KC-390: BAE System amplia parceria com a Força Aérea Brasileira
A BAE Systems divulgou nota na terça-feira, 19 de novembro, sobre a assinatura de um contrato de cooperação industrial com a Força Aérea Brasileira (FAB), como parte do acordo de fornecimento do sistema de controle de voo e das alavancas laterais de comando ativas do KC-390, avião de transporte que está sendo fabricado pela Embraer. É o primeiro contrato deste tipo, concluído como parte do programa KC-390.
Segundo o Dr. Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral da área de Soluções Aeronáuticas Comerciais da BAE Systems. o acordo “tem como objetivo gerar novas oportunidades para a indústria aeroespacial do país. Serão prestados serviços de manutenção e treinamento em desenvolvimento de software, bem como reparos e modernizações do sistema de controle de voo da aeronave, a serem executados no Brasil. Também propusemos a execução de alguns trabalhos de montagem final, no país, para os produtos do KC-390”.
O brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave e Combate (COPAC), da FAB, que coordena o programa KC-390, afirmou: “O Programa KC-390 abre uma grande oportunidade para a evolução da indústria aeroespacial brasileira. Temos o prazer de constatar que a BAE Systems assumiu compromissos estratégicos junto a nossos esforços. A empresa será uma parceira importante no fornecimento de soluções tecnológicas ao Brasil, apoiando o desenvolvimento e a futura operação da frota de aviões KC-390”.
O KC-390 é um avião a jato de transporte com a capacidade para ser reabastecido em voo e ser usado no abastecimento de outras aeronaves, tanto em voo como em terra. A BAE Systems fornecerá os componentes eletrônicos, viabilizando um controle do tipo 100% fly-by-wire, além das alavancas laterais de comando ativas – o que há de mais moderno em tecnologia de inceptor -, que permitem aos pilotos um melhor desempenho para pilotar e manobrar a aeronave por meio de indicações táteis.
“Temos o compromisso de trabalhar estreitamente com clientes brasileiros e com a indústria local”, explicou Jim Reid, gerente-geral da BAE Systems no Brasil. “Este contrato é mais uma comprovação de nossa intenção, assim como foi com entrega final dos navios-patrulha oceânicos à Marinha do Brasil, e com nossa parceria com o Exército Brasileiro na modernização de sua frota de veículos M113”. Desde 1998, a partir de seu escritório em Brasília, a BAE Systems tem dado suporte às Forças Armadas Brasileiras, na área de canhões navais, radares e veículos blindados.
FONTE: BAE Systems (divulgação G&A comunicação)
IMAGENS: Embraer
VEJA TAMBÉM:
- BAE Systems e Goodrich participarão do programa KC-390
- Fábricas de Évora da Embraer já produzem peças para novo avião militar KC-390
- Goodrich selecionada mais uma vez para o programa KC-390
- BAE Systems testa aeronave pilotada a distância no Reino Unido
- Primeiro cliente do KC-390 da Embraer pode não ser a FAB
- BAE Systems entrega o QF-4 número 300 à Força Aérea americana
- Embraer quer cargueiro a jato KC-390 competindo com maiores do mundo
- Conversações para fusão BAE Systems / EADS foram abandonadas
- BAE Systems vai continuar monitorando Hornets australianos
- BAE Systems atualiza capacidade do Hawk Sul-Africano
O KC-390 abrirá uma interessante oportunidade para os pilotos de transporte da FAB.
Eles, assim como os pilotos de caça, terão que ser treinados na arte de acertar a cesta.
Será que seria mto caro pra fazer este ponto de reabastecimento retractil?
sds
GC
E uma opção para lança?
Há (ou houve) alguma aeronave desse porte para reabastecimento por cesto?