Tira-teima: raio de ação dos Sukhoi Su-30MKV da Venezuela
No post “Raio de ação dos caças Su-30MKV da Venezuela: você está seguro?” reproduzimos um gráfico de um fórum venezuelano em que são mostrados os supostos raios de ação dos caças Sukhoi Su-30MKV venezuelanos, com e sem reabastecimento em voo. As distâncias apresentadas são as divulgadas na Internet, muitas vezes como sendo o alcance da aeronave, outras como raio de combate.
Para ajudar a tirar a dúvida, reproduzimos acima um gráfico do livro “Su-27 Flanker Story”, de Andrei Fomin, que mostram o raio de combate do Su-27 e o alcance em voo de grande altitude, em comparação com outros caças rivais.
O gráfico acima é apenas com combustível interno para todos os modelos citados.
Precisa levar em consideração, também, que os dados para Su-30 e Su-27 são diferentes, conforme o próprio site do fabricante (link que o leitor Penguin oportunamente lembrou, no outro post): Su-30MK Maximum flight range (with rockets 2xR-27R1, 2xR-73E launched at half distance): – at sea level, km 1,270 – at height, km 3,000 – with one refuelling (at 1.500 kg fuel remaining), km 5,200 – with two refuellings in flight, km 8,000 Maximum airborne time (pilot-dependent), hours 10 http://www.sukhoi.org/eng/planes/military/su30mk/lth/ Su-27SK: Maximum flight range (with rockets 2xR-27R1, 2xR-73E launched at half distance): – at sea level, km 1,340 – at height,… Read more »
off topic
Excelente entrevista com Paulo Gastão, diretor de projeto do KC-390, no defesanet.
Li a entrevista, muito boa!
BREAKING NEWS – desculpem o spam:
Dilma anuncia caça às 17h00
Acaaba de sair na Bloomberg.
Abs \o/
Os conceitos que são importantes deveriam ser:
+ Raio de ataque (ar-sup)
+ Raio de combate (ar-ar)
+ Raio de interceptação (ar-ar)
+ Alcance de translado
Nunão, uma dúvida básica: os SU-30MKV tem sonda e capacidade para reabastecimento? A venezuela possue reabastecedores operacionais?
Raio de combate real dos SU-30MKV venezuelanos:
Decolam da base, sobem até FL 100 quando são detectados pelo AEW adversário e então engajados e abatidos por mísseis BVR de caças em PAC antes mesmo que saibam o que está acontecendo.
E falo isso pela Colômbia, Chile e Brasil, pra não me alongar demais no assunto.
Com os AEW e Gripen, mudou-se totalmente a balança de poder no T.O.
FAB manda, como tem que ser, sempre. Agora uma cadeira no conselho de segurança da ONU, apoiada por Suécia e Rússia até que cai bem.
“rommelqe em 18/12/2013 as 21:15
Nunão, uma dúvida básica: os SU-30MKV tem sonda e capacidade para reabastecimento? A venezuela possue reabastecedores operacionais?”
Rommelqe, sinceramente eu não sei. Vou ter que pedir ajuda aos universitários.