Patrouille Suisse deverá voar com F/A-18 Hornet, mas só se Gripen for aprovado em referendo
Caso a aquisição de 22 caças Gripen seja aprovada, permitindo complementar o F/A-18 na defesa aérea da Suíça, este último poderia ter algumas unidades da frota alocadas à equipe de demonstração, que vai aposentar seus F-5
–
Ao contrário de notícias anteriores que especulavam sobre o futuro uso do caça Gripen na equipe de demonstração Patrouille Suisse, hoje equipada com o F-5 Tiger II e que deverá deixar de voar essa aeronave devido à retirada deste de serviço nos esquadrões suíços, o jornal St. Galler Tageblatt trouxe a informação de que o futuro jato da equipe será o F/A-18 Hornet.
A notícia, originariamente publicada na revista militar “Schweizer Soldat”, foi confirmada em seguida pelo jornal junto ao Departamento de Defesa e à Força Aérea Suíça. Porém, esse reequipamento dependeria do caça sueco Gripen, do qual o governo suíço pretende adquirir 22 unidades para substituir mais de 50 jatos F-5, ter seu fundo para aquisição aprovado em referendo popular, marcado para o mês de maio.
Isso porque a aposentadoria do F-5 deverá ocorrer por volta de 2016 e, se a sua baixa não for compensada pela entrada em serviço dos 22 caças Gripen E (versão de nova geração do caça) ao longo dos anos seguintes, simplesmente não haverá como garantir a defesa aérea da Suíça com os 32 caças F/A-18 Hornet atualmente em dotação, e muito menos alocar alguns deles para a Patrouille Suisse.
Assim, a aquisição do Gripen, fabricado pela sueca Saab, garantiria não apenas a melhoria da missão de defesa aérea e policiamento aéreo da Suíça, mas também a continuidade da equipe de demonstração. Não está claro quantos caças F/A-18 receberiam as cores da Patrouille Suisse e nem se essa mudança de pintura seria feita, mas é certo que a aeronave é adequada para também cumprir essa missão. Afinal, é utilizada há muitos anos pela equipe “Blue Angels”, da Marinha dos EUA.
Enquanto a entrada em serviço do Gripen E na Força Aérea Suíça deverá se estender até 2023 (ano previsto para atingir a capacidade de operação plena no país), por volta de 2030 a substituição do próprio F/A-18 Hornet deverá ser implementada. Nesse sentido, as fontes consultadas pela reportagem sinalizam com o próprio Gripen, o que levaria o caça sueco a também equipar a equipe de demonstração, quando da retirada definitiva de serviço do Hornet, daqui a uma década e meia.
Evidentemente, novas compras do Gripen teriam que ser feitas para essa continuidade do reequipamento, mas tudo isso ainda depende do resultado de um primeiro e definitivo passo, que é a aprovação da compra do caça no referendo de maio.
Opositores suíços à compra do Gripen evitam fazer qualquer ligação entre o futuro da Patrouille Suisse e a aprovação do Gripen no referendo. Para eles, o destino da equipe de demonstração é irrelevante, frente a assuntos mais importantes em debate, como o futuro do policiamento aéreo suíço. Mas, para muitos, é importante manter essa verdadeira marca de identidade da Suíça e de suas forças armadas, que é a Patrouille Suisse.
FONTE: St. Galler Tageblatt (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em alemão)
FOTOS: Força Aérea Suíça / Departamento de Defesa da Suíça /Grimmi
NOTA DO EDITOR: vale lembrar que a Força Aérea Suíça já tem tradição de fazer apresentações solo do F/A-18 Hornet, que neste ano estão a cargo do capitão Julien “Teddy” Meister, do esquadrão 17. As fotos do caça nesta matéria são de apresentações do “F/A-18 Hornet Solo Display”
VEJA TAMBÉM:
- Gripen para a ‘Patrouille Suisse’?
- Falando em Suíça, troca da guarda na porta do ‘Flieger-Flab-Museum’
- Gripen F apresenta-se para o público nas demonstrações de Axalp, na Suíça
- Por que a Suíça quer um novo caça?
- Rejeição ao Gripen cai na Suíça, mas maioria dos entrevistados ainda é contra a compra dos caças suecos
- Caças da Suíça não decolaram para interceptar avião sequestrado
- Se Gripen passar pelo referendo na Suíça, Marinha dos EUA poderá comprar os F-5 suíços
- Gripen na Suíça: lançada a campanha a favor do caça
- Mídia da Suíça, país que também selecionou o Gripen, repercute decisão do F-X2 brasileiro
- Vídeo: F-5E na Força Aérea Suíça
- Força Aérea Suíça perde jato F/A-18 D em acidente
- Empresa suíça fornece à Saab máquinas para produção do Gripen E
- Gripen de volta à mídia na Suíça – parte 1: o caça não é mais ‘de papel’