Treinamento de pilotos da FAB para o KC-767
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No-
19/GAL/2013
OBJETO: Serviço de capacitação operacional para 10 (dez) pilotos do
2º/2º GT, que incluirá o curso teórico (desenvolvimento cognitivo), o
treinamento de Simulador de Voo e o treinamento de voo em rota
(desenvolvimento psicomotor) com um total de 1.500 horas de voo
em rota, para a formação de 10 (dez) comandantes na aeronave
Boeing 767-300, na forma e nas condições estabelecidas no Projeto
Básico nº 001/CMDO/2013. AUTORIDADE SOLICITANTE:
CLAUDIO DIAS DOS SANTOS Ten Cel Int. AUTORIDADE RATIFICADORA:
Ten Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR.
JUSTIFICATIVA: A presente contratação atende ao princípio da padronização
requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios aéreos
já instalados e que estao sendo adquiridos. O preço ofertado para os itens foram analisados e
comparados com preços de outros projetos com características similares,
sendo, então, considerados compatíveis com os praticados no
mercado. VALOR: R$ 2.399.829,85 (dois milhões trezentos e noventa
e nove mil oitocentos e vinte e nove reais e oitenta e cinco centavos).AMPARO LEGAL: Caput do Art. 25 da Lei 8.666/93, de 21 de junho
de 1993 e suas alterações.
FONTE: DOU 11.12.2013 / COLABOROU: Jaguar
Mais uma ótima notícia!
Essa pergunta vai para alguem mais entendido sobre o assunto ou que conviva com a doutrina da FAB: nesse treinamento para formação de 10 comandantes é verdadeiro dizer que no minimo teremos 5 aeronaves de abastecimento?
então vai outra pergunta, qual é a empresa contratada?
sds
GC
Não, Diegolatm. A relação não é direta assim.
Se não me engano a licitação de compra das aeronaves falava em 2, com possibilidade de um terceiro
🙂
Disso decorre que não haverá mais lobby para a Airbus.
Nunão:
Supondo que a FAB já tenha localizado os B-767 e a coisa já esteja em vias de efetivação para a compra, da chegada das aeronaves, inspeção, instalação de sistemas, porta de carga, etc, em quanto tempo a aeronave estaria disponível para entrega?
Marcos,
Sinceramente, não sei. Tem que pesquisar.
Por um lado, a questão técnica não é problema e não traria atrasos. O problema é a questão financeira. Dinheiro é um dos principais fatores de adiantar ou atrasar um cronograma. Assim, é difícil responder de qualquer forma.
Pode-se buscar outros exemplos para se ter um parâmetro. Por exemplo, o tempo decorrido entre o contrato assinado e o fornecimento dos KC-767A italianos, comprados novos da Boeing, e do KC767 colombiano, que se não me engano foi a conversão de um usado.
“O Gripen é ótimo. A concorrência está falando besteira”, diz Saab
Em entrevista ao site de VEJA, vice-presidente da companhia que venceu a licitação dos caças afirma que uma boa aeronave não precisa ser 100% nacional e ainda alfineta seus concorrentes: o Gripen é melhor
(Veja)
Esse Papai Noel está muito bom em 2013! Estava conversando com o Nunão pelo Gtalk, parece que a Tia Dilma não leu Maquiavel ou leu e entendeu o contrário. Segundo o mestre do realismo político, um governante deve fazer as maldades todas de uma vez e as bondades aos poucos. A Dilma está está fazendo maldades aos poucos e bondades todas de uma vez!
Como será o caça que vai equipar a FAB enquanto o Gripen não fica pronto?
Quanto o Brasil vai pagar por isso?
Eu não sei. A discussão é entre as duas forças aéreas. É UM NEGÓCIO SEPARADO QUE NÃO TEM HAVER COM A SAAB. E é difícil dizer o preço porque isso depende dos componentes dos caças. Se há armas incluídas no pacote, se há treinamento de pilotos. Esses detalhes nós ainda não sabemos.
(Veja)
Se estão contratando para o treinamento, o que não levará mais de um ano, entendo que as aeronaves também teriam de vir até o término dos treinamentos.
Uma explicação de como funciona o Orçamento Geral da União: 1) Existe um planejamento de despesa, que ao longo do ano a Fazenda vai cortando aqui e ali, mas… 2) Ao final do exercício, não sendo gasto o montante – no caso porque a Fazenda cortou -, haverá a necessidade do lançamento contábil, ou seja, o valor vai para a conta e depois é estornado. 3) Nesse meio tempo o pessoal aproveita e empenha, o que garante o recurso. Por isso é que fica tudo para o final do ano. O recurso tem de ser liberado, nem que seja no… Read more »
esperto
então os KCs 767 estão confirmados com a IAI?
Só boas notícias!
Abraços
Prezado Marcos,
“Se estão contratando para o treinamento, o que não levará mais de um ano, entendo que as aeronaves também teriam de vir até o término dos treinamentos.”
Só não disseram QUANDO serão esses treinamentos certo?
De resto, deixa e veja pra lá, lá no tópico dela. A prioridade dela não é o que é melhor para o país mas o que é melhor pra ela.
