Voa quinto protótipo do PAK FA
A Sukhoi anunciou hoje que completou o primeiro voo de seu quinto protótipo do caça stealth T-50/PAK FA em Komsomolsk-on-Amur.
A aeronave movida pelos motores NPO Saturn 117 voou por 50 minutos e conduziu testes de estabilidade e do sistema de propulsão, disse a Sukhoi, acrescentando o relato do piloto de que o sistema da aeronave demonstrou um desempenho confiável.
Depois de completar os primeiros voos de teste, a aeronave irá se juntar a outras quatro aeronaves T-50/PAK FA para mais testes no centro de testes de voo da Rússia, nos arredores de Moscou, em Zhukovsky, disse a empresa.
O T-50/PAK FA voou pela primeira vez em 29 de Janeiro de 2010, e as cinco aeronaves iniciais já completaram mais de 450 voos, segundo a Sukhoi.
Abaixo segue o vídeo do primeiro voo do quinto protótipo:
FONTE: Flightglobal / VÍDEO: RT News
VEJA TAMBÉM:
- Caça T-50 impressiona especialistas
- Piloto da Força Aérea Russa voa PAK FA em missão de testes pela primeira vez
- Voa o quarto protótipo do PAK FA
- Terceiro protótipo do PAK FA é adicionado ao programa de testes
- Mistério: por que o segundo protótipo do PAK-FA parou de voar?
- Primeiro voo supersônico do PAK FA
- Fotos do voo do segundo protótipo do PAK FA
- Fotos do primeiro voo do PAK FA, o caça de 5ª geração russo
- Voa o primeiro PAK-FA
O avião é realmente bonito. E só!
O F-35 deve estar quase no 100º e segue cheio de problemas e sem soluções. Esse dai então…
O F-35 está no centésimo porque tem gente que estuda, mas não aprende com os erros do passado. A USAF já tinha se queimado nos anos 50 com essa prática de “ir ajeitando as coisas na linha de produção”.
Mas não estamos mais numa época de bonança e verbas sem fim. Se os EUA fosse mesmo um país de lei como dizem, muita gente estaria na cadeia por causa desse contrato vergonhoso do programa JSF.
Realmente é apenas bonito. Bonito e bom de verdade é o F-5.
Não acho que os russos queiram que o T-50 concorra com o F-35. Eles sabem que a computação embarcada no caça americano é muito mais avançada que qualquer outro vetor no mundo. E atingir este nível computacional não é o foco do projeto PAK FA. Acredito que a grande sacada dos russos é criar um caça de 5ª geração mais simples e acessível, de forma que seus maiores clientes dos Flankers tenham acesso a este tipo de tecnologia e consigam comprar algumas unidades do T-50. O Brasil já estava no projeto no início, saiu, e agora os russos querem nos… Read more »
Edgar,
Se para o Brasil a entrega fosse em 10 a 15 anos estaria excelente, um caça de 5ª geração entre 2023 a 2025, para uma Força Aérea que não tem nem um de 4,5ª, esta longe de ser um prazo ruim.
Em relação a ele já esta no quinto protótipo não quer dizer que estão muito avançados no programa, talvez estejam dentro do prazo, mas faltam tecnologias essenciais para desenvolver, o que quer dizer mais recursos.
Eu acredito que os russos o tornarão operacional antes de 2020, mas que algumas tecnologias só estejam prontas depois, principalmente os novos motores.
champs, por mais que ainda tenham itens a serem desenvolvidos, o aporte inicial que o Governo da Madam teria de alocar seria alto, justamente pelo fato de o projeto já estar em andamento.
E aporte alto, principalmente para Forças Armadas, é justamente o que a Madam não quer.
É capaz do SU-50 estar mais pronto que o F-35 em 2020. 🙂
De qualquer forma, acredito que a FAB deveria sim entrar nessa, mesmo que com entregas a partir de 2023. Até lá qualquer caça em forma de leasing supre as necessidades enquanto os F-5EM vão dando baixa.
[]’s
Apesar de achar o Sukhoi uma aeronave com um potencial enorme, principalmente se considerarmos o que temos e o preço que o F-35 deve atingir, acho que mais seguro, mais interessante e politicamente mais vantajoso seria o trio Gripen pra já (por leasing), Gripen E pra logo e FS-2020 pra quando estiver desenvolvido.
Como foi muito bem lembrado pelo Edgar, o aporte financeiro que a Sukhoi demandaria é algo que nem o PT quer agora nem o PSDB vai querer no futuro.
Off topic…por falar em novas aeronaves…
Parliamentary Documents Reveal Beginning Of Taranis Test Flights
http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_10_25_2013_p0-630512.xml
Os russos estão no caminho certo, com passos firmes e com inrvalos aceitáveis, esse caça vai custar uma fração do F-35, e mesmo estando atrás no que diz respeito a eletrônica embarcada (ao menos é o que dizem, pois ninguém viu o caça por dentro), é uma bela aeronave.
E essa bela aeronave tem em seu futuro apenas dois oponentes a altura, sem contar os Drones, mas ai é assunto para outra hora.
Não vejo a hora de ver esse T-50 disparando suas armas.
Abs.
Joner, na verdade já foram liberadas algumas fotos do cockpit do caça:
http://1.bp.blogspot.com/_TuAkBJMQV4U/S3RCi1ID8kI/AAAAAAAACaY/DwWitQweACU/s1600-h/3507x.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_TuAkBJMQV4U/S3RCa_1tcoI/AAAAAAAACaQ/Dc5r_Mkw-bo/s1600-h/img_6103_sm.jpg
É praticamente o mesmo do Su-35.
Caro Clesio os EUA é um pais de lei como é o nosso, o problema é que em se tratando de indústria bélica os interesses estão acima do ordenamento jurídico, sobre o F-35 eles estão apreendendo mesmo com erros, já os Russos gradativamente vão testando seu modelo e até aonde é possível se saber, estão na fase de testes então o caminho deve ser gradual e como bem lembrou o Joner o que o ocidente sabe sobre este caça é aquilo que os Russos liberam ou também o que a imaginação possa criar.