Troca de guarda francesa na Polônia: chega o Mirage, volta o Rafale
O Ministério da Defesa da França informou em nota publicada na quarta-feira, 4 de junho, sobre a troca do contingente de caças em operação na Base Aérea de Malbork, na Polônia, realizada no dia anterior. Os caças Rafale, desdobrados na Polônia desde 28 de abril, foram substituídos por dois caças Mirage 2000-5 da Base Aérea de Luxeuil e dois Mirage 2000C da Base Aérea de Orange.
A nota destacou que os quatro Mirage 2000, que pousaram na base em 2 de junho, são empregados em defesa aérea, utilizam mísseis ar-ar e são dotados de grande autonomia, sendo capazes de assumir a missão de alerta tanto quanto o Rafale.
A missão do contingente francês, de quatro aeronaves e uma centena de militares, continua dupla: cumprir missões de treinamento de policiamento aéreo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com suas contrapartes polonesas e participar, sob demanda da OTAN, da missão de vigilância do espaço aéreo dos países bálticos, em alertas 24 horas / 7 dias por semana.
Para saber mais sobre esse desdobramento francês e assuntos relacionados, no contexto da resposta da OTAN à crise da Ucrânia com a Rússia, clique nos links a seguir.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- Imagens: começam as missões de ‘permanência operacional’ do Rafale na Polônia
- Eu vou… eu vou… pra Polônia agora eu vou…
- No céu e no solo, caças Rafale e MiG-29 juntos na Polônia
- Caças Rafale chegam à Polônia para compensar envio de caças MiG-29 poloneses ao Báltico
- Lindas imagens dos caças MiG-29 e Typhoon sobre a Lituânia
- Typhoons da RAF na Lituânia: tributo a poloneses e visita do MD britânico
- Caças F-15, MiG-29 e Typhoon voando juntos sobre a Lituânia
- Mirage F1 se despede da defesa aérea da França, rumo à desativação
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- F-16 da USAF já estão na Polônia. Rússia responde com o envio de Su-27 para a Bielorrússia
- EUA irão enviar 12 caças F-16 e soldados para a Polônia
- Em reunião nos EUA, ministro tcheco reitera oferecimento de caças Gripen para reforçar Báltico
- USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15
- Defesa aérea do Báltico: saem os Mirage F1 franceses, chegam os F-16 belgas
- F-16 dinamarqueses substituem os Mirage 2000-C no Báltico…
- Mirage 2000 C/B continua o trabalho de conversão para a primeira linha francesa
- Ainda sonhando com o Mirage 2000-5 francês como ‘caça-tampão’ para a FAB?
- Mirage 2000: se aposentando no Brasil, mas ainda interceptando na França
Mirage 2000c tão capaz quanto o Rafale? Aaaaah…
http://youtu.be/vh2jxprKr2Y
Para esse tpo de missão, de patrulhamento e treinamento, sim o Mirage 2000 é tao bom qto o Rafale. Vejam os americanos que desdobram os velhos caças F 16 para as mesmas funções, do que caças muito modernos.
Não sei se sou eu apenas a ter essa impressão, mas essa troca não foi feliz por 2 motivos (para mim é claro): 1. Do que adianta a Dassault dizer que o Rafale é a 7ª maravilha do mundo, e o MD francês me soltar essa nota de que os Mirages 2000 são “capazes de assumir a missão de alerta tanto quanto o Rafale”?? Eu sei a diferença, é para alerta, mas para o público leigo, pode ficar a dúvida, não? 2. E os Rafales sairem da Polônia bem na semana em que os F-16 aparecem por lá?!?!? O pessoal… Read more »
Andreas, Os F-16 estão rodando por lá há meses. Dê uma conferida na matéria de outro dia mesmo (com o título Eu vou… eu vou…), que traz links para diversos outros desdobramentos. O “novato” na Polônia é o Rafale… Se conferir também as matérias anteriores sobre esse desdobramento de Rafale na Polônia, vai ver que o rodízio com Mirage 2000 estava planejado desde o início. Se vacilar, podem até destrocar, levando Rafale de novo para manter rodízio de vários esquadrões que fazem o alerta na Força Aérea Francesa(tanto que foram enviados caças Mirage 2000 de esquadrões diferentes). Necessidades operacionais são… Read more »
Seguindo a mesmo linha de raciocínio do Nunão, eu diria que a Força Aérea Francesa passa por mais uma entre várias mudanças.
E durante esse período de transição, Rafales e Mirages conviverão lado a lado e serão deslocados para lá e para cá igualmente.
Em alguns momento veremos Mirages e em outros Rafales nas mais diferentes tarefas e nos mais distantes locais.