os produtos licitados e os dois modelos os 28 monopçaces e os 8 biplaces. Vamos receber de… Read more »

Nick

Espero que essa atualização das especificações não tenha um impacto negativo nos custos de aquisição e operação, ou ao menos se for mais caro na aquisição que tenha um custo menor na manutenção, por exemplo.

Agora não consigo ver um clima negativo na economia. A não que tenhamos uma nova crise financeira na economia americana, à semelhança de 2007/2008. Caso contrário, será só uma “marolinha” :).

[]’s

Guilherme Poggio

Nick

Não acredito em uma crise financeira de grandes proporções também no curto prazo. Mas a economia brasileira tem problemas e o governo federal gasta mais do que arrecada. Não só isso. A arrecadação vem caindo e as despesas aumentando. No curto prazo isto é manejável. Já no longo prazo é inviável.

Dez entre dez economistas sérios apontam que a solução é o corte de despesas do governo. O corte pode se dar desde a merenda escolar até a compra de caças. Em qual deles você acredita que a população escolheria?

Rinaldo Nery

Como tem gente, ainda, que insiste em afirmar que a FAB preferia o SH! De onde tiraram essa conclusão?
Que diferença faz o canopi abrir pro outro lado, ou o probe estar do lado esquerdo?
Meu Deus…
Pena que não poderei comparecer ao Bródio, pois coincidiu com meu aniversário de casamento e a patroa não liberou. Poderia obter algumas informações mais recentes, principalmente quanto aos recursos. Também tenho minha dúvidas.

Penguin

Artigo de 2009! 28/09/2009 às 00h00 Embraer é favorável à compra de caças suecos Link: http://www.valor.com.br/arquivo/785439/embraer-e-favoravel-compra-de-cacas-suecos#ixzz2smLNnmdG Vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da Embraer, Orlando José Ferreira Neto: “Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa ‘on the job doing’, ou seja, aprender fazendo”, disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto. O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D,… Read more »

Rinaldo Nery

Penguin, você mostrou o que a FAB já sabia e que definiu o vencedor. Mas parece que tem gente que ainda não entende.

Carlos Alberto Soares

Gilberto Rezende

31 de julho de 2014 at 22:20 #

Simplificando cronologia do Gripen:

http://www.aereo.jor.br/2013/12/22/ah-moleque-eu-sou-sinistro/

http://www.faqs.org/docs/air/avgrpn.html

“The first JAS-39B was rolled out on 29 September 1995. It was actually a production-line modification of one of the 30 Batch-1 JAS-39As. The JAS-39A reached initial operational status in 1995 and full operational status in 1997. The first Batch 2 machine was delivered in December 1996, the same month that an order for 64 improved “Batch 3″ was placed, including 50 JAS-39As and 14 JAS-39Bs.”

“Tenha senso ao argumentar…” ……. Concordo …..

“Elementar, meu caro Watson”

Hasta la vista, baby.

Carlos Alberto Soares

“Rinaldo Nery
31 de julho de 2014 at 22:47 #

Como tem gente, ainda, que insiste em afirmar que a FAB preferia o SH! De onde tiraram essa conclusão?”

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0501201002.htm

Nick

Caro Poggio,

Que o governo precisa fazer esses ajustes no seu orçamento ninguém nega. Mas sinceramente, não acredito em ajustes drásticos. Podem aumentar a receita (mais impostos) , é sempre mais fácil para o (des)governo. Se vier o Aécio acredito nesse ajuste. Se continuar a Dilma pode vir um ajuste, mas mais brando e o Banco Central que se vire para controlar a Inflação.

[]’s

juarezmartinez

Bem, dentro do alto comando era voz corrente a opinião que a proposta do boeing dentro do cenário que se avizinhava e ainda pela contra partidas oferecidas que envoviam também o KC 390, e ainda por todo o preparo que a Embraer fez, a coisa estava para lá de madura para o SH, pore´m o Snowden mudou tudo. Quanto ao canopy do NG abrir para esquerda, ou para direita, ou para cima ou para pqp não importa, desde que seja viável o projeto e que ele cumpra missão não importa. Quanto a a recursos para o projeto, bem isto vai… Read more »

Gilberto Rezende

Rinaldo Nery da boca do próprio Brigadeiro Saito numa reunião no RJ para uma platéia numerosa menos de uma semana antes do anúncio inesperado da Presidente Dilma decidindo o FX-2.

É só consultar a internet. E aproveita e vai no Wikileaks com algumas menções ao Brigadeiro Saito indo falar com representantes diplomáticos americanos sobre como proceder para não ser “prejudicado” no certame…

Este discurso oficial de imparcialidade profissional não cola mais meu caro.

