Caças Mirage F1 franceses fazem última campanha de tiro ar-solo
Realização do último exercício do tipo sinaliza a proximidade de desativação da aeronave, que poderá significar tanto a dissolução do esquadrão quanto o seu reequipamento com o Rafale
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Mais uma página está sendo virada na Força Aérea Francesa (Armée de l’air). Em novembro, os jatos Mirage F1 franceses que hoje operam apenas no Esquadrão de Reconhecimento (ER) 2.33 “Savoie”, mas que entre meados da década de 1970 e boa parte da década seguinte foram os principais caças em operação na França, realizaram a sua última campanha de tiro ar-solo.
Quando a última campanha de tiro (geralmente anual) é anunciada, costuma significar que dentro de um ano a unidade deixará de existir ou será reequipada com um novo caça. Foi assim com diversas dissoluções e reequipamentos nos esquadrões franceses ao longo dos últimos anos, como se pode ver nos links ao final desta matéria e, por isso, uma ou outra opção deve estar no planejamento do esquadrão “Savoie” ao longo de 2014. Vale dizer que, apesar da necessidade francesa de reduzir as entregas do Rafale nos próximos seis anos, o excedente de exemplares já recebidos e os programados para 2014 devem ser mais do que suficientes para a formação de um quarto esquadrão de linha de frente do novo caça, na Força Aérea Francesa.
Como exemplos de desativações e reequipamentos dos últimos anos, alguns esquadrões equipados com o Mirage 2000C foram recentemente dissolvidos e suas aeronaves remanejadas para outras unidades, ao passo que um novo esquadrão de Rafale era criado (o Gascogne). Ao mesmo tempo, o esquadrão Normandie-Niémen, que anteriormente operava o Mirage F1, foi reequipado com o Rafale, enquanto outro operador do Mirage F1, o esquadrão Belfort, foi dissolvido.
Alguns detalhes da última campanha de tiro dos Mirage F1 franceses
A campanha de tiro ar-solo foi realizada entre 15 e 28 de novembro na Base Aérea 120 de Cazaux, para onde foram desdobrados oito jatos Mirage F1CR (monopostos) e dois Mirage F1B (bipostos), normalmente estacionados na Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan.
Os pilotos da unidade puderam empregar armamentos com F4 (bomba de queda livre de exercício), LGTR (bomba guiada de exercício), canhões de 30mm, além de bombas MK82, GBU 12, GBU 16 e GBU 22, com prioridade de instruir e qualificar novos pilotos.
A Força Aérea Francesa publicou um dossiê completo sobre essa última campanha de tiro dos caças Mirage F1, incluindo uma tabela muito interessante sobre os armamentos ar-solo reais e de exercício empregados (como os listados no parágrafo anterior) tanto por esse modelo quanto por outros caças franceses, incluindo o Mirage 2000 e o Rafale. Clique aqui para acessar o dossiê, em francês.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de informações de originais em francês)
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O mais belo dos Mirage…. e talvez um dos mais belos de sua geração.
Quantos poderiam estar operacionais ??
Sds.
Baschera, Conforme vi há algum tempo, a Força Aérea Francesa mantém cerca de 20 operacionais, o que é a dotação normal de um esquadrão(lembrando que, exceto os poucos bipostos, esses remanescentes são da versão criada especialmente para reconhecimento, embora possam cumprir missões de interceptação e de ataque, como vimos no Báltico e no Mali, recentemente). Assim, mais ou menos metade foi para a campanha de tiro e metade ficou na base. Quanto a outras forças aéreas, há uns gatos-pingados aqui e ali. Aproveitando, vale lembrar que na Espanha acabaram de ser desativados, como vimos em notícias anteriores, mas conversando outro… Read more »
Bom e bonito.
Mas de 700 unidades fabricadas. Escala!
@Bachera
Eu ainda achomais bonito o Mirage 50 venezuelano:
http://www.airteamimages.com/pics/113/113448_big.jpg
…mas realmente o F.1 fotografa muito bem em diversos ângulos.
