Saab confirma início da montagem do primeiro Gripen E de pré-produção
Em nota divulgada nesta quarta-feira, 3 de julho, a empresa sueca de defesa e segurança Saab informou que foi iniciada a montagem do Gripen de próxima geração, o Gripen E. A primeira parte a ser construída é a fuselagem frontal do primeiro avião de testes denominado 39-8, de pré-produção.
O avião de testes 39-8 será o primeira versão completa de pré-produção do Gripen E, e será utilizado para demonstrar novas características e capacidades. Os saltos tecnológicos do Gripen E já foram provados no programa do demonstrador do Gripen com a aeronave Gripen E/F demo. Esta voou mais de 250 horas na Suécia, Reino Unido, Índia e Suíça desde 2008. Na Suíça, os voos foram feitos a partir de Emmen em outubro de 2012 e em janeiro e abril de 2013.
Segundo a empresa, essa montagem foi precedida de um curto e intenso período de projeto, utilizando os mais recentes métodos e ferramentas, do chamado “Model Based Design” (projeto baseado em modelo). Agora, a construção do Gripen E se inicia com a fabricação e montagem de todas as partes da fusejagem, que é a parte da aeronave de maior tamanho e que mais tempo leva para ser produzida. Essas partes serão unidas e montadas para formar uma célula completa, fase que será seguida de um período intensivo de construção destinado a instalar cabos, montar sistemas, a cobertura externa e outros equipamentos.
Mais de 1.000 pessoas, na Saab, estão no momento trabalhando de forma dedicada ao desenvolvimento e produção do Gripen E, segundo a nota. Lennard Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, afirmou: “O que estamos experimentando agora é um salto em tecnologia para a Saab e a indústria aeronáutica global, pois podemos presenciar o mais recente e moderno caça sendo construído com o emprego dos mais recentes processos, métodos e ferramentas. Isso nos permite oferecer um caça ainda mais capaz e com custo do ciclo de vida ainda mais favorável.”
Sindahl completou: “Após anos de investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em projeto aeronáutico, podemos oferecer oportunidades únicas para transferência de conhecimento e de tecnologia, convidando indústrias de países clientes para trabalhar no Gripen E. O programa do Gripen E também vai continuar a fomentar o desenvolvimento tecnológico assim como a criação de empregos, tanto na Suécia quanto em outros países”.
Ainda segundo a Saab, o Gripen E se baseia no projeto de versões anteriores do sistema Gripen, oferecendo uma suíte de sensores de próxima geração, novos links (enlaces) de comunicação, arquitetura revolucionária de aviônicos, mais empuxo, tempo de voo aumentado, mais estações de armas e capacidade de carga, um painel totalmente digital incluindo HUD (visor ao nível dos olhos) e um sistema de guerra eletrônica totalmente novo.
Em 15 de fevereiro, a Saab assinou um acordo com a FMV (Swedish Defence Materiel Administration – administração sueca de material de defesa) referente ao desenvolvimento e modificação de 60 aeronaves Gripen E para a Suécia, durante o período 2013-2026, assim como para uma possível encomenda de Gripen E novos de produção para a Suíça.
FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
NOTA DO EDITOR: os destaques em negrito são nossos, referentes a assuntos de interesse para o F-X2, programa sobre o qual temos discutido nos últimos dias, neste espaço, se ainda oferece alguma chance de ser decidido. Afinal, “a fila anda” e outros países têm negociado participações importantes em programas de pelo menos dois dos concorrentes do F-X2: a Suíça em relação ao Gripen e a Índia em relação ao Rafale.
VEJA TAMBÉM:
- Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas
- Gripen realiza primeiros disparos de mísseis Meteor de produção
- Corte de metal para o primeiro Gripen E de testes foi feito pela Saab
- Gripen: Saab propõe passo além da versão E, o ‘opcionalmente tripulado’
- Futuro do Gripen: versão remotamente pilotada também está entre as opções
- Demonstrador do futuro pós-Gripen, versão em escala
- CEO da Saab diz que Gripen E/F será pelo menos 10% mais barato que o C/D
- Suíços voam demonstrador do Gripen F em Linköping e testam radar AESA
- Gripen na Suécia: parlamento aprova novos caças por ampla maioria
- Comitê Parlamentar de Defesa da Suíça só voltará a discutir Gripen em agosto
- Mais imagens do radar Raven ES-05 AESA no Gripen NG…
- Gripen na Suíça: Departamento de Defesa divulga versão não classificada do acordo-quadro com a Suécia
- Vídeo da equipe suíça testando o demonstrador do Gripen F
- Equipe suíça voa o demonstrador do Gripen F na Suécia
- Gripen Demo com radar AESA na Farnborough 2012
- Gripen E/F e sua carga de mísseis ar-ar: testes de hoje, possibilidades de amanhã
- Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
Ótimas notícias.
E o “caça de papel” vai paulatinamente deixando de sê-lo, para ódio e rasgação de roupas íntimas das hostes rafanáticas… 🙂
Onde é que assinamos pra ele substituir o tosco F5?
Esse bonde já perdemos. Boa sorte à Suécia e Suiça. 🙁
[]’s