Aliás, taí a jarra da limonada. Demorou menos do que pensei.
“Galeão Cumbica 20 de dezembro de 2013 at 20:40 # então vai outra pergunta, qual é a empresa contratada?” A IAI foi a vencedora. Apresentou a melhor proposta no que tange relação custo/benefício. Importante: O Tio David tem expertise nesse assunto, como em outros é claro. “André Sávio Craveiro Bueno 20 de dezembro de 2013 at 20:48 # Se não me engano a licitação de compra das aeronaves falava em 2, com possibilidade de um terceiro” É isso ai, duas(2), terceira é só “intenção”. “Marcos 20 de dezembro de 2013 at 20:53 # Disso decorre que não haverá mais lobby… Read more »
A IAI/FAB já tem as duas células “lokadas” que atendem aos requsitos do projeto, estão agora tentando costurar o negócio e já receberam luz verde para ir procurar uma terceira.
Uma negócio chamado Missão no Líbano acelerou as coisas…
Grande abraço
Mais uma boa notícia. 🙂
A FAB tem que aproveitar e colocar todas as pendências em termos de reequipamento e aproveitar o momento…..rsss
[]’s
“juarezmartinez
21 de dezembro de 2013 at 7:16 #
Nick
21 de dezembro de 2013 at 8:24 # ”
Ufa, que Natal heim, só boas noticias ….
Meu Pai costuma me dizer que quando as coisa estão ruins, elas podem piorar. E quando estão piores não tem jeito, elas melhoram. Foi o que aconteceu! Realmente um excelente Natal mesmo. Assim, FELIZ NATAL a todos do PA, da trilogia, para a FAB e demais FA, e um 2014 de boas expectativas e excelentes notícias, as quais não faltarão, como também muitos debates e ensinamentos. Poderemos agora, como nunca antes na história deste País, acompanhar do nascimento ao recebimento de uma aeronave de grande interesse, assim como foi com os Djon boys. Quantos tiveram acesso a tantas informações como… Read more »
“Klesson
21 de dezembro de 2013 at 10:51 #
Poderemos agora, como nunca antes na história deste País”
Ai ai ai ai essa foi boa, clima de Natal pode-se quase tudo,
kkkkrsrsrsrs
Prezado Carlos, Parece que você não entendeu o que eu disse mas isso acontece, logo, vamos esclarecer pra ficar tudo certo. “Mayuan 20 de dezembro de 2013 at 23:21 # Prezado Marcos, De resto, deixa e veja pra lá, lá no tópico dela. A prioridade dela não é o que é melhor para o país mas o que é melhor pra ela.” É a melhor proposta no custo e em outras variáveis e a grande maioria reconheceu isso neste espaço em outras ocasiões. Desculpe-me, senão for o melhor para a FAB, vai ser para quem então?” Não estava falando da… Read more »
Talvez serao somente dois ou tres, pois vao esperar os KC 390.
sds
GC
O contrato do treinamento em questão foi assinado com a ABSA CARGO, sede em Viracopos. O treinamento de pilotos da FAB em companhias civis já é corriqueiro, e muito proveitoso. À época da implantação do 2GAV6, os pilotos realizaram o treinamento nos ERJ-145 na extinta RIO SUL. Voei lá 353:00, entre outubro de 2000 a maio de 2002, onde fui formado comandante e instrutor. No caso do GUARDIÃO, éramos 12 pilotos. O treinamento não necessita ser concluído antes da entrega da primeira aeronave.
Isso inclui Ground School?
Acredito que poderá ser realizado na Flight Safety, juntamente com o simulador.
“Mayuan
21 de dezembro de 2013 at 12:33 #
Prezado Carlos,
Parece que você não entendeu o que eu disse mas isso acontece, logo, vamos esclarecer pra ficar tudo certo.”
Caro Mayuan
Só me resta uma coisa:
Mil desculpas colega, mil desculpas mil vezes !
Isso é que dá “pegar” o bonde andando, ops o avião decolando.
Estimado Rinaldo Nery,
“juarezmartinez
21 de dezembro de 2013 at 7:16 #
A IAI/FAB já tem as duas células “lokadas” que atendem aos requsitos do projeto, estão agora tentando costurar o negócio e já receberam luz verde para ir procurar uma terceira.
Uma negócio chamado Missão no Líbano acelerou as coisas…”
Pode comentar algo sobre as compras e como está e em que fase com a IAI dos KC-767 ? É a versão ER está correto?
Prezado Carlos, de minha parte está tudo bem. Gosto das divergências que existem aqui pois enriquecem o debate. Quando, ainda por cima ocorrem com cordialidade como em nossa situação, melhor ainda pois todos ganham com um bom ambiente.
Grande abraço.
Carlos Alberto, não tenho informações sobre o andamento do processo. O que sei é que são duas unidades, versão ER. As células não serão compradas da IAI, obrigatoriamente. Me parece que já há autorização para a efetivação da despesa.
Na realidade, o Planalto está interessado numa aeronave com alcance maior do que o VC-1, e a missão REVO é um bom disfarce pra não despertar a ira da opinião pública, e atende também à FAB.