O chinês Chengdu J-20 tem um comprimento de 20,3m. Na outra extremidade, o japonês Mitsubishi ATD-X Shinshin terá 14m de comprimento. Clique na imagem para ampliar.
importante lembrar que o ATD-X Shinshin japonês será apenas um demonstrador de tecnologias. Se decidirem por um avião de produção em sérei, este será maior.
Nick
Visitante
11 anos atrás
Reforçando o que o Marcelo afirmou. O ATD-X seria um modelo em “escala”, mesmo porque o motor necessário para o mesmo não existe. Ou melhor, existe na forma de maquete. 🙂
Não sei se essa imagem seria oficial, mas de qualquer forma acredito que o caça derivado do demonstrador deveria ter no mínimo o porte de um F-18E ou mesmo o F-35.
Bom Dia Jacubao,porque Tu não envia os Teus desenhos para o ITA ou para a EMBRAER,aliás não são meramente só desenhos,mas projetos que podem no futuro se tornar real o caça de combate de 5° geração do Brasil?
Quero parabenizá-lo que todos os seus esboços que vi até agora ficaram demos;O xavante ll,e o Harpia
Desejo Que Tu Tenhas Um Ótimo Começo De Semana
Um Abraço!!!
Roberto F Santana
Visitante
11 anos atrás
Prezado jacubao,
Você é desenhista?
Digo, costuma desenhar aviões em três vistas?
Muito bom.
Sugeriria fazer um update nos bocais, trocá-los por 3D, esses bidimensionais só mesmo no F-22, ficaria bem também derivas em peça única como o Sukhoi PAK FA.
De qualquer forma, continue, é uma ideia interessante.
Ivan
Visitante
11 anos atrás
O demonstrador de conceito Mitsubishi ATD-X Shinshin tem cerca de um metro e meio a menos que o F-35A Lithtning II tanto no comprimento como na largura. Mas a tendência é que venha a crescer até ficar quase do mesmo tamanho.
Entretanto será mais magro e bimotor, com características mais voltadas ao combate ar-ar, provavelmente com baias mais rasas.
virgilio
Visitante
11 anos atrás
Legal, eu pensava que o Japão e a Mitsubishi não construía mais Caças.
ATD -X Shinshin japonês – gostei
Marcelo
Visitante
11 anos atrás
Agora que eu notei que falta o J-31 chinês!
Groo
Visitante
11 anos atrás
Achava que o caça coreano era menor.
Almeida
Visitante
11 anos atrás
Não tem como fazer um caça furtivo de quinta geração pequeno simplesmente porque é preciso ter baias internas e também carregar mais combustível internamente. Não faz sentido criar um caríssimo vetor de 5a geração que carregue apenas dois mísseis WVR e tenha alcance menor que um F-5… Por isso eu discordo veementemente do “LIFT furtivo” que o Vader vive propondo aqui. Um LIFT moderno feito numa parceria Boeing-Embraer seria ótimo, especialmente se valendo de técnicas aerodinâmicas e furtivas modernas como as dos caças que irá preparar pilotos para, mas se começar a botar armamento interno e pensar em usá-lo nos… Read more »
importante lembrar que o ATD-X Shinshin japonês será apenas um demonstrador de tecnologias. Se decidirem por um avião de produção em sérei, este será maior.
Reforçando o que o Marcelo afirmou. O ATD-X seria um modelo em “escala”, mesmo porque o motor necessário para o mesmo não existe. Ou melhor, existe na forma de maquete. 🙂
Não sei se essa imagem seria oficial, mas de qualquer forma acredito que o caça derivado do demonstrador deveria ter no mínimo o porte de um F-18E ou mesmo o F-35.
http://www2.tbb.t-com.ne.jp/imaginary-wings/tenji/xf3s2/xf3s09.jpg
[]’s
São todos parecidos com o HARPIA.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/10/Harpia-006.jpg
Bom Dia Jacubao,porque Tu não envia os Teus desenhos para o ITA ou para a EMBRAER,aliás não são meramente só desenhos,mas projetos que podem no futuro se tornar real o caça de combate de 5° geração do Brasil?
Quero parabenizá-lo que todos os seus esboços que vi até agora ficaram demos;O xavante ll,e o Harpia
Desejo Que Tu Tenhas Um Ótimo Começo De Semana
Um Abraço!!!
Prezado jacubao,
Você é desenhista?
Digo, costuma desenhar aviões em três vistas?
De japonês é “piquininim”, né?!!
Sou desenhista de fonal de semana amigo e de vez em quando faço uns desenhos no paint ara o meu amigo Galante como esse aqui:
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/02/corveta-classe-barroso-EVOLUTION.jpg
desculpe o “fonal de semana”, na verdade “final de semana”, rsrsrs…
Prezado jacubao,
Muito bom.
Você tem outros trabalhos sobre aviões para que eu possa ver?
Esse seu “Harpia” não foi com auxílio de computador, eu gostei.
Tem no computador também, ta um pouco antigo, mas ja foi feito. Futuramente farei uns ajustes, mas por enquanto é esse.
http://www.aereo.jor.br/2010/03/07/harpia-um-conceito-de-caca-de-5%C2%AA-geracao-brasileiro/
Muito bom.
Sugeriria fazer um update nos bocais, trocá-los por 3D, esses bidimensionais só mesmo no F-22, ficaria bem também derivas em peça única como o Sukhoi PAK FA.
De qualquer forma, continue, é uma ideia interessante.
O demonstrador de conceito Mitsubishi ATD-X Shinshin tem cerca de um metro e meio a menos que o F-35A Lithtning II tanto no comprimento como na largura. Mas a tendência é que venha a crescer até ficar quase do mesmo tamanho.
Entretanto será mais magro e bimotor, com características mais voltadas ao combate ar-ar, provavelmente com baias mais rasas.
Legal, eu pensava que o Japão e a Mitsubishi não construía mais Caças.
ATD -X Shinshin japonês – gostei
Agora que eu notei que falta o J-31 chinês!
Achava que o caça coreano era menor.
Não tem como fazer um caça furtivo de quinta geração pequeno simplesmente porque é preciso ter baias internas e também carregar mais combustível internamente. Não faz sentido criar um caríssimo vetor de 5a geração que carregue apenas dois mísseis WVR e tenha alcance menor que um F-5… Por isso eu discordo veementemente do “LIFT furtivo” que o Vader vive propondo aqui. Um LIFT moderno feito numa parceria Boeing-Embraer seria ótimo, especialmente se valendo de técnicas aerodinâmicas e furtivas modernas como as dos caças que irá preparar pilotos para, mas se começar a botar armamento interno e pensar em usá-lo nos… Read more »