Honduras firma acordo com Embraer para reformular Força Aérea
Protocolo foi assinado nesta segunda-feira (7) no país da América Central. Honduras foi 1º país a importar Tucanos da empresa brasileira em 1984
–
O governo de Honduras firmou nesta segunda-feira (7) um protocolo com a brasileira Embraer para reparar aviões da Força Aérea (FAH) e melhorar a capacidade de defesa contra o narcotráfico e situações de desastres naturais, informou a presidência.
“A assinatura do Protocolo de Intenções entre o governo de Honduras e a Embraer inicia um processo de reforço em áreas vitais para melhorar a segurança, o combate a alguns flagelos e a ‘repotencialização’ de alguns escudos do país para recuperar a paz e a tranquilidade do povo hondurenho”.
Geraldo Gomes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Embraer, recordou que Honduras foi o primeiro país a importar aviões Tucanos da empresa, em 1984.
Honduras aprovou em 17 de janeiro passado a ‘Lei de Proteção do Espaço Aéreo’, que prevê o “uso progressivo da força” até a “neutralização” contra “uma aeronave não identificada ou não autorizada” no espaço aéreo do país.
A FAH tem oito bombardeiros A-37 Dragonfly, sete caças F-5, oito Tucanos e sete ou oito helicópteros Bell-412.
FONTE: G1 (com informações da France Presse)
FOTOS meramente ilustrativas
VEJA TAMBÉM:
- Presidente hondurenho quer renovar Aeronáutica com aviões da Embraer
- Brasil poderá modernizar aviões F-5 e T-27 de Honduras e vender Super Tucano
- Honduras fecha espaço aéreo
- ‘Caneta sem baioneta’: uma operação ‘Entebbe à Brasileira’
- Como o Super Tucano freou o ‘bombardeio de drogas’ na República Dominicana
- Os cocares das Forças Aéreas do Mundo
- Caças e política externa trazem enviado norte-americano ao Brasil
- Zelaya pediu avião da FAB emprestado
- Entebbe à brasileira
- Super Tucano, um bom substituto para a família A/T-37
- T-27 Tucano completa 30 anos na FAB
Então nada de venda de Super Tucanos e de modernização de F-5.
Só rolou a modernização dos tucaninhos…
Pois o primeiro “dedo”, tem sua importância …..
Pode fazer um pacotão.
Modernização de T-27 com sistemas avançados;
Venda de A-29 para AAA;
Modernização de sistemas do A-37 para “padrão A-1” de aviônicos e armamentos dentro da carga útil;
Modernização dos F-5 para o padrão Mike, podendo ainda pegar o ELTA 2052 AESA ou 2032 com antena AESA.
Proporcionalmente ao tamanho, pode ficar uma boa força. É bom lembrar que os velhos dragons utilizam o mesmo turbojato do f-5.
Gilberto Rezende 8 de julho de 2014 at 20:3
Na verdade a matéria não especifica o que será modernizado nem o nível da modernização.
“… reparar aviões da Força Aérea…” Mais generalista impossível!
Pelo que sei os F-5 hondurenhos são aeronaves doadas pelo governo dos EUA, portanto dentro da lei americana tem de ser devolvidos e não há permissão para fazer modernização fora dos EUA.
Assim se a Embraer quiser fazer a modernização no Brasil terá de convencer politicamente ao Governo americano a receber de volta as aeronaves hondurenhas e “vende-las” ao Brasil para que possam ser modernizadas e vendidas para Honduras.
Outra possibilidade seria conseguir autorização do governo americano para proceder a modernização dos F-5 hondurenhos na sua unidade da Embraer EUA ou na sua associada a Sierra Nevada.
Gilberto,
De onde saiu essa sua informação de que os F-5 hondurenhos foram doados? Não quero implicar, apenas saber, porque não bate com as informações que eu tenho.
Segundo uma das minhas fontes (escrita por pesquisador do assunto), os F-5 de Honduras foram comprados, da mesma forma e quase à mesma época que os nossos do segundo lote, ex-aggressors, o que já repassei a você em duas outras ocasiões, a última delas no post abaixo:
http://www.aereo.jor.br/2014/06/24/presidente-hondurenho-quer-renovar-aeronautica-com-avioes-da-embraer/
Ivany Junior,
Fiquei sem entender o que vc quis dizer com A-29 para AAA………
Seriam eles alvos para AAA??????????? rsrsrrssss……….
abraços.