Venezuela interessada no jato supersônico L-15
Carlos E. Hernández
Segundo o periódico venezuelano Notitarde, a Venezuela estaria avaliando possibilidade de comprar aviões de treinamento avançado e ataque leve L-15, de fabricação chinesa, segundo um informe elaborado pelo Centro de Análises de Comercio Mundial de Armas (Cawat, em inglês), com sede em Moscou.
No documento são analisadas as possibilidades atuais e futuras de exportação do jato de treinamento russo Yak-30 e o seu semelhante chinês, o Hongdu L-15 “Falcon”, principal concorrente no mercado internacional.
Também foi dito que os clientes potenciais do L-15 são, principalmente, aqueles países que já operam o K-8 “Karakorum”, modelo atualmente empregado pela “Fuerza Aérea Venezolana”.
O L-15 “Falcon” é um avião de treinamento avançado e ataque leve, biturbina, supersônico, desenvolvido pela empresa chinesa Hongdu Aviation Industry Corporation.
FONTE: Notitarde (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)
VEJA TAMBÉM:
qual o motor que equipa o L-15?
Gostaria mesmo de saber se aquela especulação de exportar o radar Mectron SCIPIO-01 para a Rússia usar no YAK-130 está viva, congelada, morreu ou esbarrou em alguma “permissão” de tecnologia americana via a parceira Selex Galileo…
A parte da aquisição das armas russas (Pantsir e Igla) ANDOU para frente, mas da exportação do radar não se ouviu mais NADA…
http://www.aereo.jor.br/2013/02/16/brasileira-mectron-negocia-venda-de-radares-para-equipar-cacas-russos/
vamos ver, A Venezuela interessada em mais aviões, o Paraguai tá querendo super Tucanos, e até a Argentina,sim amigos desse site , até a Argentina que compra caças( Mirage F1 já no seu limiar da idade ) e nós quereremos nada, Pra frente Brasil tenho dito.
Caro eder albino
Segundo várias fontes, os dois motores que equipam o L15 são os mesmos motores do Yak-130, ou seja o turbofan russo/ucraniano AL-222.
Uma voa opção considerando a conversão operacional de caça.
O Brasil está precisando de um modelo com esse fim diminuindo o atrito dos F-5M e o caça que vier para o GDA, se não for o 5-M.
A Embraer poderia ter um produto semelhante ou até melhor do que esse, se tivesse dado continuidade ao estudo MFT-LF.
[]’s
Poggio,
Tem certeza de que são os mesmos motores? Pois o L-15 é supersonico e o Yak-130 ainda está na versão subsonica…seriam os mesmos motores mas com diferença de versão entre Pós Combustão?
Tem certeza de que são os mesmos motores?
carvalho2008
Corrigindo meu comentário. São os mesmos motores, mas com modificações.
Nao ta faltando um jato de treinamento para o Brasil?
Soldat, Teoricamente está faltando sim, depois da substituição do AT-26 Xavante pelo A-29 Super Tucano e da desativação do Xavante do Esquadrão Pacau, que apesar de ser um esquadrão de caça, recebia pilotos saídos do Super Tucano para um brevíssimo “estágio” em jatos antes de passarem para o F-5. Porém, creio que antes de um jato de treinamento o que está faltando, isso sim, é um novo jato de combate para o Brasil… Por hora, a transição de A-29 é feita diretamente para o F-5M. Não é ideal, devido ao pequeno número de células do modelo biposto (o que vai… Read more »
É PELO VISTO O karacú não fez sucesso , já caíram dois ou três na Venezuela, não vejo necssidade de compra do L-15 se o país já tem o “KARACÚ”, a não ser que esse seja um c…..o custo benefício de se ter dois aviões com praticamente a mesma função não deve ser nada boa, sei que o L-15 é supersônico e de ataque leve ,mas ataque leve ?Será que a Venezuela está precisando de um avião d ataque leve ?Ela precisa de um treinador avançado para os pilotos que saem dos tucanos para os SU-30, e ela já comprou!