Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
–
Valor de 27,4 bilhões de CZK equivale a cerca de 1,4 bilhão de dólares ou 3 bilhões de reais – dados de relatório vão até dezembro de 2012
–
Segundo nota da Saab divulgada em 13 de junho, o programa de offset do caça Gripen para a República Tcheca já entregou 27,4 bilhões de coroas tchecas (aproximadamente 1,4 bilhão de dólares ou 3 bilhões de reais). A empresa sueca publicou relatório anual de desempenho do programa, com dados até 31 de dezembro de 2012.
O relatório, segundo a Saab, foi aprovado pelo Ministério da Defesa Tcheco, e documenta o preenchimento anual do programa de cooperação industrial que acompanha o “leasing” de 14 caças Gripen, por parte do Governo Sueco, para a República Tcheca. Entre os destaques, estão o valor acumulado de 27,4 bilhões de CZK até dezembro de 2012, 107% do total de obrigações em offset (equivalendo a 130% do valor do contrato de “leasing” do Gripen). Somente em 2012, as transações de offset corresponderam a 1,83 bilhão de coroas tchecas, e 49 transações de offset foram registradas até dezembro de 2012.
Outros destaques são o cumprimento das obrigações de offset indireto e, no caso do offset direto relacionado às áreas de Defesa e Aeroespacial, a meta é sua entrega por volta do final de 2014.
Segundo o vice-presidente da Saab para cooperação industrial, Jerry Sigfeldt, “o Programa de Offset do Gripen Tcheco está, certamente, entre os mais bem-sucedidos programas de cooperação industrial que a Saab já executou.” Segundo Sigfeldt, o programa está em preparação para ser finalizado no ano que vem, conforme o planejado.
Por parte dos tchecos, o general brigadeiro Ing. Pavel Bulant, que é diretor do escritório de armamentos do Ministério da Defesa da República Tcheca, afirmou: “O programa está nos satisfazendo e anda de acordo com as cláusulas do acordo de offset.” Ele também destacou a aprovação do relatório pelo ministério e a porcentagem de cumprimento que supera a obrigação (107%).
Na nota, a Saab afirmou que sua meta é criar projetos de offset que contribuam para o fortalecimento econômico de longo prazo de seus parceiros, tanto no setor de defesa quanto no civil. No caso do programa tcheco, o compromisso contratual é gerar cooperação industrial num valor equivalente a 130% do valor do contrato de leasing, o que representa 25,545 bilhões de CZK.
O acordo requer um mínimo de offset direto (transações nos setores de defesa, segurança e aeroespacial) equivalente a 20% do valor total do acordo de offset, e vem sendo realizado desde 14 de junho de 2004, indo até 31 de dezembro de 2014. Todos os seus aspectos são regidos por um acordo bilateral de cooperação industrial concluído entre a Gripen International e o Ministério da Defesa Tcheco. Este último tem o poder final de aprovar ou rejeitar as transações e valores de offset do programa, que também está sujeito a uma auditoria anual.
FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Saab e Ministério da Defesa da República Tcheca
VEJA TAMBÉM:
- Programa de compensação do Gripen na República Tcheca é um sucesso
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Gripens tchecos treinam reabastecimento em voo com A310 MRTT alemão
- Para conseguir desconto no ‘leasing’ do Gripen, tchecos alegam promover o caça
- Conversações ministeriais sobre o ‘leasing’ do Gripen na República Tcheca
- Gripen: tchecos decepcionados com o desconto sueco
- Gripen: suecos fazem proposta de ‘leasing’ 10% mais barata para tchecos
- Apertem os cintos, o Gripen não sumiu parte 2: República Tcheca
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Caças Gripen da República Tcheca cumprem alerta no Báltico
- Brigadeiro Juniti Saito visita base dos caças Gripen na República Tcheca
- ‘Hi-Lo Mix’ à moda tcheca
Essa terceira foto é espetacular.
Vader, deve ser a imagens desse tipo que o primeiro ministro tcheco, o “Necas de Pitibiribas” se referiu quando pediu desconto na renovação do leasing dos caças, alegando que os tchecos estavam ajudando a promover o Gripen!
http://www.aereo.jor.br/2013/03/16/para-conseguir-desconto-no-leasing-do-gripen-tchecos-alegam-promover-o-caca/
Os tchecos não tem nada a reclamar… fizeram um bom negócio…o resto é chororó…..
Sds.