Reino Unido manda quatro caças Typhoon da RAF para a Lituânia
Segundo a BBC, a RAF (Força Aérea Real Britânica) está desdobrando quatro caças Eurofighter Typhoon de sua base em Lincolnshire para a Lituânia, com o objetivo de contribuir para o policiamento aéreo dos países bálticos, a cargo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Nesta manhã de 28 de abril, a RAF também publicou nota sobre o envio, com fotos e vídeo da decolagem dos caças. Segundo a nota, o envio dos caças já havia sido anunciado pela Secretaria de Defesa à Câmara dos Comuns em março, no contexto da missão BAP (Baltic Air Policing – policiamento aéreo do Báltico), que existe desde 2004, e há seis semanas os integrantes do Esquadrão 3 se prepara para a missão no Báltico, que tem similaridades com o Alerta de Reação Rápida (Quick Reaction Alert) que já realizam na Grã-Bretanha.
O envio dos caças, segundo a RAF, ocorre seis semanas após uma aeronave Sentry E-3D AWACS (alerta aéreo avançado e controle) do Reino Unido ser enviada para reforçar o controle do espaço aéreo sobre a Polônia e a Romênia, como parte da força de AWACS da OTAN.
A BBC informou que os quatro Typhoons e seis caças poloneses ficarão no lugar de um esquadrão norte-americano na missão de patrulhar os flancos da aliança no leste. O rodízio de caças da OTAN na Lituânia foi recentemente reforçado em resposta às crescentes tensões da Rússia com a Ucrânia.
Só na semana passada, caças Typhoon baseados em Leuchars interceptaram dois bombardeiros russos voando no espaço aéreo internacional, ao largo da Escócia. Os aviões russos deixaram a área logo após serem interceptados. No ano passado, houve oito ocorrências do tipo.
No final desta semana aproximadamente 100 militares britânicos irão à Estônia para tomar parte num exercício multinacional, mas o Ministério da Defesa afirmou que o exercício já estava planejado há algum tempo.
FONTES: BBC e RAF (também fotos e vídeo)
Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês
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Muito imponente essa aeronave.
O delta de superioridade aérea por excelência. E vende.
Alguém tem alguma informação sobre custos de operação dele?
Quem tem não reclama não…
É caro, mas oferece o melhor. Como falou o Vader acima, quem tem não reclama… Sou suspeito pra falar da aeronave, mas se coronel da USAF fala que é o melhor caça do mundo, então eu posso concordar.
“Quem tem não reclama”
Não é bem assim.
Vez por outra aparecem reclamações naquele país que carrega boa parte da economia europeia nas costas. E reclamam tanto do custo de aquisição quanto de operação:
http://www.aereo.jor.br/2010/08/30/alemaes-estao-surpresos-com-o-custo-operacional-do-eurofighter/
http://www.aereo.jor.br/2013/07/08/custo-das-encomendas-de-eurofighter-pela-alemanha-ultrapassa-o-planejado/
Não é à toa que repassaram a preço de “irmão” um lote de caças da primeira geração do Typhoon à Áustria e tentaram fazer a mesma coisa para a Suíça:
http://www.aereo.jor.br/2012/08/26/alemanha-oferece-typhoons-tranche-1-usados-a-suica/
É caro, mas é o melhor, então fica barato ou pelo menos justo para quem precisa do melhor e pode pagar. Apesar de ser apaixonado por esse caça, nunca o defendi pro Brasil. Nas nossas necessidades, o Gripen supre muito bem. Mas entre operar Rafale e Typhoon, a diferença de preço é ínfima e a de performance é grande. A frança terminou pagando caro para ter uma avião menor (para caber no CDG, que na prática, cabe até super lobby, haja vista o ultimo exercício conjunto com a USNavy) e ficou sem um delta-canard supercruise e com RCS maior, embora… Read more »
Depois que o Putin chutou a porta, arrebentou com as travessas, entrou na sala, tirou o pirulito para fora e mijou em cima do sofá, a bambilândia começa a se mexer.
Grande abraço
Fernando “Nunão” De Martini
28 de abril de 2014 at 14:33 #
Então Nunão, mas não eram os alemães que reclamavam até alguns anos atrás dos custos do F-104?
Se for, creio que os alemães reclamam demais, de tudo.
Fato é que o Typhoon é operado por GB, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Arábia Saudita e, em breve, talvez os Emirados Árabes.
Curioso o fato de só os alemães reclamarem dos custos de operação. Me parece que é um pouco de “SS”:
“Síndrome Suíça” 🙂
PS: “SS” é aquela coisa bem eurobambi de reclamar de QUALQUER dinheiro gasto com armas…
Do f-104 tinham que reclamar mesmo, porque era um lixo. Do Typhoon, tem aquela turma anti-arma em todo canto que vai sempre reclamar.
Mas é consenso que o país deve ter capacidade de se defender, por isso o Typhoon continua forte. E aquela notícia que a encomenda de Tranche 3 seria reduzida não vingou, afinal.
@Fighting Falcon O custo de operação de um caça varia de país para país. Tem força que contabiliza até salário dos pilotos/mecânicos na hora de voo. Mas tem uma regra que é inescapável: quanto mais pesado e com menos unidades operando, mais caro de voar. Um caça pesado pode até ter custo igual a um mais leve (porem caro), mas barato de operar não será. Então, um F-5E custava pra FAB uns 4.500 dólares. A Suécia já soltou valores de 5 a 7 mil para o Gripen. Você pode dar uma olhada nesse gráfico da JANE’s: http://www.thaifighterclub.org/images/answer2012/A0114422512100183420.jpg Não é uma… Read more »
Vader…..
Alemão reclama de tudo por que é teimoso.
Diz a lenda aqui na minha terra (80 % de origem alemã) que pra colocar 20 Alemão dentro de um fusca é só teimar com um deles que não cabe que ele faz caber!!!
Então se todo munda esta contente, o alemão teima que não funciona!! kkkkkkkkkkk
Valeu Clésio Luiz