Caças Mirage F1 franceses chegam à Lituânia para policiar o Báltico
Em 26 de abril, quatro jatos Mirage F1CR franceses pousaram na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, para uma missão de 4 meses de policiamento aéreo dos Países Bálticos, num revezamento mantido pelas forças aéreas dos países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Sob o mandato da OTAN, a França assumirá nesta terça-feira, 30 de abril, a missão de policiar o espaço aéreo da Lituânia, Letônia e Estônia, mantendo o alerta 24 horas por dia, sete dias por semana. Nessa missão, os quatro jatos Mirage F1CR do Esquadrão de Reconhecimento 2/33 “Savoie”, normalmente estacionados na Base Aérea 118 de Mont de Marsan, na França, substituem caças F-16 da Dinamarca que cumpriram a tarefa nos últimos quatro meses.
O destacamento precursor de cinquenta militares franceses, de várias especialidades (mecânica, infraestrutura, comunicações etc) já havia sido deslocado. No total, 90 militares garantirão o cumprimento da missão.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- Caças Mirage F1 franceses deixam o Chade e se preparam para o Báltico
- Gosta de Mirage F1? Está na França? Então aproveite!
- Duas gerações de Mirages franceses no exercício ‘Frisian Flag’ 2013
- Mirage F1: esquadrilha ‘Cocotte’ Força Aérea Francesa comemora 100 anos
- Último esquadrão francês de Mirage F1 de reconhecimento transmite experiência aos esquadrões de Rafale
- O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa
- Caças à venda na Internet
- Última campanha ar-ar dos Mirage F1 do esquadrão ‘Savoie’ do Armée de l´air
- Os belos Mirage F1, sobre o Chade
- França vai revitalizar frota de caças Mirage F1 da Líbia
- Belas imagens do Mirage F1, ainda firme e forte na Força Aérea Francesa
- Último Mirage F1 deixa a base de Reims…
- Polêmica na Suécia: defesa dormiu e não seguiu os ‘coelhos da Páscoa’ russos
- Gripen C e F-16A: no solo ou em voo, soluções diferentes para caças leves
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- Defesa do Báltico: chega o Fulcrum, sai o Phantom, fica a fumaça
- Mirages franceses e Gripens suecos interceptam avião russo
- Phantom rende o Eagle no Báltico
- F-15 e MiG-29: velhos “inimigos” passando o bastão no Báltico
- Defesa aérea do Báltico: sai o Mirage, chega o MiG
- Deltas, Falcões e Albatrozes interceptam sobre os países bálticos
Olha só quem vai salvar os suecos agora.
Os F-1 não estavam sendo desativados?
Aldo, tanto na Força Aérea Francesa quanto na Força Aérea Espanhola eles estão na sua fase final de vida operativa.
Já li sobre desativação ainda neste ano.
Os links no final da matéria falam dos últimos acontecimentos relacionados aos Mirage F1 franceses.
O mapa é claro: http://www.guiageo-europa.com/mapas/mapa/baltico.gif Poggio, Salvar suecos, alemães, dinamarqueses e os poloneses do norte. 🙂 Falando sério agora, este destacamento da OTAN é muito importante para manter unidades de vários países membros e aliados com experiência operacional no policiamento desta importante passagem. Entretanto penso que estão apenas gastar as horas de vôo do Mirage F1, pois este não é um vetor adequado para esta missão. Melhor uso teria os Mirage 2000 C, mesmo que armado apenas como AAM Magic II, pois para prontidão 24/7 com possíveis interceptações noturnas ou com mau tempo um bom radar doppler é essencial. Um… Read more »
Ivan,
Os Mirage 2000C remanescentes da Força Aérea Francesa têm radar RDI (a própria Força Aérea Francesa, em notas, costuma designar os caças como Mirage 2000RDI, ao invés de Mirage 2000C). Já li que o RDM já não os equipa há tempos e os 2000-5 usam o RDY, mais sofisticado e compatível com o míssil MICA. Uma curiosidade é que, até onde sei, os Mirage 2000-5 nunca foram destacados para o rodízio no Báltico, apenas os Mirages 2000C.
Apenas para exemplificar (porque gosto da foto…), uma imagem recente de um Mirage 2000-5 com RDY indicado próximo ao radome:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2013/03/Mirage-2000-5-52-EH-do-esquadr%C3%A3o-Cigognes-alcan%C3%A7ou-6000-horas-de-voo-foto-2-For%C3%A7a-A%C3%A9rea-Francesa.jpg
O mapa do Golfo da Filândia:
http://www.worldatlas.com/aatlas/infopage/gulffin.gif
Nunão, Naquela esquina do Mar Báltico o caça ideal para o Armée de L’Air combater seria o Mirage 2000-5, com radar RDY e mísseis MICA. As distâncias são curtas, as fronteiras próximas e não há espaço para disparos de mísseis de longo alcance, como os novos/futuros Meteor e AMRAAM AIM-120D. Mas a situação atual não é de combate, longe disso. Para policiamento aéreo, com aeronaves em QRA, acredito que o melhor para os franceses é usar as horas ainda disponíveis dos Mirage 2000 mais anticos, os ‘C’, apenas com mísseis WVR IR Magic II e canhões. Os trinta e poucos… Read more »
Pq nao mandam os Rafales pra fazer uma propaganda, sera que e por causa do tipo de missao?
GC
Não sei dizer, Galeão. Os franceses já cumpriram a missão diversas vezes, mas até agora só haviam mandado Mirage 2000C.
Conforme os links abaixo da matéria, há uma longa lista de caças que cumpriram o papel, desde mais antigos como o F-4 Phantom até mais novos como o Eurofighter Typhoon, passando por Gripen, F-15, F-16 (desde novos como os poloneses até os MLU de outros países) e MiG-29.