Helibras entrega primeiro EC145 do mercado brasileiro no Paris Air Show
Com amplo espaço de cabine, modelo conta com mais de 240 unidades em operação no mundo, que juntas somam mais de 250 mil horas de voo
A Helibras entrega, em 16 de junho, o primeiro helicóptero EC145 do mercado brasileiro, durante a maior feira da indústria aeroespacial, o International Paris Air Show – Le Bourget, na França, que acontece de 15 a 18 de junho para profissionais do setor.
No Brasil, o EC145 na versão Stylence, será operado no mercado executivo, e deverá concentrar suas operações na rota São Paulo – Rio de Janeiro. “O interesse das grandes corporações nesse modelo se dá em função das agendas cada vez mais atribuladas de seus executivos, que os faz exigir não apenas agilidade no transporte, mas também um melhor aproveitamento do tempo despendido em trânsito. Como ele transporta até 8 passageiros e 2 pilotos com bastante conforto, algumas reuniões podem ocorrer, inclusive, durante o trajeto”, afirma Julien Negrel, diretor comercial da Helibras.
Entre as características mais marcantes da aeronave, está o amplo espaço de sua cabine, que, somada ao bagageiro, conta com 6,8 m³. Incluindo o posto de pilotagem são 8,08 m³ e nenhuma divisória, garantindo aos tripulantes e passageiros uma excelente visibilidade. Outros pontos fortes são a fácil manutenção, grande autonomia de voo, que lhe permite alcançar 680 km, e o fato de ser econômico no que diz respeito ao consumo de combustível.
O primeiro EC145 entregue ao mercado brasileiro vem equipado ainda com sofisticados equipamentos, tais como radar meteorológico, TAS, navegador com mapas eletrônicos de ruas e GPS integrado. Outra unidade com a mesma configuração já foi vendida para outro cliente corporativo do país e sua entrega está prevista para o final de 2010.
“Estamos honrados em entregar o primeiro exemplar do EC145 para o mercado brasileiro. Mais uma vez ampliaremos nossa gama de produtos e apostamos no sucesso desta aeronave em diversos segmentos, graças à agilidade e versatilidade deste modelo”, completa Julien Negrel. Com operação em 27 países, a frota mundial do EC145 é composta por mais de 240 helicópteros, com mais de 250 mil horas de voo. O líder da frota já acumulou mais de 4.000 horas de voo.
Ficha técnica – EC145
Peso máximo de decolagem: 3.585 kg
Carga útil: 1.793 kg
Carga externa: 1.500 kg
Capacidade: 1 piloto + 9 passageiros ou 2 pilotos + 8 passageiros
Velocidade máxima (VNE): 268 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 246 km/h
Alcance: 680 km
Potência máxima na decolagem: 738 shp por motor
Motor: 2 turbomeca Arriel 1E2
Comprimento com rotor girando: 13,03 m
Comprimento da fuselagem: 10,20 m
Altura: 3,45 m
Diâmetro do rotor principal: 11 m
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras opera desde 1979. A empresa conta com mais de 300 profissionais e mantém instalações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua planta, que tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil e militar. Desde sua fundação, a Helibras já produziu e comercializou no Brasil mais de 500 helicópteros, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. Mais informações: www.helibras.com.br
Sobre o Grupo Eurocopter
O Grupo Eurocopter foi fundado em 1992 a partir da fusão das divisões de helicópteros da francesa Aerospatiale-Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace. Hoje a companhia é uma subsidiária 100% controlada pela EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Com fábricas localizadas na França, na Alemanha e na Espanha, a companhia emprega mais de 15.600 profissionais e em 2008 registrou receita de 4,5 bilhões de euros. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.000 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. Mais informações: www.eurocopter.com
Sinceramente, como disse um colega de outro fórum, melhor trocar o nome de heliBRÁS para heliFRAN, pois de brasileiro mesmo só porcas e parafusos, além do estribo lateral. Todo o resto é francês mesmo, numa empresa que é apenas uma filial de capital majoritariamente francês e somente residual brasileiro. Projetar um heli aqui, então, só em sonhos mesmo.
Na verdade a empresa só monta kits. Pena….
Sds.
É eu acho engraçado ou melhor triste ver na pagina na HeliBrás ou HeliFran, que mostra entre os produtos da Helibrás o Tiger,e lá fala que é uma empresa que desenvolve helis, nem sei se o Esquilo é projeto nosso!
Essa empresa poderia ser bem mais !!
Sds.
Sopa
O Esquilo só teve o nome abrazileirado.
O Eurocopter “Ecureuil” ou “Esquilo” é um helicóptero leve desenvolvido pela Aérospatiale, hoje Eurocopter. É montado no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibrás). A nacionalização é praticamente inexistente.
Sds.
Sinceramente, como disse um colega de outro fórum, melhor trocar o nome de heliBRÁS para heliFRAN, pois de brasileiro mesmo só porcas e parafusos, além do estribo lateral. Todo o resto é francês mesmo, numa empresa que é apenas uma filial de capital majoritariamente francês e somente residual brasileiro. Projetar um heli aqui, então, só em sonhos mesmo.
Na verdade a empresa só monta kits. Pena….
Sds.
É eu acho engraçado ou melhor triste ver na pagina na HeliBrás ou HeliFran, que mostra entre os produtos da Helibrás o Tiger,e lá fala que é uma empresa que desenvolve helis, nem sei se o Esquilo é projeto nosso!
Essa empresa poderia ser bem mais !!
Sds.
Sopa
O Esquilo só teve o nome abrazileirado.
O Eurocopter “Ecureuil” ou “Esquilo” é um helicóptero leve desenvolvido pela Aérospatiale, hoje Eurocopter. É montado no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibrás). A nacionalização é praticamente inexistente.
Sds.