Nota oficial da Defesa Suíça sobre o referendo que disse ‘não’ ao Gripen
Os eleitores disseram não ao Gripen. Em 18 de maio de 2014, os eleitores suíços rejeitaram a lei sobre o fundo Gripen. O Conselho Federal e o Parlamento deverão agora examinar as alternativas para resolver as lacunas em matéria de segurança.
O povo não aprovou o projeto do Conselho Federal para a aquisição de 22 caças Gripen E. “Essa decisão cria uma lacuna em matéria de segurança. Nos empenharemos para resolver em tempo essa lacuna, dado o contexto difícil. Nos próximos meses, vamos avaliar diversas alternativas para garantir a melhor solução para a prontidão das Forças Armadas “, disse o conselheiro federal Ueli Maurer.
A análise e o processo político demandarão tempo. Só então será possível apresentar propostas de como garantir a proteção do espaço aéreo após a saída de serviço do F/A-18 em 2025. Em seguida o Conselho Federal e o Parlamento vão tomar uma decisão para suprir a lacuna em matéria de segurança.
FONTE / FOTO: Departamento de Defesa da Suíça (tradução do Poder Aéreo a partir de original em italiano)
Nos próximos meses, vamos avaliar diversas alternativas para garantir a melhor solução para a prontidão das Forças Armadas
Eu acho melhor eles se preocuparem, EM PRIMEIRO LUGAR, com uma vigilância do espaço aéreo 24h com o que tem (ou seja F/A18) ao invés de procurarem alternativas para financiar a compra do Gripen.
Em relação ao assunto Defesa, não adianta colocarem o Gripen em atividade e ele só voar de segunda a sexta das 8 às 17 (com intervalo para o almoço).
Mais informações em:
http://www.aereo.jor.br/2014/02/17/cacas-da-suica-nao-decolaram-para-interceptar-aviao-sequestrado/
Mas Poggio, as duas coisas estavam sendo tratadas de forma integrada. Já haviam anunciado os planos para que, até 2020, essa capacidade 24/7 fosse gradualmente reconquistada. E isso antes do caso do avião comercial não interceptado. Apenas reforçaram a existência dos planos após o incidente. Para aumentar a quantidade de pilotos com capacidade de operar à noite é preciso gastar mais em manutenção da proficiência e consumir mais horas da vida útil da frota de F-18 (porque o F-5 deles não está liberado para voo noturno, a não ser que o modernizem). Aumentando o consumo de horas disponíveis na vida… Read more »
Sabe qual poderia ser o plano B mais barato para os Suíços terem mais duas dúzias de caças para o alerta dia e noite? http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/08/Walkaround-F-5EM-AFA-2011-cockpit-e-sonda-revo-foto-17-Nun%C3%A3o-Poder-A%C3%A9reo.jpg 🙂 É só a RUAG dar um tapa em duas dúzias de células em melhor estado e mandar modernizar num certo país… Um que já tem linha de modernização de F-5 em atividade, rsrsrs Mesmo colocando na conta um bom aumento de custos em relação à referência abaixo (de três anos e pouco atrás, de cerca de US$ 110 milhas para 11 exemplares), talvez o total da modernização de duas dúzias saísse por menos do… Read more »
Sim Nunão, entendo perfeitamente. Mas existe um problema na Suíça hoje (falta de alerta 24h) e existirá outro problema amanhã (envelhecimento da frota de F/A-18). Ambos já foram colocados aqui no Poder Aéreo diversas vezes. O que eu vejo é que o “problema de amanhã” foi colocado em votação popular antes de se discutir o “problema de hoje”. O mais certo seria juntar assinaturas para forçar um plebiscito para o aumento dos recursos da Força Aérea e assim ter um alerta 24h. Caso aprovado em plebiscito, o governo colocaria em ação o plano o mais rápido possível (muito antes de… Read more »
Nunão!
O pior é que os políticos (a maioria) nem sentem vergonha por isso….
