T-Xc da Novaer: peças primárias do protótipo já estão prontas
Novaer informa status da fabricação do protótipo do T-Xc, monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar
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A Novaer informou na sexta-feira, 29 de novembro, que estão prontas todas as peças primárias do protótipo do T-Xc, bem como muitos dos seus conjuntos estruturais. Dentre as peças e conjuntos prontos estão todas as superfícies de comando, cone de cauda e partes estruturais primárias da fuselagem do primeiro protótipo de sua aeronave, o monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar, T-Xc.
A fabricação deste seu primeiro protótipo encontra-se em plena fase de montagem, na qual são feitas a colagem dos conjuntos e integração dos sistemas. As atividades em andamento no momento são a colagem das nervuras nas asas (a longarina principal está colada), instalação dos sistemas e das superfícies de comando nas asas e nas empenagens.
As próximas etapas serão a colagem das cavernas, instalação dos sistemas na fuselagem, ensaio de carga limite nas asas, ligação da fuselagem central com o cone de cauda e ligação asa-fuselagem. Ao final do processo, serão então instalados os equipamentos (motor, sistemas elétricos, aviônicos e instrumentos, comandos de vôo) em preparação para os testes de solo e voo.
As fases do programa T-Xc, segundo informações da Novaer
Fase de prototipagem
Compreende as atividades de concepção, projeto, engenharia, desenvolvimento e fabricação do protótipo do T-Xc, a partir do avião “prova de conceito” K-51, conforme o contrato de subvenção firmado com a FINEP. Esta fase teve início em junho de 2010 e conclusão prevista para 2013. As atividades previstas nesta etapa estão sendo custeadas com os recursos de subvenção da FINEP e investimentos da empresa. Atualmente, a NOVAER encontra-se na etapa de construção dos ferramentais a serem utilizados na fabricação das estruturas em fibra de carbono, e fabricação de partes do protótipo T-Xc.
Fase de certificação
Compreende as atividades de análises de engenharia, testes e ensaios em laboratórios e em voo, para a certificação de cada versão da aeronave, a ser requerida junto à FAB para a versão treinador designada T-Xc e junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para a versão transporte designada U-Xc.
Fase de fabricação
Compreende a etapa de construção das instalações industriais da NOVAER, incluindo edifícios, escritórios, ferramentais, estrutura de suporte e pós-venda, bem como um Centro de Tecnologia de Compostos (o “CTC”). Com dois objetivos gerais: (a) permitir à NOVAER deter um parque fabril moderno e compatível com o planejamento estratégico de seus negócios; e (b) manter um núcleo industrial que, além dos impactos decorrentes do negócio, possa oferecer a empresas e entidades de PD&I, públicas e privadas, uma estrutura moderna de pesquisa em materiais compostos e produtos aeroespaciais.
FONTE / TABELA / IMAGENS: Novaer (clique no link para saber mais sobre o T-Xc e o U-Xc)
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Achei que só a fuselagem seria em composto, enquanto a asa seria em metal. Engano meu. Integralmente em material composto. Fibras de carbono e de vidro aguentam os esforços que uma aeronave militar será submetida?
off topic
Avião Embraer 190 das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) caiu na Namíbia. (Veja)
Quem suporta o esforço é a longarina estrutural e não o revestimento que pode ser de meta, composites ou tela.
Groo
Sim, entendo. Mas pelo que pude compreender da leitura acima, a longarina também seria em material composto. Ou não?
Lembro de ter lido que o Kovacs, antes de projetar o T-XC estava trabalhando em um acrobático com estrutura 100% de composto, para a classe unlimited, que sofre esforços no mesmo nível (ou talvez até pior) do que treinadores militares primários.
Confio plenamente na experiência do Kovacs (que é muita). Acho que o T-XC deve se tornar uma aeronave fantástica. E o U-XC dá vontade de comprar um, pois parece do mesmo nível de um Cirrus, mas com um toque especial do Kovacs no desenho. Deve fazer muito sucesso.
Caro Marcos, As superfícies aerodinamicamente ativas das asas sofrem basicamente tensões de membrana (biaxiais ) o que favorece o emprego de materiais compostos. A justaposição destas superfícies a uma estrutura principal (compondo as cavernas da asa) pode até ser sobre materiais compostos também, mas não dá para ver nas fotos, dando a entender que esta aparentemente seria em alumínio. No engastamento das raízes das asas com o corpo, as tensões decorrentes de torsões compostas com flexões normalmente são melhor tratadas com o uso de elementos metálicos (podem ser usinados a partir de blocos maciços usando fresas de cinco eixos). Mas… Read more »
Caro rommelqe! Parabéns pela elucidação técnica da possível estrutura e composição de longarinas da aeronave, foi uma das mais completas e com fundamentos técnicos que já li por aqui.
Quanto ao “Unasur”, a DIRMA, o CTA,EAV, EMA, o e o bispo da igreja já avisaram que vamos entrar em outra fria, mas os barbudinhos do Itamaravilha não vão sossegar enquanto não inviabilizarem a FAB, com suas elocubrações masturbológicas alucinógenas.
Grande abraço
Caro Rommelq o seu comentário sobre a concepção técnica do projeto da NOVAER para mim foi proveitoso, quanto ao que a UNASUR propoem eu não avalio como imperfeito ou impossível de ser levado acabo. A idéia esta correta ter uma aeronave padrão de treinamento para as FA do bloco destes paises desde claro que exista uma estratégia comum a ser compartilhada, seja no desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma aeronave seja em sua cadeia produtiva e no comércio desta versão para fora do bloco. A questão é que de boa intenção o inferno ta cheio mas quem sabe a execeção quebre… Read more »
Muito melhor que aquela porcaria bolivariana!
Lembra muito o Neiva T-25.