Troca de guarda na Guarda
Sai o F-16, entra o F-15. Essa foi a grande mudança na 144ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional da Califórnia. Na bela imagem acima o coronel John York (comandante de Operações) lidera um elemento pilotando um F-15, tendo como ala um F-16 pilotado pelo tenente-coronel Col. Sean Navin (comandante do 194º Esquadrão de Caça).
Essa foi a última missão do F-16 na 144ª Ala, pois seus Falcons foram transferidos para a 162ª Ala de Caça de Tucson, no Arizona, devido ao reequipamento da 144ª Ala com o F-15 Eagle. Clique na imagem para ampliar para cerca de 1.200 pixels de largura ou clique aqui para acessar a original, em alta resolução.
FONTE / FOTO: USAF (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
Os eua não conseguiram produzir um caça que na prática seja melhor que F-15 e F-14. Tanto que os F-14, apesar de desativados estão no deserto “estranho”. E os f-16 virando alvos aéreos reais.
Mas taí uma alternativa; Os eua poderiam vender os f-16 a/b e c/d por 10% do preço do Gripen para banânia. E todos ficariam felizes (de preferência com a suíte IAI/Elbit/Lahav para possível compatibilidade com os f-5banânia, amx e os futuros mirages 2000-+- provenientes do Qatar.
Foto em alta resolução! Me gusta 🙂
Clésio, Apesar do ângulo da foto não permitir ver todo o armamento, é de se supor que esse F-15 esteja carregando seis AIM-120 além dos dois AIM-9, não? Interessante também notar, no Eagle, a diferença de diâmetro das carenagens de eletrônicos instaladas no alto de cada uma das superfícies verticais. Algo que não me lembro de já ter reparado. Pelo que entendi vendo uma cutaway agora (embora seja de um F-15E), apenas a carenagem maior abrigaria RWR, enquanto a menor abriga antenas de ECM. http://references.charlyecho.com/Aviation/McDonnell%20Douglas/F-15E/Cutaway/boeingmcdonalddouglasf1.jpg De resto, um belíssimo exemplo de hi-lo mix, nesta foto em ângulo privilegiado para mostrar… Read more »
Olhei a imagem em alta resolução. Impressiona!
Coisas que me chamaram a atenção:
No F-15:
– O tamanho da carenagem do motor é de assustar;
– Não há armamento de ponta de asa;
– Todo aquele armamento está agrupado em um bloco só, sem separação, sem aquela conversa todo do F-18, que tiveram de entortar tudo para fazerem lançamento com segurança;
– Ponta de asa “arredondada”;
No F-16:
– Não é visível, e não sei que solução deram, para a regra de área, facilmente observável no F-5.
Brasil ficaria bem com 60 unidades de cada: F-15 e F-16.
Para treinamento: M-346.
Composição fotográfica e militar perfeita. 🙂
Marcos, a regra da área foi abandonada em boa parte (para não dizer todos, com a notável exceção do Mirage 2000) os caças projetados depois de 1970. A razão de ser era diminuir o arrasto em velocidades transônicas, em aeronaves com pouca potência, como o F-5 e o Mirage III. Na década de 70 os turbofans permitiam aeronaves com excesso de potência, então o artifício da regra da área caiu em desuso. Outro exemplo de recurso comum e que caiu em desuso foi o controle de rolagem por spoilers, tão em voga nas décadas anteriores. O único traço da regra… Read more »
“Iväny Junior
17 de novembro de 2013 at 13:57 #
Os eua não conseguiram produzir um caça que na prática seja melhor que F-15 e F-14. Tanto que os F-14, apesar de desativados estão no deserto “estranho”. E os f-16 virando alvos aéreos reais.”
Talvez pq os F-16 foram produzidos em números absurdamente maiores que os F-14 ? =D
Realmente Alfredo Araujo
Porém, a conservação quase que intacta dos F-14 naquele deserto do Arizona que propicia alto grau de conservação, bem como, não foram utilizados como alvos reais de treinamento, como também não foram os F-15.
Eu fico imaginando como os nossos pilotos se sentem ao saber que apesar do trabalho monstruoso de fazer os f5bm voarem e serem vetores minimamente capazes, nos EUA, máquinas muito melhores são destruídas para testarem a mira de mísseis.
Link sobre esse deserto.
http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/fotos-e-video-es-pan-to-sos-mais-de-4-mil-aparelhos-no-maior-cemiterio-de-avioes-do-mundo/