Muito pelo contrário; muitos acham que é um passo correto para termos um mundo melhor, mais pacífico e humano!!
No noticiário local, até apareceu um dizendo que faz parte da estratégia de abolir as forças Armadas.
E se voce tentar conversar com um sujeito desses, ele em 2 minutos vai te chamar de “extrema direita”, “nazista”, “militarista”, “membro do complexo industrial-militar” entre outros adjetivos…..:-)
Verdade, Poggio, talvez fosse uma boa forma de se conseguir a aprovação, vendo a coisa da perspectiva atual. Mas o programa iniciado há tantos anos na Suíça (antes de 2008, se não me engano) já passou por tanta coisa, lembrando que inicialmente era até para mais caças (33), tendo ocorrido também cortes de defesa nesse meio tempo e desativações de mais aeronaves etc, que fica difícil dizer se isso poderia ter ocorrido para alguém envolvido no processo, ou que a situação chegaria ao limite que chegou com a demora política, ou que essa abordagem indireta poderia ter sido uma solução.… Read more »
O plano”B” vai ser menos complexo do que se imagina. A solução será o leasing de caças Gripen C/D.
Então, Eder, pode ser, pode não ser. Acho que a imagem do Gripen ficou estigmatizada devido aos duros debates da campanha, pelo que senti acompanhando a mídia suíça nos últimos anos.
Uma grande besteira, isso sim, seria a Suíça cair no mesmo conto do Typhoon excedente alemão, com preços de ocasião, em que a Áustria caiu.
http://www.aereo.jor.br/2012/08/26/alemanha-oferece-typhoons-tranche-1-usados-a-suica/
“cvn76 18 de maio de 2014 at 15:57 Nunão! O pior é que os políticos (a maioria) nem sentem vergonha por isso…. Muito pelo contrário; muitos acham que é um passo correto para termos um mundo melhor, mais pacífico e humano!! No noticiário local, até apareceu um dizendo que faz parte da estratégia de abolir as forças Armadas.” Cara, eu estava pensando em te dizer justamente isso. A estratégia do “Grupo por uma Suíça sem Forças Armadas” agora é aproveitar que está na crista da onda e tentar impedir um rearmamento europeu!!! Da Suíça para a Europa, e quem sabe… Read more »
Nunão, deixa chegar o inverno, melhor época para o Putin fazer uma extorsãozinha com uma parte do eurobambis se cagando medo de morre rde frio sem gas, ele dá um tapa e anexa a Ucrãnia e mete o bico da bota na Eslovaquia e na hungria , aí eu quero ver este s bichas tresloucadas da Suíça se cagarem de perna abaixo e ligarem para Londres ou para o Tioi Sam pedindo guarda chuva pelo amor de Deus. Bom ái é hora de colocar esta tropas bambis como bucha de canhão para enfrentar os russos e ver o que é… Read more »
Olá.
Caros, os suiços escolheram, fizeram a opção deles. Ponto. Cabe ao governo acatar e, a partir dai, escolher a melhor opção.
O povo expressou sua opinião, viva a democracia!
O que vai acontecer depois, também é responsabilidade deles. Mais perfeito, impossível.
SDS.
Bom, nem tudo foi notícia ruim hoje.
Teve um time aí que inaugurou oficialmente sua arena perdendo pro… lanterna!!!
ops, agora ex-lanterna…
Faltou luz na inauguração do Itaquerão, só vi gol de lanterna, kkkkkkkkkkkkk
(fim do off topic – só estou zoando com um amigo meu… Também tenho direito de vez em quando!)
Kkkkkkk, de fato essa foi a melhor do dia, hehehe…
Nunão, Nunão;
Depois sou eu que gosto de torcer pela “desgraça” alheia, vê lá! Não vá azedar sua amizades, meu caro!
