Putin diz que Sukhoi T-50 (PAK FA) só entrará em serviço em 2016
–
Ministro da Defesa da Rússia havia dito que o jato estaria pronto em 2015
–
Na quinta-feira, 25 de abril, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que o caça de quinta geração T-50 (também conhecido como PAK FA – caça tático do futuro) vai entrar em serviço nas Forças Armadas Russas em 2016, e não em 2015, como previamente anunciado. As informações são da RIA Novosti.
“O jato de quinta geração T-50 deverá entrar em produção seriada e entrar em serviço em 2016” , disse Putin numa coletiva com o público russo. Em outra ocasião, o ministro da Defesa da Rússia havia dito que o novo jato estaria pronto em 2015.
Mikhail Pogosyan, presidente da OAK (Объединенная авиастроительная корпорация em russo – United Aircraft Corporation – UAC em inglês) disse na terça-feira que os testes de voo oficiais de Estado começarão em 2014. A UAC / OAK é uma “holding” estatal que reúne a indústria de construção de aeronaves russas, incluindo a Sukhoi, fabricante de aeronaves civis e militares.
O T-50 / PAK FA voou pela primeira vez em janeiro de 2010 e foi apresentado ao público no Show Aéreo de Moscou em 2011. O jato de quinta geração, que reúne elementos de tecnologia furtiva (stealth), supermanobrabilidade, capacidae supercruise, além de aviônicos avançados que incluem um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) de banda X, deverá formar o núcleo da futura frota de caças da Rússia. A Índia também deverá comprar uma aeronave baseada no T-50, conhecida como FGFA (fifth-generation fighter aircraft – avião de caça de quinta geração).
FONTE / FOTOS: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em russo)
VEJA TAMBÉM:
- Rússia deverá produzir PAK-FA em massa a partir de 2015
- Primeiro lote experimental de caças T-50 chegará à Força Aérea da Rússia em 2013
- Versão indiana do PAK-FA russo será fabricada a partir de 2020
- Completado o projeto técnico do caça russo-indiano de 5ª geração
- Atrasos e desafios para o Sukhoi/HAL FGFA
- Sukhoi apresenta modelo do FGFA na Aero India 2013
- Estaria o F-35 por trás do corte de 1/3 no caça de 5ª geração russo-indiano?
O Braphiu tem um PIB próximo a da Inglaterra e da França e maior que da Rússia, entretanto não consegue desenvolver seus próprios meios de defesa: não produz fragatas, submarinos, aeronaves de combate, nada. Quando aparece alguma empresa com capacidade de desenvolver o produto sozinha, é simplesmente ignorada, posta de lado, preferindo-se contratar empresas fora do segmento, sem tradição, sem competência, financiadas com farto dinheiro público e que, ao final, não produzirá.
Pois é; E as empresas de tecnologia que o Brasil anda tem são logo vendidas para Israel e outros.
Pobre Brasil.
Senhores, com o T-50 entrando em service ativo em 2016, qual é o futuro do Su-35? Micou mesmo?
Grifo disse:
27 de abril de 2013 às 1:40
Li em algum lugar que o Mig-35 seria o “lift” do T-50. É o jeito para manter o escritório MIG, porque os russos não conseguem vender este avião para ninguém. A salvação é o mercado interno mesmo.
Complementando as informações do Observador, e os Su-35 seriam um “Low” do T-50, substituindo gradualmente os Su-37 juntamentente com o Pak-Fa.
Corridindo: “substituindo gradualmente os os Su-27…”
“Grifo disse: 27 de abril de 2013 às 1:40 Senhores, com o T-50 entrando em service ativo em 2016, qual é o futuro do Su-35? Micou mesmo?” Acho que o futuro para não virar mico continua a ser a exportação, conseguir encontrar um potencial cliente de Su-30 que queira dar um passo a mais no investimento e partir para o mais sofisticado Su-35. A Força Aérea Russa fez a sua parte encomendando um lote (embora também tenha comprado Su-30) para não dizerem que não usa, e também para cobrir uma lacuna até lá. Lembrando que, para exportação, duvido que algum… Read more »
Outra possibilidade são os russos não exercerem a quantidade prevista do PAK-FA (250 unidades), e nesta redução, que sempre acontece nos programas atuais, podem surgir mais encomendas do Su-35.
Nunão, Outras “carruagens” estão andando… …apesar do custo sempre crescente. Notícia da sexta-feira passada: Norway F-35 Deliveries To Begin in 2017 Norway is set to take delivery of six Joint Strike Fighters in 2017 and repeat the exercise every year until 2024, by which time it will have acquired its full fleet of 52 aircraft, the government announced in Oslo on April 26. The government submitted a formal request to the Norwegian Parliament today for approval to purchase six F-35s for delivery in 2017 and also laid out its plans for the country’s biggest ever defense acquisition. Further purchases remain… Read more »
Certamente estão andando, Ivan, mas não devemos esquecer de todo o atraso já acumulado no programa F-35, se levarmos em conta as otimistas previsões iniciais.
Aparentemente, o PAK-FA T-50 tem se atrasado menos, mas ainda assim há atrasos. Por isso tudo que não confio tanto assim na previsão de 2016 mostrada agora, pois há pouco tempo se falava em 2013, depois 2014, depois 2015…
Agradeço o link!
Esse programa russo deve ser olhado com a necessária desconfiança, dado que os russos jamais produziram uma única aeronave de 5a geração.
Nunão, vou além. O cronograma do PAK-FA sempre foi MUITO otimista. Coisa de marketeiro e não de engenheiro. Não diria que o programa está atrasado per se, mas cumprindo o cronograma natural de qualquer projeto desta envergadura. Em 2002 a Sukhoi foi escolhida, o projeto foi finalizado em 2007, o primeiro prototipo voou em 2010 e as primeiras unidades de produção sairão da fábrica em 2016, alcançando variados níveis de operacionalidade a partir de 2017. Quinze anos no total. Se compararmos com o desenvolvimento do F-22 (1981-2005) e do F-35 (1996-2016), está até adiantado. Se comparar com o Rafale (1984-2001),… Read more »