Oposição canadense pressiona governo a explicar suposta decisão pelo F-35
Representante do governo, em resposta, disse que nenhuma decisão foi tomada ainda e recusou-se a revelar quando será divulgada. Há rumores de que só haverá divulgação durante as férias parlamentares do meio do ano
–
No último sábado, 7 de junho, o jornal Toronto Sun publicou reportagem assinada por Daniel Proussalidis sobre as repercussões políticas de reportagem recente da Reuters, que indicava que o governo do Canadá decidiu-se pelo caça F-35 como substituto da frota atual de CF-18 da Força Aérea Real Canadense.
A polêmica está focada na questão industrial. O parlamentar Matthew Kellway, do NDP (Partido Novo Democrata), perguntou na sexta-feira, no período reservado a questões: “Poderia o ministro, ao menos, dizer-nos se empresas canadenses terão trabalho garantido?”
Em resposta, Bernard Trottier, secretário parlamentar da ministra de Obras Públicas (pasta envolvida no assunto dos caças) Diane Finley, pediu que Kellway “esfriasse os seus motores”: “Nenhuma decisão foi tomada sobre a substituição da frota de caças CF-18. Nosso governo vai finalizar diversos relatórios relacionados a capacidades de defesa, benefícios ajustáveis, custos e outros fatores com vistas a substituir nossa frota de CF-18.”
Trottier disse que a avaliação de possíveis caças incluem questões sobre benefícios industriais, mas recusou-se a revelar quando o governo anunciaria a decisão sobre os substitutos do CF-18. Este novo combate político sobre o tema segue-se a uma reportagem da Reuters, baseada em múltiplas fontes, afirmando que a revisão governamental sobre potenciais substitutos da atual frota já estaria pronta, e que o governo estaria prestes a finalizar a decisão de comprar 65 jatos F-35 sem uma competição. O governo não confirmou a informação.
Especula-se que os governistas esperariam até o início das férias parlamentares do meio do ano para anunciar uma decisão, o que está agendado para daqui a duas semanas.
Desde junho de 2012 o governo vem avaliando não só o caça furtivo F-35 da norte-americana Lockheed Martin, mas também o Super Hornet da Boeing (também dos EUA), o francês Dassault Rafale e o Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter. Apesar do governo ter estabelecido um orçamento de 9 bilhões de dólares para a compra de caças, a estimativa de custo total ao longo do ciclo de vida de 42 anos, seria de 45 bilhões, para uma frota de 65 caças F-35.
Nesse meio tempo, dez outros países se comprometeram a comprar o F-35, incluindo Austrália, Japão, Noruega e Coreia do Sul. Os australianos já começaram o treinamento no caça, e espera-se que os dois primeiros exemplares da Austrália deixem a linha de montagem nos próximos meses. A Dinamarca deverá decidir-se no ano que vem se substituirá seus velhos F-16 pelo F-35, enquanto Bélgica e Cingapura são vistos como compradores em potencia.
FONTE: Toronto Sun (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Lockheed Martin e Poder Aéreo
VEJA TAMBÉM:
- Fontes da Reuters dizem que Canadá comprará o F-35 sem concorrência
- Canadá sinaliza que tomará, em breve, decisão sobre abrir concorrência de caças
- Se o Canadá comprar o F-35 sem concorrência, não estará sozinho
- Boeing oferece o ‘Advanced Super Hornet’ para o Canadá
- Incompatibilidade do F-35A com aviões-tanque do Canadá preocupa militares
- Dassault conversa sobre Rafale com o Canadá desde janeiro, diz CEO
- Canadá divulga características desejadas para substitutos dos CF-18 Hornet
- Governo Canadense volta atrás, oficialmente, na compra do F-35
- Boeing completa modernização dos CF-18 Hornet do Canadá
- Boeing oferece Super Hornet ao Canadá pela metade do preço do F-35
- F-35 no Canadá: ministra confirma que haverá quatro outros concorrentes
- Para Dassault, Rafale tem chances no Canadá
- F-35 para o Canadá: já era ou ainda será?
- Canadá estuda alternativas ao F-35
- Falando em F-35, polêmica sobre custos prossegue no Canadá
- Canadá cogita estender vida útil de seus caças CF-18 Hornet
- Fumaça 60 anos: meu nome é Hornet, CF-188 Hornet
Nada de novo, a guerra dos lobbyes está a ponto de começar, e vai ser terrível, principalmente quando se tem Airbus e os franceses da Dassault numa mesma competição. Mas os REQUISITOS da Real Força Aérea Canadense apontam para uma única aeronave: o JSF F-35. Tem matéria aqui no Aéreo sobre tais requisitos (não encontrei, mas me lembro dela). Enquanto prevalecer a racionalidade na RCAF, no governo e no parlamento, a escolha é uma só. Se a loucura e a irracionalidade, ou os lobbies em geral, prevalecerem, como na Suíça, pode dar qualquer coisa, inclusive nada. Aguardando o anúncio em… Read more »
“Vader em 08/06/2014 as 12:56
os REQUISITOS da Real Força Aérea Canadense apontam para uma única aeronave: o JSF F-35. Tem matéria aqui no Aéreo sobre tais requisitos (não encontrei, mas me lembro dela).”
É a sétima matéria, de cima para baixo, da lista “Veja Também” que está ao final desta.
Política e politicos são uma #erda mesmo.
[]’s
Vader: A guerra suja dos Lobbies está com a corda toda contra o F-35. E a justificativa é apenas uma: Em que pese todos os problemas durante o seu desenvolvimento o F-35 é uma realidade inexorável. Já existem 100 exemplares produzidos, e que estão passando pelo maior e mais rigoroso programa de desenvolvimento da história da indústria aeronáutica. Parafraseando o Caudilho de Garanhus “Nunca antes na história”um caça foi tão levado ao limite no seu desenvolvimento como foi o F-35, onde tem sido levado a condições idênticas as do serviço ativo, o que indica que provevelmente terá uma história operacional… Read more »
Obrigado Nunão, era exatamente esta matéria.
Ali fiz uma análise fria da RFI canadense. Uma análise que considero uma das melhores que já fiz. E que aponta para a inevitável vitória do F-35 no certame canadense.
Saudações.
Não não e não eles os Canadenses vão ficar com os F-18 vão sim…..
Saudações.
País sério é outra coisa, lá se discute a melhor opção.