😉
On toppic:
Conforme consta em outro tópico, fica claro que a Suíça só adiou a aquisição do Gripen, já que os dirigentes suíços já se manifestaram em procurar outras formas de possibilitar a resolução do problema na Defesa, seja compra, seja leasing da aeronave. Chegaram a mencionar o Brasil no texto, ou seja, não admitirão publicamente (custo político), mas sabem que o povo fez “caca”.
Sds.
Essa onda pacifista parece aqueles tempos ingenuos pré Segunda Guerra Mundial. Vejam o que aconteceu na Ucrania. Será que não aprenderam?
Marcelo, fica tranquilo, já tenho uma pizza marcada com meu amigo alvinegro itaquerano. Até sugeri um churras num restaurante que tem uma FIGUEIRA no meio, mas aí a conta ia ficar mais acima do orçamento que construção de estádio, rsrsrs
Quanto a referência a Brasil no texto, acho que você errou de nota oficial. Quem mencionou Brasil foi a Saab e o MD sueco em suas notas.
saudações!
Bem, a Suíça tem se esforçado para não ser de lado algum, para ser neutra. É (e já foi muito mais) adorada por ambos os lados, a instituição “banco suíço” é uma delícia para muita gente sapeca.
Sendo que neutralidade tem um preço. E tem que ser imposta de certa forma. Finlândia e Suécia fazem muito bem por aquelas bandas. Porém a tendência inicial da população era pelo “não”, e, eu mesmo pensei que essa tendência seria vencida pelos ataques russos à Ucrânia. Chegou perto, mas não foi o suficiente.
Algo muito importante que não foi mencionado até agora: Não foram somente os partidos e organizações de esquerda que fizeram campanha contra o Gripen. Muita gente do centro e de direita também fizeram campanha pelo “não” por não considerarem o melhor caça; eles preferiam o Rafale ou o Eurofighter. Lendo os jornais agora pela manhã, muitos de direita se demonstraram contentes com o resultado de ontem!! Assim eles esperam que uma novo processo de compra se realize e que desta vêz ganhe um “avião de verdade”….muitos sonham com o F-35!! Ou seja, não foram somente “as bichas tresloucadas” culpadas pela… Read more »
Fernando “Nunão” De Martini 18 de maio de 2014 at 15:58 #
pois é! Acho que essa situação suíça mostra, de certa forma, o quão foi correta a decisão de modernizar os F-5 da FAB, alguns anos atrás…quem não tem cão caça com gato.
Mas não acredito que os suíços seguirão esse caminho…
Alguém escreveu que poderiam fazer leasing de Gripens C/D, parece mais provável. Resta saber quantos estão disponíveis para isso.
Abraços.
Este referendo desmoralizou as FA deles, uma nova concorrência nao vai ocorrer tao cedo, talvez em dois ou tres anos eles pensem em iniciar uma nova.
Os fabricantes nao vao querer gastar dezenas de milhoes de dolares tao cedo para ganhar e outras dezenas de milhoes para negociar o contrato vencedor para ver um novo cancelamento.
Os F-18 e F-5 deles vao continuar ainda um bom tempo dando expediente das 9 as 5, de Segunda a Sexta.
E com pausa para o almoço; ninguém é de ferro…..:-)
“cvn76 19 de maio de 2014 at 1:51” Então, Por esses dias, é evidente que os políticos que mais lutaram contra a compra de caças vão aproveitar a vitória para aumentar seu prestígio entre os eleitores do “não”, e isso inclui os conservadores / direita que defendiam outros concorrentes. Só que os eleitores que votaram “não” por defenderem outros caças provavelmente se mantiveram como uma pequena minoria, como pude ver em pesquisas anteriores ao lançamento do referendo, nas quais só uma pequena parcela dos que defendiam a compra de caças eram contra o Gripen especificamente. Os políticos conservadores mais espertos,… Read more »
Atualmente não precisam, daqui uns dias quem sabe.
Já tem parlamentar brasileiro dizendo que não manda mais dinheiro pra Suíça, que não se sente seguro 😉