Putin diz que Sukhoi T-50 (PAK FA) só entrará em serviço em 2016

12

Sukhoi T-50 PAK FA - foto RIA Novosti

Ministro da Defesa da Rússia havia dito que o  jato estaria pronto em 2015

Na quinta-feira, 25 de abril, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que o caça de quinta geração T-50 (também conhecido como PAK FA – caça tático do futuro) vai entrar em serviço nas Forças Armadas Russas em 2016, e não em 2015, como previamente anunciado. As informações são da RIA Novosti.

“O jato de quinta geração T-50 deverá entrar em produção seriada e entrar em serviço em 2016” , disse Putin numa coletiva com o público russo. Em outra ocasião, o ministro da Defesa da Rússia havia dito que o novo jato estaria pronto em 2015.

Mikhail Pogosyan, presidente da OAK (Объединенная авиастроительная корпорация em russo –  United Aircraft Corporation – UAC em inglês) disse na terça-feira que os testes de voo oficiais de Estado começarão em 2014. A UAC / OAK é uma “holding” estatal que reúne a indústria de construção de aeronaves russas, incluindo a Sukhoi, fabricante de aeronaves civis e militares.

T-50 PAK FA - foto Sukhoi via RIA Novosti

O T-50 / PAK FA voou pela primeira vez em janeiro de 2010 e foi apresentado ao público no Show Aéreo de Moscou em 2011. O jato de quinta geração, que reúne elementos de tecnologia furtiva (stealth), supermanobrabilidade, capacidae supercruise, além de aviônicos avançados que incluem um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) de banda X, deverá formar o núcleo da futura frota de caças da Rússia. A Índia também deverá comprar uma aeronave baseada no T-50, conhecida como FGFA (fifth-generation fighter aircraft – avião de caça de quinta geração).

FONTE / FOTOS: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em russo)

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

O Braphiu tem um PIB próximo a da Inglaterra e da França e maior que da Rússia, entretanto não consegue desenvolver seus próprios meios de defesa: não produz fragatas, submarinos, aeronaves de combate, nada. Quando aparece alguma empresa com capacidade de desenvolver o produto sozinha, é simplesmente ignorada, posta de lado, preferindo-se contratar empresas fora do segmento, sem tradição, sem competência, financiadas com farto dinheiro público e que, ao final, não produzirá.

virgilio

Pois é; E as empresas de tecnologia que o Brasil anda tem são logo vendidas para Israel e outros.

Pobre Brasil.

Grifo

Senhores, com o T-50 entrando em service ativo em 2016, qual é o futuro do Su-35? Micou mesmo?

Observador

Grifo disse:
27 de abril de 2013 às 1:40

Li em algum lugar que o Mig-35 seria o “lift” do T-50. É o jeito para manter o escritório MIG, porque os russos não conseguem vender este avião para ninguém. A salvação é o mercado interno mesmo.

champs

Complementando as informações do Observador, e os Su-35 seriam um “Low” do T-50, substituindo gradualmente os Su-37 juntamentente com o Pak-Fa.

champs

Corridindo: “substituindo gradualmente os os Su-27…”

champs

Outra possibilidade são os russos não exercerem a quantidade prevista do PAK-FA (250 unidades), e nesta redução, que sempre acontece nos programas atuais, podem surgir mais encomendas do Su-35.

Ivan

Nunão, Outras “carruagens” estão andando… …apesar do custo sempre crescente. Notícia da sexta-feira passada: Norway F-35 Deliveries To Begin in 2017 Norway is set to take delivery of six Joint Strike Fighters in 2017 and repeat the exercise every year until 2024, by which time it will have acquired its full fleet of 52 aircraft, the government announced in Oslo on April 26. The government submitted a formal request to the Norwegian Parliament today for approval to purchase six F-35s for delivery in 2017 and also laid out its plans for the country’s biggest ever defense acquisition. Further purchases remain… Read more »

Vader

Esse programa russo deve ser olhado com a necessária desconfiança, dado que os russos jamais produziram uma única aeronave de 5a geração.

Almeida

Nunão, vou além. O cronograma do PAK-FA sempre foi MUITO otimista. Coisa de marketeiro e não de engenheiro. Não diria que o programa está atrasado per se, mas cumprindo o cronograma natural de qualquer projeto desta envergadura. Em 2002 a Sukhoi foi escolhida, o projeto foi finalizado em 2007, o primeiro prototipo voou em 2010 e as primeiras unidades de produção sairão da fábrica em 2016, alcançando variados níveis de operacionalidade a partir de 2017. Quinze anos no total. Se compararmos com o desenvolvimento do F-22 (1981-2005) e do F-35 (1996-2016), está até adiantado. Se comparar com o Rafale (1984-2001),… Read more »