Singapore Airshow 2014: os caças da RSAF
Alexandre Galante
Um dos quatro tigres asiáticos, a cidade-estado de Singapura localizada entre a Malásia e a Indonésia, tem apenas 716,13 km² e uma população de cerca de 5 milhões de pessoas. Mas suas forças armadas tem um poder inversamente proporcional ao seu tamanho, por causa de sua localização estratégica e poder econômico (sua renda per capita e IDH são elevados). A república parlamentar de Singapura desde a sua independência recebeu apoio técnico de vários países, dentre os quais Israel, que tem forte influência sobre a doutrina e equipamentos da Força Aérea da República de Singapura.
No Singapore Airshow 2014 várias aeronaves e equipamentos das Forças Armadas de Singapura foram expostos, dentre os quais caças F-15SG, F-16C/D Block 52, F-5S Tiger II e helicópteros Apache e Chinook.
Para se ter uma ideia, a RSAF tem mais aviões de combate que a Força Aérea Brasileira, com um total de 143 aviões de combate: incluindo 24 caças Boeing F-15SG Strike Eagle, 74 Lockheed Martin F-16C/D Block 52 Fighting Falcon e 49 Northrop F-5S/T/RF-5S Tiger II.
A seguir publicamos algumas fotos das aeronaves da RSAF expostas no Singapore Airshow 2014.
Faz total sentido uma pequena nação que é uma cidade estado cercada por países enormes (e instáveis) seguir a doutrina de Israel. Eles entendem bem deste assunto.
O tempo de reação ali é mínimo.
147 aeronaves de combate em 716 km2 de território? Onde eles treinam? Minha impressão é que eles mal decolam e já estão ultrapassando suas fronteiras…
Abraços, Tiago
Caro Tiago
Eles treinam muito em Israel, doutrina Israelense e há também pilotos da RSAF que são Israelenses com nacionalidade cingapuriana.
Interessante notar que, para os F-16 eles escolheram a F100 e para o F-15, adquiridos depois, a F110. Parece mais um caso de insatisfação com a F100. A GE agradece…
Tiago,
A RSAF também mantém, se não me engano, mais de um esquadrão de caças nos EUA justamente para treinamento de seus pilotos.
Obrigado Carlos e Nunão. As suas informações ajudam a esclarecer outras questões que eu estava elaborando: como extrair material humano para formação de tantos pilotos militares numa população tão pequena (trás de fora e nacionaliza) e como manter tantos aviões em tão pouco espaço aéreo (mantem no exterior). Fiquei curioso e fui no google maps para tentar ver algum caça nas bases. Não vi nenhum caça… Mas consegui encontrar três Hércules, cinco Chinooks e um bimotor não identificado (menor que os Hercs, de cor clara). Há duas bases aéreas identificadas (Tengah e Paya Lebar), o próprio aeroporto de Cingapura (Changi),… Read more »
Caro Tiago
Em assuntos militares as imagens no google maps é “meia boca”, entendeu ?
Mas pode pesquisar “de boa”.
Fernando De Martini
“…..mantém …….. mais de um esquadrão de caças nos EUA justamente para treinamento de seus pilotos.”
Mantém ?
Mais de um esquadrão mantido ?
Tem certeza ?
Carlos, “tô pela diversão”, 😉
Já encontrei mais alguns aviãozinhos nas áreas de dispersão, F-5’s, F-16’s e outros não identificáveis. Realmente, o google “tá travando” na resolução das imagens.
Abraço, Tiago
Os AIM-9P devem ser só “cativos”. Na prática não devem estar usando mais esses mísseis de segunda geração.
Se bem que há kits que podem converte-los para terceira geração, padrão L/M.
Também o Maverick já está perto da obsolência.
É isso ai Tiago, retribuo o abraço.
“Carlos Alberto Soares 16 de fevereiro de 2014 at 23:21” Carlos, Repare que a frase que escrevi, da qual você destacou uma parte, estava acompanhada de um “se não me engano“, então sua pergunta “tem certeza” já estava respondida desde antes de você perguntar: se eu tenho dúvidas a ponto de escrever “se não me engano”, então eu não tenho certeza, oras bolas… Mas, para ter certeza, bastou pesquisar 5 minutos. Pelo que vi por aí via google e depois confirmei com notícias no site da USAF, há um esquadrão de F-15 de Singapura em Mountain Home AFB e um… Read more »
“Fernando De Martini
17 de fevereiro de 2014 at 0:17 #”
Fique tranquilo, meus contra-pontos estão encerrados definitivamente contigo, passar bem !
“Est modus in rebus, sunt certi denique fines”
Carlos,
Se você quer assim, que seja. Estou apenas debatendo sobre o que me foi perguntado, e usando para isso as informações que consegui a respeito.
So the game is dirty !
http://www.youtube.com/watch?v=WpbuTeAuJWA
Sorry,
Foul play! Better.