US$ 457 milhões em armas, apoio e equipamentos para os F-16 romenos
Governo Romeno requisitou o pacote via FMS para equipar os 12 caças F-16 Block 15 MLU adquiridos de Portugal
–
Segundo notificação da DSCA (Agência de Cooperação em Defesa e Segurança dos Estados Unidos) ao Congresso dos Estados Unidos, a Romênia solicitou, via FMS (programa de vendas militares ao exterior), um pacote de armas, equipamentos e apoio no valor estimado de 457 milhões de dólares para os 12 caças F-16 Block 15 MLU adquiridos de Portugal, e que serão transferidos para a Força Aérea Romena.
Dentro do pacote, estão incluídos:
- 30 mísseis AIM-120C AMRAAM (mísseis ar-ar avançados de médio alcance), além de cinco exemplares para treinamento (Captive Air Training Missiles – CATMs)
- 60 mísseis ar-ar AIM-9M Sidewinder, além de quatro exemplares para treinamento (CATMs)
- 48 lançadores LAU-129
- 10 unidades de bombas guiadas GBU-12
- 12 mísseis AGM-65H/KB Maverick, além de quatro exemplares para treinamento (CATMs)
- 13 sistemas integrados de navegação por posicionamento global / inercial (EGPS/INS – Embedded Global Positioning Systems/Inertial Navigation Systems) com dispositivos de segurança GPS, embarcados, e três pods AN/ALQ-131 de contramedidas eletrônicas;
- 15 sistemas de distribuição multifuncionais de informação, em terminais de baixo volume (Multifunctional Information Distribution System/Low Volume Terminals)
- 2 sistemas de apoio em solo para os sistemas de distribuição multifuncionais de informação
Ainda segundo a nota da DSCA, também estão incluídas peças sobressalentes e de reparo, equipamento de apoio, serviços de transporte, apoio de aviões reabastecedores, serviços de reparo e devolução, desenvolvimento e integração de software, treinamento de pessoal, publicações, dados técnicos, além de outros elementos diversos de treinamento, logística e apoio. Além da capacidade de autodefesa da Romênia, os equipamentos deverão garantir a interoperabilidade dos caças com aviões dos Estados Unidos e de outras nações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Como principais contratantes, foram citadas na nota as seguintes empresas com instalações nos Estados Unidos: Elbit Systems of America (Fort Worth, Texas), Pratt and Whitney (East Hartford, Connecticut), BAE Systems Inc. (Arlington, Virginia), Lockheed Martin Corp. (Fort Worth, Texas), Northrup Grumman Aerospace Systems (Redondo Beach, California), ViaSat Inc.(Carlsbad, California), Data Link Solutions LLC (Cedar Rapids, Iowa), Snap-On Inc.(Kenosha, Wisconsin) e Booz Allen Hamilton Engineering Services, LLC (McLean, Virginia).
Como de praxe em notas da DSCA, foi informado que não há acordos de offset conectados à possível venda, que ainda precisa ser concluída.
FONTE: DSCA (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS (meramente ilustrativas): Lockheed Martin
VEJA TAMBÉM:
- Portugal vende 12 caças F-16 à Romênia por 78 milhões de euros
- Romênia pretende finalizar compra de caças F-16 de Portugal até junho
- Veja belas imagens dos F-16 portugueses e conheça seu programa de MLU
- Ministro da Defesa de Portugal confirma negociações para venda de uma dezena de caças F-16
- Entre novos e modernizados, 1.200 caças F-16 já saíram da belga SABCA