Em reunião nos EUA, ministro tcheco reitera oferecimento de caças Gripen para reforçar Báltico
Em 29 de abril, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, recebeu em Washington sua contraparte da República Tcheca, Martin Stropnický, em reunião que discutiu o desenvolvimento da crise na Ucrânia. Ambos concordaram que a prioridade é a resolução política, mas que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deve estar preparada para proteger seus membros do Leste Europeu.
Assim, os Estados Unidos deslocaram forças para a Polônia e países do Báltico, e a República Tcheca reiterou seu oferecimento de quatro caças JAS-39 Gripen para reforçar o dispositivo de defesa aérea da região.
Stropnický deixou claro que a República Tcheca está interessada em participar de exercícios conjuntos nos Estados Unidos e na Polônia, realizados duas vezes por ano. Caso seus caças tomem parte nos treinamentos, estes poderiam ser realizados na base tcheca de Čáslavi.
Por seu lado, Hagel afirmou que a República Tcheca precisa reverter o declínio de seu orçamento de defesa, que foi reduzido em 1/4 nos últimos cinco anos. Ele recebeu uma resposta polida, porém firme, de Stropnický, que destacou que essa queda começou a ser revertida gradualmente, já que a defesa não pode apenas viver de crédito.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)
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Vou postar o vídeo, pois há uma imagem bastante curiosa do Gripen entre 0:08 e 0:10 seg.:
https://www.youtube.com/watch?v=AnV7m1EZ-9w
Aliás, a imagem é justamente essa que abre a capa do vídeo!!!!
Belo vídeo, Marcos, mas o que você achou de tão curioso na imagem do demonstrador / avião de testes 39-7 visto de trás?
Me chamou a atenção toda a estrutura que compõe a caixa de ligação asa/fuselagem e compartimento de trem de pouso. O conjunto todo tem um volume imenso.
De fato, Marcos, mas é bom lembrar que muito do que se vê são carenagens aerodinâmicas (como a que abriga o trem de pouso reposicionado, somando-se a outras que aprimoram a aerodinâmica da junção fuselagem-asa).
Em outros ângulos, a transição entre as carenagens é mais suave, dando uma noção menos distorcida dos volumes que nesse ângulo estão literalmente se “somando”. Seguem alguns outros:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/01/Gripen-NG-no-calendário-Saab-2012-outubro.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/01/Gripen-NG-Demo-trem-de-pouso-baixado-em-voo-foto-Saab.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/01/Gripen-NG-Demo-detalhe-vista-do-ventre-mostrando-carenagens-nas-raizes-das-asas-para-trem-de-pouso-foto-Saab.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/01/Gripen-NG-Demo-vista-do-ventre-mostrando-carenagens-nas-raizes-das-asas-para-trem-de-pouso-foto-Saab.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/01/Gripen-D-e-Gripen-NG-Demo-detalhe-diferenças-trens-de-pouso-foto-Saab.jpg
Nunão boa tarde. Lindas fotos…. mas me tire uma dúvida, o que seria aquela “protuberância” logo atrás do trem de pouso dianteiro, na primeira foto ?
Roberto, creio que você esteja se referindo à carenagem do canhão de 27mm, que equipa as versões de um só lugar do Gripen.
Veja outro ângulo:
http://photos1.blogger.com/blogger/2991/3106/1600/GRIPEN%20MEDIO.jpg
Hum…
Roberto, percebi agora que você devia estar falando da primeira foto da lista que coloquei no comentário de resposta ao Marcos, e não da primeira foto da matéria…
Esta foto aqui, certo?
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/01/Gripen-NG-no-calendário-Saab-2012-outubro.jpg
Acredito que seja uma tomada de ar extra para o sistema de refrigeração conjugado ao sistema de geração de oxigênio, que deve ser mais potente devido à cabine maior do biposto. Mas não sei dizer com certeza.
É isso mesmo Nunão, eu que peço desculpas pois devia ter especificado a foto.
E agradeço a atenção.
Nunão pelo que vi no site da Saab é a saída do canhão Mauser 27 mm mesmo, parece que ele foi realocado mais para frente, mais próximo ao trem de pouso, do que esta no Gripen C.
http://www.saabgroup.com/Global/Documents%20and%20Images/Air/Gripen/Gripen%20for%20Switzerland/Gripen%20E%20IN%20DETAIL%202014%2001%2022%20%20french_Big.jpg
Roberto, Muito boa essa ilustração, não tinha visto ainda no site do Gripen E para a Suíça (só uma mais antiga da campanha do Gripen NG da Índia). Mas deve-se atentar que a ilustração é do futuro Gripen E, que será um monoposto. E não estou vendo nenhuma diferença, nessa ilustração, em relação ao posicionamento do canhão do Gripen C (também monoposto) A imagem da qual você teve dúvidas é do demonstrador do Gripen NG, também chamado de demonstrador do Gripen F, que é um biposto. E ele não tem canhão (assim como o Gripen B e o Gripen D,… Read more »
Sim eu vi que era do demonstrador, inclusive há uma matéria aqui no Aéreo com as diferenças dos C para os E (que não achei, a matéria) então peguei a imagem em outro site e lá é mais visível esta peça num D.
http://www.tropasearmas.xpg.com.br/Armas-Gripen.html
Então acredito que seja mesmo a entrada de ar que você citou; até porque descobri esta foto na wiki dos Grpiens C/D húngaros onde se vê com certa clareza que só o biposto tem esta peça bem centralizada em relação a fuselagem.
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saab_JAS-39D_Gripen,_Hungary_-_Air_Force_JP6627802.jpg
Países como Eslováquia, Hungria, República Checa e România não tem condições de sustentar grandes caças, muito menos caças de 5a geração. A Polônia, um país maior, talvez possa no futuro sustentar um ou dois esquadrões de F-35 A Lightning II, com ajuda do FMS yankee. Mesmo assim sua base será de monomotores F-16 C/D Vipers. Países mais ricos, como Suécia, Suíça e Finlândia dificilmente terão condições de sustentar forças aéreas totalmente furtivas, devendo combinar caças de gerações diferentes, talvez com um punhado de caças furtivos para dissuasão e outros tantos drones furtivos de ataque (VANT-C), mas mantendo uma base de… Read more »
Roberto Bozzo,
Caso você ainda passe por aqui, encontrei citação em material da Saab descrevendo a tomada de ar sob a fuselagem do Gripen biposto (exclusiva desse modelo) que você tinha curiosidade:
“A central under-fuselage air intake for the environmental Control system (eCs) replaces the twin intakes of the single-seat version.”