Coronel aviador da FAB voa em IA-58 Pucará da Força Aérea Argentina
Oficial é adido de defesa e aeronáutico da Embaixada do Brasil na Argentina, e teve seu batismo de voo em IA-58 Pucará do Grupo 3 de Vigilância Aeroespacial
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Na sexta-feira, 21 de fevereiro, a Força Aérea Argentina publicou nota a respeito de visita feita pelo coronel aviador Roberto Cezar Salvado Fleury Curado da Força Aérea Brasileira, adido aeronáutico da Embaixada do Brasil na Argentina, ao Grupo 3 de Vigilância Aeroespacial.
A visita iniciou-se em 9 de fevereiro, quando o adido chegou ao Aeroporto Internacional de Resistencia, onde foi recebido pelo comodoro Humberto Di Mascio, chefe do Grupo 3, e pelo major Martín González Lastiri, chefe do “Escuadrón Aeromóvil Pucará”. No dia seguinte, o coronel da FAB realizou um exame médico e recebeu instruções sobre o voo do sistema de armas IA-58 Pucará, desdobrado no aeroporto da cidade, e sobre seu sistema de ejeção.
No meio da manhã, foi realizado o batismo de voo do coronel Roberto Curado, em que ele realizou uma navegação tática a baixa altura que culminou com um ataque simulado ao Aeródromo de Villa Ocampo. Em seguida, realizou-se uma formatura de acrobacia de combate e combates ar-ar simulando o emprego de canhões. Por fim, o oficial brasileiro recebeu o diploma e escudos distintivos do grupo e do avião.
À noite, em jantar comemorativo à visita, o coronel aviador da FAB expressou sua gratidão à Força Aérea Argentina e seu desejo de repetir a experiência no futuro.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
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Jantar !
Bife de chorizo, bom vinho, mais interação com los hermanos.
Melhor assim.
Não vou pesquisar pois tô 4 CC e com dois cabos de vela partidos.
Mas se alguém puder postar sobre as qualidades e as limitações do vetor, agradeço de coração.
Abs
Carlos Alberto,
Na parte “Veja também” ao final da matéria, há diversos links para artigos que falam bastante coisa sobre o Pucará, incluindo questões relacionadas à Guerra das Malvinas e sua modernização em curso.
Eu destacaria, na categoria COIN à qual ele pertence, o forte armamento interno: 4 metralhadoras leves (7.62mm) e dois canhões de 20mm. A carga bélica é similar à do Super Tucano: 1.500 kg. Um ponto fraco é que essa carga só pode ser distribuída em três pilones, dependendo talvez de pilones duplos para que se possa ter mais flexibilidade.
Para complementar, a ficha do Pucará, conforme o site da Força Aérea Argentina (http://www.fuerzaaerea.mil.ar/material/pucara.html) Es un avión biplaza, para apoyo de fuerzas terrestres, de gran maniobrabilidad, pero no está capacitado para luchar contra aeronaves a reacción. Resulta muy eficaz, en cambio, para trabar combate contra helicópteros, cuando éstos carecen de cobertura aérea. El nombre Pucará (“fortaleza”, en quichua), está relacionado con la gran cantidad de armamento que puede cargar, entre las ametralladoras, cañones y las tres fijaciones para armamento externo (2 bajo las alas y 1 bajo el fuselaje). Su tren de aterrizaje permite operación normal aún en pistas de… Read more »
Fernando de Martini,
muito obrigado. nem os link’s eu vi, chega a ser relaxo total, tô 1/4″ de cv e “pipocando”.
Off topic
Fiz duas solicitações de retirada de vídeos, uma sobre a matéria dos Sindicatos(aero) e outra no PN(PA-USA), agradeço se puder retira-las, tais solicitações estão em cada matéria. Obrigado.
Já vi as que você solicitou aqui e retirei. Vou olhar no PN agora.
Melhoras pra você.
Fernando De Martini
“….extendiendo su vida operativa hasta el año 2045.”
¿Madre de Dios, hasta el año 2045?
Nuestra.Fuerza Aérea está décadas por delante de ellos.
ST y Kfir B 60 urgente para los hermanos.
Listo, yo ya estoy mejorando!
Kfir, ¿Entiendes?
Gracias por las mejoras en mi salud.
Mis cordiales saludos.
“Kfir, ¿Entiendes?”
Entendo, Carlos.
Para a Argentina, é claro.
Para o Brasil, como já lhe vi defendendo a possibilidade em comentários anteriores, eu não concordo, pra variar. Mas nunca se sabe. Na minha opinião, só em caso de revivermos, efetivamente, o famoso ciclo do “efeito Orloff”, que décadas atrás unia os destinos dos dois vizinhos…
http://www.youtube.com/watch?v=FrPTMsX2pVg
Se estivesse no lugar dele prestaria especial atenção aos procedimentos de ejeção, só pra garantir…
Pra continuar alegrando sua convalescença:
http://www.youtube.com/watch?v=V-hws8J52XE
Fernando De Martini
Somente agora voltando das farmacoquímicas,
quando podia eu preferia:
http://www.stoli.com/
Fernando de Martini
Quanto ao 2º vídeo que vc postou:
http://www.youtube.com/watch?v=IwpDxWxVQP8
Fernando De Martini
Sua afirmação sobre nossas diferenças,
“….eu não concordo, pra variar.”
vamos nos enfrentar diretamente dessa forma, agora eu quero ver sua postura:
http://blogs.odiario.com/dyaryodyumhebreu/files/2013/10/417538_243044395772265_100002001197096_555556_1305081456_n.jpg
kkkkrsrsrsrs quase infartou ?
Fleury foi operações do Grupo de Caça e comandante do PAMPA. Seu pai foi um dos fundadores da BAAN, e, salvo melhor juízo, primeiro comandante da ALADA. Sua família, Fleury Curado, é tradicional de Pirinópolis, Goiás.
Sob o comando do Fleury, o PAMPA participou da RED FLAG em 2008. Ele foi, também, um do pilotos avaliadores do Rafale, ou do Gripen, não tenho certeza, por ocasião do FX-2. Cursamos a ECEMAR juntos em 2005. É um grande caçador.
Ia me esquecendo: ele também foi comandante da Base Aérea de Porto Velho (BAPV).
Rinaldo Nery
Muito merecido e mais…..
“Bife de chorizo, bom vinho, mais interação com los hermanos.”
“
Off: Na ponta de lança dos porteños está o Mirage III e o Mirage 5. O Modelo III ainda opera os radares cegos cyrano II, que renderam a alcunha de xavantões aos nossos f-103. Tão muito mal das pernas. A versão 5 que eles utilizam parece não ter radar.
http://www.fuerzaaerea.mil.ar/material/mirage.html