Teste de túnel de vento do Typhoon com tanques conformais
Foto divulgada hoje pela BAE Systems, viaTwitter, mostra um modelo do caça Eurofighter Typhoon dotado de tanques conformais, em testes de túnel de vento.
Confira, abaixo, algumas matérias já publicadas que tratam do novo lote “Tranche 3” do caça, que já vem com provisão para instalação de tanques conformais – basicamente modificações no sistema de combustível e instalação de pontos para fixação dos tanques sobre a fuselagem – entre cerca de 100 mudanças em relação ao lote anterior.
COLABOROU: Iväny Junior
VEJA TAMBÉM:
- Eurofighter com tanques conformais e outras novidades, no Dubai Air Show
- Primeiro exemplar do Eurofighter Typhoon Tranche 3 voa na Inglaterra
- Eurofighter: testes de motor do primeiro ‘Tranche 3′ e estágio de desenvolvimento do radar AESA
- Typhoon: primeiro Tranche 3 a caminho
- Primeiro Typhoon ‘Tranche 3′ para a RAF entra em testes eletromagnéticos
- Alenia envia componentes do primeiro Typhoon Tranche 3 à Inglaterra
- Acordo para a construção de 112 Typhoon ‘Tranche 3A’
Dentre os caças de 4ª geração o Super Hornet é o que possui os tanques conformais mais discretos. Seria interessante obter alguns dados da degradação de desempenho no F-16 e no Typhoon, cujos tanques parecem novos canopis na fuselagem quando vistos de frente…
“O coisinha tão bonitinha do paai”…
🙂
Esses 4ª geração não se conformam…
Abstraídos os critérios de degradação de desempenho ou de RCS frontal, o “Sufa” é de longe meu preferido nesse quesito e, esteticamente, ficou com aspecto mais “guerreiro”, digamos assim…
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/12/f-16i-block-52-sufa-1.jpg
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/12/f-16-israel-2.jpg
Esse caça já era esquisito com essas entradas de ar quadradas mais o bigodão na frente, agora com mais esses dois canopis de cada lado, nossa, que coisa feia!
Depois o pessoal reclama do formato tijolo do F-35. Pelo menos decidiram meter os tanques extras dentro do projeto desde o começo, ao invés de ficar fazendo gambiarras depois.
E concordo com o Clésio, os CFTs mais discretos até agora são os do Super Hornet International Roadmap.
Pois é, não acho nada bonito. Mas se vai cumprir a missão de longo alcance, ok. Acho menos feio do que tanque externo.
Que não se degrade muito o melhor caça do mundo.
Prezado RFS ! Eu sou, como você parece também ser, se o amigo permite assim defini-lo, um homem da “Renascença”…, rsrs ! Aprecio as linhas da ‘antiguidade clássica’ das gerações de caças… Mas me permito uma licença “cubista”, em homenagem ao estilo quadrado-retângulo (segundo o artista clássico “MO”…), para louvar as linhas do ‘Sufa’, e só, e para por aí… Vivas ao Tomcat ! Vivas ao Falcon ! Vivas ao Phantom ! Vivas ao Sabre ! Vivas ao Mustang ! Vivas ao Corsair ! E a todos os caças anteriores à 3ª geração, alcançando os de fora das gerações, os… Read more »
Tanques conformais não são novidade. O Spitfire possuía um modelo ejetável:
http://www.flightglobal.com/airspace/media/historical1939-1945/images/15102/fa-18357s-jpg.jpg
http://forum.valka.cz/attachments/3588/Spitfire_Mk.Vc_w_773_l_tank.jpg
O modelo maior deveria oferecer um arrasto e tanto;
Depois o Gloster Meteor também tinha o seu:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/Livro-Gloster-50-TF-7-4308-SC-21abr70-CED-Cole%C3%A7%C3%A3o-Camazano.jpg
E por fim, o conformal Mach 2 do EE Lighting:
http://simple.wikipedia.org/wiki/File:EE_Lightning_F6_XS904_BQ_%287173086416%29.jpg
Os soviéticos ficaram famosos por fazer canos com um piloto e um motor dentro, então a solução para transportar mais combustível sem aumentar muito o arrasto foi prolongar o canopi até a deriva e encher o máximo de combustível possível, como aconteceu com o MiG-21 e o Su-17:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/12/Mikoyan-Gurevich_MiG-21PF_USAF.jpg/800px-Mikoyan-Gurevich_MiG-21PF_USAF.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f7/Bulgarian_Air_Force_Mikoyan-Gurevich_MiG-21bis_Lofting-5.jpg/800px-Bulgarian_Air_Force_Mikoyan-Gurevich_MiG-21bis_Lofting-5.jpg
Su-17
http://www.airwar.ru/image/idop/fighter/su17m3/su17m3-4.jpg
http://img.planespotters.net/photo/288000/original/8919-Polish-Air-Force-Sukhoi-Su-17Su-20Su-22_PlanespottersNet_288205.jpg
Conformal fuel tank é uma solução para redimensionar o alcance dos caças projetados durante a guerra fria, que alinhavam os inimigos frente a frente em uma linha que dividia a Europa de norte para sul. Registrando a honrosa exceção dos Flankers russos, todos os demais tinham um compromisso entre combustível interno e desempenho que limitava a massa total de combustível em relação a massa total da aeronave vazia a um percentual entre 40 (quarenta) e 45% (quarenta e cinco por cento). Alguns até bem menos, como os Gripen A/C, F-16 A/C, Mirage 2000 e Fulcruns. Um Typhoon monoposto com cerca… Read more »
Clésio,
Ok, vc lembrou em tempo.
