Voa primeiro F-16 do segundo contrato de Omã
Voo ocorreu no tempo recorde de 24 meses após a assinatura do contrato
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Na quarta-feira, 12 de fevereiro, a revista Code One da Lockheed Martin divulgou nota e imagem sobre o voo do primeiro de doze caças F-16 Block 50 do segundo contrato feito por Omã, programa que foi denominado formalmente de “Peace A’sama A’safiya II”.
O voo deu-se há um mês, em 14 de janeiro, e no mesmo dia a aeronave decolou pela segunda vez. Segundo a nota, trata-se de um recorde o fato de que esse primeiro voo deu-se apenas vinte e quatro meses após a assinatura do contrato: foi o mais curto programa de produção para venda externa de equipamento militar na história do programa F-16.
FONTE / FOTO: Lockheed Martin (Code One Magazine)
NOTA DO EDITOR: não faltam matérias no Poder Aéreo sobre o F-16, caça que há décadas mantém-se como “benchmark”, ou seja, o padrão a partir do qual qualquer outro caça deve ser comparado, seja em desempenho, seja em sucesso comercial ou industrial. Abaixo, uma pequena amostra do muito que já foi publicado aqui.
Há até matéria sobre uma possibilidade que existiu, na década de 1990, de se produzir o caça no Brasil, sob licença. Divirta-se consultando os links a seguir, que falam também de vendas mais recentes do F-16, de sua história e também da Força Aérea de Omã, que em breve deverá receber o avião da foto acima.
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Esse contrato saiu rápido porque as vendas do F-16 não tem mais aquela fila de espera dos anos 80. Hoje em dia, caças que foram produzidos aos milhares, como F-18, F-15 e F-16 já estão vendo o fim da sua produção se aproximando, então é natural que um cliente em potencial não tenha que esperar muito pelo produto. Recentemente foi anunciado que a Boeing está meio desesperada em encontrar clientes para C-17 excedentes que ela encomendou material para produção mesmo sem ter pedido, para evitar o fim antecipado da sua produção. Quanto à operação do F-16 no Brasil, embora fosse… Read more »
Concordo em parte.
Mas sou apaixonado por esse vetor !