Dornier Do 17 da Segunda Guerra Mundial é retirado do mar na Inglaterra
Uma equipe de resgate britânica tirou do mar um bombardeiro alemão da Segunda Guerra Mundial, que estava no leito marinho na costa sudeste da Inglaterra. O Dornier Do 17 foi abatido durante a chamada “Batalha da Inglaterra” em agosto de 1940, mas apenas foi descoberto por mergulhadores em 2008.
Cobertos de incrustações e com uma asa faltando, os destroços foram retirados do mar lentamente, até 15 metros acima da superfície, em Goodwin Sands, em Kent, na boca do Canal Inglês. Especialistas do Museu da Força Aérea Real (RAF) levaram cinco semanas preparando o avião para seu resgate. O Dornier 17 recebeu o apelido de “lápis voador” da Luftwaffe, devido à sua fuselagem estreita.
Acredita-se que seja o único bombardeiro Dornier Do 17 que tenha sobrado da guerra, e a operação para recuperá-lo foi a maior desse tipo em águas britânicas.
“A descoberta e recuperação do Dornier é de importância nacional e internacional”, disse o vice-marechal do ar Peter Dye, diretor geral do Museu da RAF. Ele completou: “A aeronave é um sobrevivente único e sem precedentes da Batalha da Inglaterra e da Blitz*.”
Agora serão iniciados os trabalhos para conservar o Dornier e prepará-lo para exposição no museu, em Londres. Ainda segundo o seu diretor geral, a aeronave proporcionará “uma exibição evocativa e emocionante” que poderia destacar os sacrifícios feitos por jovens dos dois lados. “É um projeto que tem memória e reconciliação em seu coração”, disse Dye.
A Batalha da Inglaterra começou em 10 de julho de 1940 e terminou em 31 de outubro do mesmo ano. Mais de 2.900 aeronautas britânicos, aliados e da comunidade britânica (Commonwealth) participaram em cerca de 600 aviões, enquanto os alemães tinham 1.750 aeronaves à sua disposição. Apesar de muito superada em número, a RAF derrotou a Luftwaffe no que é considerado um ponto de virada na Segunda Guerra Mundial.
Centenas de bombardeiros alemães foram derrubados durante a batalha, a maioria dos quais teve o metal aproveitado para a fabricação de aviões britânicos, segundo o museu.
FONTE: AFP, via ABC News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Reuters via ABC News e UOL (exceto foto histórica do final, via lsi.upc.edu)
*NOTA DO EDITOR: costuma-se denominar de Batalha da Inglaterra a fase predominantemente diurna dos combates sobre a Grã-Bretanha no segundo semestre de 1940 e de “Blitz” a fase seguinte, predominantemente noturna, que se estendeu até praticamente meados de 1941 (embora bombardeios alemães à Inglaterra prosseguissem quase até o final da guerra). A “Blitz” diminuiu de intensidade conforme a Alemanha transferiu suas unidades de bombardeiros do Oeste para o Leste, visando o ataque à União Soviética, em 1941.
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Recuperar isto aí ??
Devem estar de brincadeira….. esta célula está muito depauperada !
Sds.
Muito legal este trabalho, é fascinante trazer de volta um avião para a vida.
Fica como homenagem aos bravos pilotos da Luftwaffe.
Vai dar um trabalhao restaurar esse bicho lindo, mas vao conseguir.
Parabens aos envolvidos.
Mais umas fotos do resgate. Quero ver o avião depois de restaurado…
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/fotos/aviao-da-segunda-guerra-e-resgatado-do-mar-36955.html
Tiago, surpreende em algumas das imagens o pequeno tamanho da fuselagem (e sua largura mínima) em comparação com as pessoas em volta. É um “lapisinho” voador. Mas, de fato, o Do-17 era relativamente pequeno para um bombardeiro médio (18m de envergadura e 15,7m de comprimento) e carregava uma carga de bombas também pequena (1.000kg). Era pouca coisa maior do que um Bf-110 (16,2m de envergadura e 12m de comprimento). Aliás, cheguei a pensar que fosse um Bf-110 e que tinham “se enganado” de avião, até perceber que ele está de dorso. E uma das fotos (a quinta da sequência) com… Read more »
Obrigado tiagobap !
🙂
Wagner, de nada!
Nunão, realmente parece que a aeronave estava “se desmanchando” no içamento, mas também, 70 anos imerso em água salgada, não podria ser diferente! Na última foto, acho que eles colocaram os destroços na disposição “correta”, como se faz em investigação de acidentes.