Os ingleses com seus Glosters Meteor e Eletric Lightning já usavam este recurso.
Mas no século XXI penso que são os Yankees que estão na frente.
Em breve eles vão implementar as baias e pods furtivos para armamento, dando uma sobrevida aos Ten Fighters.
Abraço,
Ivan.
Ivan, acho que os CFTs do F-16 transportam 440 U.S. gal, ou ~1.700 L no total, não cada um.
Prezado RFS…
Como você concluiu, no fim, todos nós vamos ter que nos ‘conformar’ para reduzir nosso ‘arrasto’ crítico…
Saudações Renascentistas !
Esses tanques podem ser funcionais, mas “estragaram” esteticamente o caça, um acomxabramento mesmo.
O melhor desses tipo de tanques sem dúvidas são os do F-15E.
[]’s
Clésio Luiz,
Na Wiki fala em dois CFTs de aproximadamente 450 galões:
“Export aircraft for Greece, Chile, Israel, Poland, Turkey, Singapore, Morocco, Egypt and the UAE all plumbed for carriage of two CFTs mounted on top of the aircraft near the wing root. Each is capable of holding 450 US gallons (1,703.4 L).”
A fonte da Wiki é um ‘News’ da Lockheed que não tem mais como acessar.
Mas creio que aqueles ‘mondrongos’ dorsais são tão grandes que um volume interno de 1.700 litros parece razoável.
Grande abraço,
Ivan, o frentista.
Achei um press release da Lockheed que não está mais online mas peguei em outro site: FORT WORTH, Texas, Nov. 27 /PRNewswire-FirstCall/ — Lockheed Martin Corp. (NYSE: LMT), with the help of the U.S. Air Force, recently completed the development flight-testing of new conformal fuel tanks (CFTs) for its F-16 multirole fighter. CFTs are external, pod-like fuel reservoirs attached on the upper surface of the F-16’s fuselage, with the tank’s lower surface conforming to the aircraft shape. “Adding CFTs is a major improvement in the F-16’s already-legendary combat capability,” said John L. Bean, vice president of F-16 programs. “The CFTs… Read more »
Clésio,
Então é isso!
Engano meu, induzido pelo equívoco da Wikipedia e dificuldade de encontrar o link original do fabricante.
Talvez se faça necessário rever todas as informações que postei, considerando esta revisão dos números para os CFTs do F-16 Fighter Falcon, bem como os números divulgados pela Boeing para o Super Hornet International Road Map.
Afinal 450 US gallons, aproximadamente 3,050 libras de combustível é um ganho importante para aeronaves do porte de um Viper, Typhoon, Rafale ou até mesmo o mais pesado Super Hornet.
De volta a pesquisa…
… só que a noite!
Grato,
Ivan.
Uma novidade é o AIDC F-CK-1 ganhou CFTs nas versões mais novas. Consta que elas dão 700kg a mais de combustível para a aeronave.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/AIDC_F-CK-1_Brave_Hawk.jpg
O Typhoon ficou parecendo com aqueles 3 boobs do filme de Scharwznegger.
http://youtu.be/DW9mRA3n6Ng