Bombardeiros Tu-160 russos pousam na Venezuela outra vez
Segundo reportagem publicada já na madrugada (horário russo) de 29 de outubro pela Ria Novosti, dois bombardeiros estratégicos Tu-160 “Blackjack” decolaram na segunda-feira da Base Aérea de Engels (região do Volga) no sudoeste da Rússia e pousaram na Venezuela. As informações foram dadas pelo Ministério da Defesa russo.
Nota do ministério informou que os bombardeiros com capacidade nuclear “voaram sobre o Caribe, o Pacífico Leste e ao longo da Costa Sudoeste da América do Norte, e então pousaram no aeródromo de Maiquetia, na Venezuela”. Foram mais de 10.000 quilômetros cobertos num voo sem escalas de 13 horas. Quando voavam próximo ao espaço aéreo norueguês, dois caças F-16 da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decolaram da Base Aérea de Bodo para monitorar os bombardeiros russos.
Ainda segundo o Ministério da Defesa da Rússia, a missão foi realizada “em linha com o programa de treinamento de combate”. Em 2008, bombardeiros estratégicos russos realizaram uma missão similar, seguida por uma visita de uma Força Tarefa Naval russa, que realizou exercícios conjuntos com a Marinha Venezuelana. A Ria Novosti completou a reportagem com as informações (além de um infográfico, abaixo) de que o Tu-160 é um bombardeiro pesado supersônico, com asas de geometria variável, projetado para atacar alvos estratégicos com armas nucleares ou convencionais, em penetrações profundas em teatros de operação continentais.
FONTE / FOTO / INFOGRÁFICO: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
NOTA DO EDITOR 1: a visita de bombardeiros Tu-160 “Blackjack” russos à Venezuela, em 2008, foi noticiada aqui no Poder Aéreo na ocasião. Veja no primeiro link da lista abaixo.
NOTA DO EDITOR 2: se o Brasil adquirir caças Sukhoi, como foi o caso da Venezuela, será que vai receber de vez em quando a visita dos bombardeiros russos em suas bases aéreas?
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Fechem contrato com F-18 e condicionem a compra a visita anual de B-1B e B-2.
Exibição por exibição, a gente fica melhor assim.
Marcos, B-2 só se for apenas passagem né…
Edgar:
Claro que o B2 só de passagem. Se um dia, por algum motivo quiserem nos atacar, não vão precisar dele simplesmente porquê nossas “defesas aéreas” não são capazes de colocar impedimentos nem mesmo aos B-52, que dirá aos B-1B e muito mais ainda aos B-2. Não vale a pena gastar horas dos B-2 conosco.
Amigos,
E o nosso único caça capaz de interceptar um TU-160 vai sair de serviço no fim deste ano.
F-X2 já!
Abraços,
Justin
Fico imaginando se um dia a Venezuela decidisse comprar bombardeiros Tu-160. Aí sim a coisa ficaria séria.
Não adiantaria muito Augusto porque o país está uma zona, não estão pagando por nada que compram e toda a força aérea, independentemente da origem do equipamento, está com a manutenção capenga.
Fora o Salão Aeroespacial no centenário de Santos Dumont, alguma vez algum bombardeiro americano já esteve no Brasil???
Mayuan, na verdade comentei aquilo pelo fato de o B-2 não pousar em solo estrangeiro. Mas de qualquer forma, caso os americanos precisassem algum dia nos atacar, bastaria a eles enviarem alguns esquadrões de T-38 com meia dúzia de bombas de pequeno porte. Via Colômbia, dado seu alcance, eles tomariam Manaus, Rio Branco e Boa vista. Seria interessante ver os F-5 disputando o espaço aéreo contra seus “filhos” Talons. No tópico, se algum dia sofrermos ameaças como o Tu-160, teremos de pedir a bênção pro Tio Sam, ou, caso já seja tarde para o socorro americano, teríamos de pedir ajuda… Read more »
Ah se fosse um B-1B pousando na Colômbia…
É, Poggio, se fosse qualquer coisa americana pousando na Colômbia, ia ser uma gritaria daquelas.
Edgar
Os B-2 operam sim em territórios estrangeiro. É só lembrar, por exemplo, que muito recente os B-2 realizaram vários exercícios na Coréia do Sul.
Marcos, como falei, eles não pousam em território estrangeiro. Eles saíram da Base Aérea Whiteman, no Missouri, participam do exercício na SK e retornam à base:
http://www.globalpost.com/dispatch/news/afp/130328/us-flies-stealth-bombers-over-south-korea
http://www.cbsnews.com/8301-202_162-57576723/u.s-flies-b-2-stealth-bombers-to-s-korea-in-extended-deterrence-mission-aimed-at-north/
No total, a round-trip foi de 20.800 km.
Será que vão fazer como na outra vez e sobrevoar próximo aos nossos limites territoriais/marítimos/aéreos mesmo que sobre áreas internacionais e não enviaremos nada nem para acompanhar “de longe” como fazem outros países, Suécia, EUA, Japão e a própria Rússia ?!?!?!?
Antonio M, acho que nós, pela internet, acompanhamos estes bombardeiros mais de perto do que os parcos recursos que a área operacional da FAB recebe a permitem.
Edgar, entendi e concordo com esse último comentário também. Além disso, de que adianta mandar o F-5 perseguir um Tu-160. Ia atingir o Tupolev com o quê, um canopy solto?
De fato, Edgar, o B-2 não pousou na Korea, mas já pousou na Australia:
http://www.youtube.com/watch?v=lnotv_mvxj8
Mas, lógico, eles compraram os F-18.
Realmente, Marcos, este exercício de 2006 eu desconhecia.
http://www.af.mil/News/ArticleDisplay/tabid/223/Article/129279/green-lightning-exercise-strengthens-us-australian-ties.aspx
http://www.targetlock.org.uk/b-2/service.html
“On July 27th 2006 a B-2 landed in Australia for the first time (during exercise “Green Lightning”), to carry out an engine running crew change at Royal Australian Air Force Base Darwin. One of the two pilots who flew the B-2 back to Andersen AFB was Squadron Leader David Arthurton RAF, who was assigned to the 13th Bomb Squadron as part of a UK-USA exchange program.”
Se o B-2 pousou na Austrália então de fato ele não posou em base aérea estrangeira, afinal a Austrália é um estado semi-autônomo dos EUA correto? kkk (ironia mode: ON)
Cinquini,
Os já corriqueiros incêndios florestais australianos, estão querendo ter um papinho contigo…
Assim como os cangurús, as taipans, os tubarões branco, tigre e martelo, os ornitorrincos, aquelas aranhas do tamanho de um prato, o Taz mas não é o Marcelo, alguns talassínos que escaparam da extinção e até os coalas!!!
Qnto a algum dia algun T-160 visitar o Brasil, bem torçamos p/ o ac quebrar e a tripulação pedir asilo político.
Assim teremos tdos os motivos p/ internar o bombardeiro, lá no hangar do zeppelin em Sta Cruz.
Mauricio R.
ref.:29 de outubro de 2013 at 0:45
Fora o Salão Aeroespacial no centenário de Santos Dumont, alguma vez algum bombardeiro americano já esteve no Brasil???
Sim em Natal B-17 (não Xingue é a vsa. pergunta), B-24 e 25.
Principalmente os que seguiam para a Africa, Mediterrâneo e Itália.
Sim, e o Getúlio Vargas voou numa das B-17, na ocasião.