Acho que o caça que tem menos ângulos feios é o F-16, mas no geral ninguém chega perto do gatão…
Clésio, aproveitando a bela foto que você colocou: Você sabe se a Venezuela ou algum cliente externo da família Mirage III / 5 / 50 realmente chegou a incorporar o Cyrano IV do Mirage F1 em algum dos pacotes de modernização oferecidos pela Dassault nos anos 80? Minha dúvida também é, em caso positivo, se alguma integração chegou a ser feita com o míssil Super 530 usado nas versões iniciais pelo Mirage quem sabe com instalação sob o pilone central. Pergunto porque nunca achei uma informação confiável a respeito, sem falar que os Mirage 50 foram pouco fabricados (e havia… Read more »
Magníficos.
Há um video no youtube de um deles no Chade, a uns 500 nós, andando a poucos metros acima de uma estrada empoeirada. So procurar crazy french pilots.
Concordo, bela foto – nota 10, se estivesse “armado” seria
nota 12.
“Colombelli
17 de dezembro de 2013 at 18:31 # ”
Peço licença, tomei a liberdade:
http://www.youtube.com/watch?v=XUBWdhwJTT0
Pra quem gosta…só escolher a sua….
https://www.google.com.br/search?tbs=simg:CAESYBpeCxCo1NgEGgQIAAgDDAsQsIynCBo1CjMIARINigGNAQThA0Y13wOJBxogx_1xSM6bsTFXpUsDbjei4lcksa3taPFXQp7i7efez6TUMCxCOrv4IGgoKCAgBEgTppgOoDA&tbm=isch&sa=X&ei=m8WwUpOuIMbboATR14H4DA&ved=0CDUQsw4&biw=1024&bih=498&q=mirage%20f1
Sds.
Pode ser um tampão? Provavelmente. E muito provavelmente também a própria frança deve ter uns 100 estocados, assim como tem o 2000c. É o melhor tampão? Não, nem de longe. Os mísseis 530 saíram de linha, os magic 2 são meio ceguetas e os micas (que imagino que esses que estão saindo de cena, estejam capazes de operá-lo), caros demais. Além de que a manutenção dele também é caríssima, e, não é tão compatível com a aviônica israelita quanto o delta. Quanto à beleza, concordo. Muito mais bonitos que aeronaves muito mais atuais. Mas se for por beleza, coloca os… Read more »
Ivany, Os caças da Força Aérea Francesa que operam mísseis MICA são Rafale e Mirage 2000-5. Já os Mirage F1 operam hoje apenas o Magic 2 – veja a foto de recente desdobramento no Báltico: http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/05/Jatos-Mirage-F1CR-franceses-desdobram-se-no-aeroporto-de-Kaunas-na-Litu%C3%A2nia-foto-MD-Fran%C3%A7a.jpg Além disso, não creio que haja uma centena de Mirage F1 estocados na França, já que a desativação vem ocorrendo há muito e o normal é exemplares não distribuídos para outros esquadrões (o que não é o caso, pois este é o último) e que não sejam adquiridos por algum interessado tenham suas peças aproveitáveis retiradas e o resto reciclado. Por fim, creio que… Read more »
Nunão, até você comentar isso eu sempre achei que o Mirage 50 (atualizações dos IIIE e V) venezuelano tivesse o Cyrano IV. A página da Dassault diz que esse radar e o Agave (que foi usado também no Jaguar indiano) do Super Etendart eram opcionais no Mirage 50, mas não afirma categoricamente que os exemplares venezuelanos os receberam. A página do Greg Goebel (Air Vectors) que me parece um entusiasta que se preocupa muito com as suas fontes de consulta, também não afirma diretamente que eles receberam esse radar. E eu não estou em posse de nenhum livro que conte… Read more »
De fato, Clésio, foi justamente por isso que a questão me ocorreu e perguntei.
O que já lembro de ter lido a respeito deixa um certo gosto de inconsistência, tanto em relação a quais exemplares receberam o Cyrano IV nas modernizações (e se algum armamento diferente veio junto) e quais não receberam, quanto em relação a esse outro ponto que você levantou, sobre o Mirage III com Avon.
Pois é Martini
Pensei que este ultimo f1 poderia ter recebido radar compatível com o mica. Portanto, fica ainda pior a situação para escolha de tampão. Imaginei que houvessem muitos estocados porque a frança sempre foi a operadora majoritária deles, mas como a desativação vem sendo progressiva, provavelmente eles devem ter sido mesmo canibalizados.