FAB recebe versão intermediária do E-99M
Avião-radar será utilizado na Copa do Mundo. A versão intermediária da aeronave modernizada E-99M deve atender a demanda operacional na defesa do espaço aéreo
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu antecipadamente uma versão intermediária da aeronave modernizada E-99M que será utilizada na defesa do espaço aéreo durante a realização da Copa do Mundo de 2014. Esses aviões, conhecidos pelo grande radar na sua parte superior, capazes de detectar, rastrear e identificar alvos aéreos e transmitir as informações para centros de controle, fazem parte de um contrato contemplado entre a FAB e a Embraer no início de 2013 para modernização de cinco unidades do E-99.
A versão intermediária do “Projeto Modernização” foi testada em Anápolis (GO), entre os dias 05 e 08 de maio, com a participação da Embraer, da SAAB, empresa sueca responsável pelos caças Gripen NG, do Esquadrão Guardião e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), unidade que atua na área de reaparelhamento da Aeronáutica.
A entrega de uma versão intermediária da aeronave visa a atender a demanda operacional pelo emprego do E-99 em período de grandes eventos espotivos. O recurso possibilitará a realização de avaliações operacionais, permitindo, ainda, a consolidação doutrinária e contribuindo para a diminuição do esforço dos operadores aeroembarcados na adaptação às novas capacidades incorporadas à aeronave.
Modernização
O projeto de modernização das aeronaves E-99 envolve a atualização dos sistemas de comando e controle, do radar de vigilância aérea, e dos equipamentos de guerra eletrônica, incluindo as contramedidas eletrônicas, que são ferramentas para proteger a aeronave de interferências provocadas por inimigos. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.
Os E-99 entraram em operação na FAB em 2002, como parte das aquisições voltadas para o controle e defesa da região amazônica. Baseadas em Anápolis, as aeronaves são capazes de realizar missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. A previsão é de que as cinco unidades modernizadas sejam entregues até 2017.
FONTE: FAB
NOTA DO EDITOR: foto em caráter meramente ilustrativo
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O avanço em capacidade computacional nesses 10 anos foi absurdo, pelo menos no mercado de computadores pessoais. Imagino que haverá grande salto de capacidade da aeronave.
Realmente, a capacidade dos computadores, melhores processadores, miniaturização dos componentes, maior eficiência e velocidade de processamento aliada a novas linguagens de programação e até melhorias nos códigos fontes são uma constante na informática e eletrônica.
Mas, o que significa “versão intermediária” ?
Essa não entendi!!
Klesson, Creio que significa disponibilizar para operações imediatas uma versão “parcialmente modernizada”, ainda sem todas as capacidades que terá a definitiva, pois esta só ficará pronta mais tarde (2017) e há uma necessidade operacional urgente a ser atendida (assim como de adaptação às novas características). Porém, isso é só uma hipótese simplificadora da minha parte – nisso está um contexto mais amplo de possibilidades: pode ser que ainda precise instalar mais hardware, pode ser que ainda precise desenvolver mais software, certificar a operação plena de programas e equipamentos de forma integrada, conversando entre si, enfim, talvez só uma parcela dos… Read more »
Valeu Nunão,
Embora havia dito que não tinha entendido, acredito que seja isto mesmo.
Só me pareceu estranho a expressão “versão intermediária”.
Embora ultimamente tenhamos notícias relativamente boas para reequipamento da FA, mesmo que lentos em aquisições e renovações, que o título ficou, assim, como se não houvesse recursos para completar a necessária atualização do equipamento.
Abraços.
Não houve tempo útil para a modernização completa antes da Copa. Os recursos para essa modernização estão garantidos.
Essa modernização era um anseio da Unidade fazia tempo. A aeronave vai ficar bem mais eficiente e capaz.
Olá.
Creio que seja um aparelho que tenha sido parcialmente modernizado. Provavelmente não terá todos os sistemas e sensores plenamente operacionais. Mas é um “chute”.
SDS.
É exatamente isso.
Cel Nery,
Sabe dizer ao certo o que está sendo modificado (de forma mais detalhada, caso não seja sigiloso) e relatar para nós os ganhos que vamos adquirir?
Reabastecimento, tem essa previsão nessa modernização? Existe anseio por parte do 2º/6º GAv na aquisição dessa capacidade?
Obrigado