Último ‘voo’ de um Impala, a caminho do ‘espeto’
Montado, Impala agora será instalado na Represa
–
São José do Rio Preto, 14 de Junho, 2014 – Os últimos preparativos para a instalação do avião Impala AT – 26 A, doado pela Força Aérea Brasileira (FAB) à Prefeitura de Rio Preto, atraiu muitos curiosos à Represa Municipal, onde a aeronave ficará exposta.
O garoto Pedro Henrique dos Santos, 11 anos, era um dos mais entusiasmados com a movimentação, ontem. “Pedi ao meu pai para pararmos, queria ver de perto. É lindo, gostei de ver o formato, o desenho é de admirar”, disse o estudante que pretende ser designer.
Os militares vindos da base aérea de Recife-PE encerraram a montagem anteontem. A instalação da aeronave começou ontem, no Lago 2 do Parque da Represa, e deve ser concluída nos próximos dias. O Impala será afixado numa base de concreto, suspensa por três vigas metálicas. No ponto onde está o avião será construída uma praça com paisagismo e espaço para observação.
O Impala AT – 26 A tem 10,84 metros de envergadura, 10,65 metros de comprimento, 3,72 metros de altura e 19,75 metros de área de asa e espaço apenas para o piloto. O modelo que ficará em solo rio-pretense voou até o ano 2000 e era usado para treinamento na base aérea de Natal.
FONTE / FOTO (H. Pavam): Diário da Região (reportagem de Tatiana Pires)
NOTA DO EDITOR: o título original é o subtítulo.
VEJA TAMBÉM:
- AT-26A: prestes a ser espetado, mas ainda não acabado
- Parque de Material Aeronáutico de Recife é transformado em núcleo
- AFA 2013: um veterano salvou a festa no ar
- Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo utiliza Xavante durante curso
- No Rio de Janeiro, Museu Aeroespacial (MUSAL) coloca em exposição mais cinco aeronaves
- Xavante: parabéns atrasados pelos seus 40 anos!
- Xavante ficará exposto em praça pública na cidade de Americana
- Espetado, mas ainda não acabado II
- AT-26: espetado, mas ainda não acabado
- Xavantes e Impalas
- Cadê aquele F-5B que estava aqui? O Mirage comeu!
- PAMA-SP 2011: um F-5B com roupa de ‘Mike’
- F-5B vestido de ‘Mike’: do portão do PAMA-SP ao estacionamento do IV Comar
- Mais um Mirage III vira monumento
- Os Mirage IIIE no Armée de l’air
- ‘Dijon Boys’ participam de inauguração na Base Aérea de Anápolis
- F-103 ‘espetado’ na BAAN
- Tucanos começam a ser espetados
- Em que ano morreu Santos Dumont?
- ‘Lambendo o chão’
- F-5M e AT-26: o troar dos turbojatos sobre o Campo de Marte
- Operação Laçador: mais fotos de aeronaves
- Voo em formação de AT-26 Xavante
- Xavante, o primeiro jato fabricado no Brasil
OFF TOPIC:
Falando em material de espeto, já que ele vai receber esse destino na França, a Armée de l’air botou no Youtube um vídeo espetacular do Mirage F.1 (efe ponto um, pelo menos era assim que se escrevia antes da internet):
Hommage au Mirage F1
http://www.youtube.com/watch?v=38AEBg2ZkXs
Esse merece ir pra primeira página.
Esse aí está sendo “impalado” 🙂
Curiosidade inutil: quantos Impalas operaram na FAB? E em que período?
Se não me engano, foram comprados dezesseis monopostos Impala Mk2 (que originariamente seriam utilizados apenas para fonte de peças, assim como nove Mk1 bipostos, além de uma baciada de motores extras), em dois lotes.
Há informações diversas sobre quantos do modelo monoposto (o biposto ficou só para peças mesmo) teriam operado no Esquadrão Pacau entre 2006 e 2008 – algumas fontes falam em quatro, outras em onze.