‘Desafio Poder Aéreo’ 147
Esta é uma aeronave bastante curiosa, com uma história muito interessante. Desde o tipo do motor que usava até o envolvimento de um certo milionário excêntrico no seu projeto. Um “causo” da aviação que não pode passar desapercebido. Mesmo porque, como mostra a imagem acima, voou no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
AO comentário de mestre Roberto Santana acrescento apenas o nome “Coronado”.
Por que o nome dele era 990?
Qual era o modelo do motor?
Pesquisando na Web, a designação 990 deriva de sua velocidade máxima: Mach 0,91 ou 990 Km/h.
Os motores eram General Eletric CJ-805-23 turbofan, com 16.100lbf cada.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Convair_990)
isso mesmo asbueno.
Quanto ao motor, era a versão civil (sem combustão) do J-79 do Starfighter e do Phantom II.
Se a FAB não teve o seu Phantom, pelo menos a VARIG teve o seu motor!
Contam que o motor era um horror em termos de consumo.
Convair 990 Coronado.
Poggio, imagino o ruído do motor e a esteira de fumaça. Por outro lado a potência era vista na velocidade.
Marcos, já li algo a respeito do consumo também.
Com relação ao alto consumo, deve ter sido um dos maiores, senão o maior problema da aeronave.
Mesmo motor do Caravelle francês….
Quer construir a sua turbina ??
Os estudos iniciais (originais da NASA):
http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19770012125_1977012125.pdf
Sds.
Vou pedir uma informação com os colegas:
Certa feita, na semana passada, fui numa banca para comprar a revista Forças de Defesa (que ainda não tinha chegado), e acabei encontrando um livro (fino), sobre história da aviação militar.
Não me lembro do nome, mas era a primeira de duas edições, sendo essa contando até aviões de 1945, final da guerra. Não comprei porque era a ultima unidade, de demostração e estava sem embalagem e meio danificada.
Alguém saberia do que estou falando? A Capa é amarela ou laranja, algo assim?
Att.
Convair 880 Coronado!! Inicialmente encomendado pela Real Aerovias, foi operado pela Varig quando ela assumiu o controle da empresa do cmte. Lineu…
O 990 tinha uma espécie de carenagem nas asas…
Convair 990A Coronado, com motores GE J79, “herdado” da Real Linhas Aéreas.
Voei num desses quando era criança.
Oops, General Eletric CJ-805-23 turbofan, derivado do J79 militar.
Carcará:
Acho que só o 880 tinha essa carenagem, que originalmente era para ser um tanque de combustível.
Caracrá:
Ccho que fiz confusão. Era o 990 que recebeu essas carenagem, para ter um alcance maior.
Interessante é que o estabilizador vertical está um pouco à frente do horizontal. Talvez tenham tentado colocar uma regra de área ali, diferente do B.707, que os estabilizadores estavam todos juntos.
Caro Marcos
Realmente a “regra aérea” foi empregada do projeto do 990 (outro fato curioso da aeronave) para deixá-la mais rápida.
Ela pode ser melhor vista nas asas, com a introdução das carenagens do tipo “Kuchmann Carrots” (como muitos bombardeiros soviéticos tinham).
A ultima vez que foi visto em Suaamérica comercialmente ,acho que foi a finais de 70, com charters da espanhola Spantax a Montevidéu….
Tive a honra e a oportunidade de visitar a cabine de comando dos dois quadrijatos que operaram comercialmente no Aeroporto de Congonhas. O Comet IV da Aerolineas Argentinas e o “Coronado” da Varig. Como tinham reloginhos, mas muitos. As turbinas do 990 tinham um sibilar unico e característico, mas “Baschera” muito mais estridente que as do “Caravelle”. A Varig tentou usa-lo nas rotas domésticas, mas não prosseguiu. Realmete a aproximação e a decolagem eram inconfundíveis pois seguia-se o rastro da fumaça negra ao longe. E também a outra característica marcante eram as 2 corcundas em cada asa – tipo os… Read more »
Só para deixar mais claro.
As “Kuchmann Carrots” são essas “coisas estranhas” nas asas desse Victor.
Em muitos aviões os trem de pouco ficava embutido ali.