O vídeo publicado no youtube na segunda-feira, 13 de maio, mostra um F-35 em testes de recuperação após entrar intencionalmente em estol (perda de sustentação), durante provas de voo em altos ângulos de ataque.

O piloto de testes Dave Nelson fala dessas provas realizadas a partir da Base Aérea de Edwards (Califórnia, EUA) e a engenheira de testes de voo Lea Haubelt explica rapidamente como isso ajuda a definir a programação do sistema de controle de voo do F-35.

Reparar nas manobras feitas com as baias de armamento abertas e no estranho dispositivo, fixado à fuselagem traseira, visível nas cenas finais.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS

Enquanto os detratores, em especial a corja Rafalítica adePTa do Foro de SP, ladra o F-35 vai seguindo em frente de forma cada vez mais sólida….;)

Vader

Creio que o dispositivo é uma câmera não?

Roberto F Santana

É um paraquedas de recuperação para tirar a aeronave do parafuso.

asbueno

É impressão minha ou ele expele fumaça demais?

Corsario137

Eu vou começar a me afastar um pouco dos comentários. Ontem já estava P da vida com a matéria do submarino. Um chama o outro de esquerdopata, PeTralha, etc… o outro por sua vez brada babaquinha yankee, menino de campinas, etc… No Forte, aquele diagrama transformou-se numa enxurrada de ofensas, desnecessário. Essa trilogia aqui, no que diz respeito a participação do assinante, vai mal. Os assuntos de defesa são mero disfarce pra todo tipo de esculacho partidário. Vocês (pra quem a carapuça servir) estão tirando a nobreza dos espaço. E nem tentem me classificar nessas categorias estúpidas que ambos criam,… Read more »

Baschera

Também achei “fumacento” demais…. mas não deve ser assim…. senão, de stealth não teria nada!

Mas…. vou sugerir um outro vídeo, embora seja mais para o Poder Naval…. chamado “How To Land An F-35 Fighter Plane”…no caso um F-35B, em breve documentário da BBC…. reparem como ele decola de um NAe provido de rampa….

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vUjjsNFu2pw#!

Sds.

Franco Ferreira

Sobre o filme: 1- O narrador fala para potenciais compradores que não conheçam aviação; 2- O dispositivo é um paraquedas de arrasto para recuperação de parafuso (péssima necessidade!); 3- A fumaça de queima (óleo usado) é negra… A branca é de óleo limpo. 4- A fumaça de queima de óleo limpo ocorre exatamente na saída do escapamento (01:45?); no resto do filme é condensação de vapor d’água. Este ensaio deve ser horrível de se fazer (sem contar as mentiras do apresentador!). Já se passou comigo… Assim: “Parafuso sem controle O Cessna T-37 foi chamado, aqui no Brasil, de “bela-garça”. Nome… Read more »

Baschera

Vejam (recordando) o inventário de armamento da versão A e C do F-35.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ec/F35ctolstores.jpg/796px-F35ctolstores.jpg

Sds.

Baschera

Franco,

Fantástico seu conto…. vou ler novamente… dramático e divertido ao mesmo tempo.

….. e Touro Sentado … foi impagável !

Sds.

Baschera

Putz…. alguém já conhecia o J-18 “Red Eagle” VTOL Stealth chinês ???

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=HDednkHUAUY&feature=endscreen

PS: Lá pela metade do vídeo…. vejam os motores que estão desenvolvendo….

Sds.

Marcelo

Corsario137 disse:
16 de maio de 2013 às 16:25

realmente muito chato isso. O que o F-35 tem a ver com o PT?

Corsario137

Nunão, Só pra esclarecer que eu me referi a trilogia porque não leio nenhum outro site sobre defesa além daqui, mas se você diz que isto não é só exclusividade “nossa”, ao mesmo tempo que alivia, também é de lamentar. Imagino mesmo que deve ser um trabalho de enxugar gelo, mas não vejo outra alternativa. O desabafo é mais porque eu gosto muito de ler isso aqui e todo tempo que tenho livre ao longo do dia – muitas vezes nem tenho – uso pra dar uma espiada no site. Daí é uma perda de tempo ler tanta besteira que… Read more »

Galeão Cumbica

Eu concordo com o Corsario137, Eu entro aqui direto, as vezes vejo as materias pela lista de comentarios que tem ao lado, pq ja vou direto pra ler os comentarios, que muitas vezes acrescentam muito e outras vao alem do interior da materia, ai quando entro e vejo estes comentarios ja saio logo.
So uma sugestao pro Nunao, pq nao fazer uma lista de comentarios tb dos outros dois sites, digo links pros outros dois sites na barra ao lado, ai poderiamos ja da uma previa espiada no que tem la.

abracos a todos!
GC

Almeida

É comum, para não dizer essencial, os norte americanos fazerem este tipo de testes de recuperação com o paraquedas naquela armação traseira. Tem ele nos testes do Super Hornet, Tomcat e Starfighter, que eu já vi em vídeos. Quase todos passaram por isso, desde os anos 50.

Melhor ter um paraquedas numa armação ali atrás do que perder o protótipo ou até mesmo o piloto. Não há nada de péssimo nessa necessidade.

Vader

Também não entendi porque é “péssimo” ter um paraquedas num vôo teste. Se eu fosse piloto de teste adoraria ter essa opção.

Roberto F Santana

Creio que se quiser dizer que é péssima a NECESSIDADE de se ter o paraquedas, e não o fato de ter o paraquedas.
Ou seja, é bem ruim uma tal situação em que se seja obrigado, por necessidade, se ter um paraquedas na cauda do avião.
Essa visão ou “necessidade” já causa pavor, na pior das hipóteses, é um sinal de que algo de “péssimo” pode acontecer

Franco Ferreira

Amigos Almeida, Vader e Roberto Santana;

Sobre o “péssima necessidade”

Perdoem as palavras mal-escolhidas.

É que, pelos motivos que se pode inferir no comentário transmutado em post pelo atento Nunão, a ocorrência daquele “parafuso sem controle” me deixou com um medo imenso da manobra -que, de fato – persiste até hoje! Só fiz mais um parafuso na vida inteira! E este foi para ganhar um avião de presente! Observe-se que nesta oportunidade não tinha 1 paraquedas de arrasto, tinha 2! e mais 1 dorsal, fininho, para mim mesmo!

Vocês estão certos. Tê-los não é péssimo!

Abraço. Franco