Gilberto Rezende

Carlos Alberto Soares tu és um pândego uma reportagem da Eliana Cantanhede de FONTE… KKKKKKKKKKKKKKK E Rinaldo não sejas literal quando falo do lado que abe o cockpit ou o lado da instalação do sistema retrátil da sonda de reabastecimento estou dando exemplo de coisas que o próprio pessoal deste site apontou como DIFERENÇAS a partir das fotos do mock-up do Gripen E apresentado em Farnborough. Repito o que disse se a escolha da Presidenta Dilma recaísse sobre o Rafale ou o Super Hornet teríamos em realidade um vencedor do FX-2 para a missão do GDA em Anápolis. Com a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“…tu és um pândego uma reportagem da Eliana Cantanhede de FONTE…” Gilberto, No fim das contas, a Cantanhêde foi a jornalista que acertou na mosca o valor da proposta vencedora da Saab, de 4,5 bilhões de dólares, isso em 2010, o que mostra que ela tinha (e tem) fontes de muito mais credibilidade do que tanta gente que soltava o verbo, malhando a dita-cuja, falando de relatórios fajutos, inventados etc, tem um mínimo de humildade (ou culhões) para admitir agora: http://www.aereo.jor.br/2010/02/04/segundo-a-folha-dassault-diminui-preco-e-lula-escolhe-caca-frances/ “…a fabricante, Dassault, reduziu de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o… Read more »

Mauricio R.

“A primeira FEATURE que pulou do Gripen E para o Gripen E+ foi o MFD único que não está no mock-up do Gripen E onde aparece claramente um cock-pit com três displays de igual tamanho.”

O MFD de peça única nunca fez parte do projeto original do Gripen E, isso é coisa de Brasil, que não se sabe por quais cargas d’água tem que arrumar serviço, p/ multinacional israelense fazer.

Carlos Alberto Soares

“Fernando “Nunão” De Martini

1 de agosto de 2014 at 11:11 # ”

Valeu Nunão, grato.

Na cronologia que postei demonstra o Gripen entre projeto, desenvolvimento etc …. etc …. há muito tempo.

“Carlos Alberto Soares
1 de agosto de 2014 at 4:07 # ”

Portanto não trata-se de um caçula ou um debutante.

Mas Nunão tem gente que prefere ignorar a realidade.

Saudações

juarezmartinez

Gilberto, repete para nós qual é a missão do GDA em Anápolis?

Grande abraço

Carlos Alberto Soares

Gilbertoooooooooooooo

O Juarez Martinez te chamaaaaaaa ……

Eita pesquisa demorada …….. WikiLeaks ??

Carlos Alberto Soares

Estimado

juarezmartinez

1 de agosto de 2014 at 8:34 #

É isso mesmo e mais um pouco …..

G NG/BR somente a partir de 2022 …..

Saudações

juarezmartinez

Caro Carlos Alberto! Comigo ele sabe que o buraco é mais embaixo, se ele vier com as mentiras by Pepelândia, ele vai levar __________ direto.

Grande abraço

PS Continuo aguardando a resposta.

COMENTÁRIO EDITADO.
CONTENHAM-SE…

Mauricio Silva

Bom, entre mortos e feridos, por alguns comentários dos colegas, a aviação de caça da FAB vai voar em 2020 com um único esquadrão de “Paulistinhas”…
Sei lá, muito pessimismo, muitas “teorias da conspiração”, muitas “obviedades” (pouco óbvias), muito “achismo” e muita política partidária em alguns comentários do post.
Tomara que o contrato seja assinado e, com prós e contras, tenhamos em 2020, no inventário da FAB, um vetor um pouco melhor que o “Paulistinha”. E que o Gripen C/D também…
SDS.

Carlos Alberto Soares

Mauricio Silva concordo com uma parte dos teus comentários acima. Mas a parte da grana, money, dinero, plata que nos caberá …. o picolé está derretendo. Sou um apaixonado pelos temas da trilogia, mas Economia é uma praia que eu ……. tcham tcham tcham …. Sempre fui SH e há diversas manifestações minhas desde o inicio como frequentador do PA sobre essa minha posição. Mestre Bosco para mim foi um dos que mais pontuou corretamente a defesa do SH. No dia que o PA pôs no ar (rs) a decisão pelos Suecos, eu manifestei minha opinião. Ato continuo, decisão tomada,… Read more »

Carlos Alberto Soares

Estimado Juarez Martinez

Gaúcho, tu andas com a faca nos dentes caro Amigo.

E concordo com 99,9% algumas das tuas afirmações.

Em outras …. 100%.

Para relaxar:

“sonho é comer um churrasco preparado por gaúchos, numa praia do nordeste, com mulheres mineiras, organizado por paulistas e animado por cariocas.

Pesadelo é comer um churrasco preparado por mineiros, numa praia gaúcha, com mulheres nordestinas, organizado por cariocas e animado por paulistas.”

Luiz Fernando Veríssimo

Abraço fraterno.