Denel começa a fabricar cartuchos do assento ejetável do Gripen e do Hawk
Segundo reportagem do Business Day Live publicada na quarta-feira, 17 de abril, a estatal sul-africana Denel iniciou a produção de cartuchos explisivos de acionamento dos assentos ejetáveis que equipam, na Força Aérea da África do Sul (SAAF), os jatos Gripen e Hawk. Essa iniciativa, segundo a matéria, demonstra a capacidade técnica da divisão “Pretoria Metal Pressings” (PMP) da Denel.
A empresa produz grande parte dos componentes das aeronaves voadas pela SAAF, e isso inclui agora os cartuchos explosivos instalados sob os assentos dos pilotos, e que ajudam a propelir os mesmos em caso de emergência. A PMP também produz munição de pequeno e médio calibres para a Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF) e para o Serviço de Polícia Sul-Africano.
A produção dos cartuchos se dá sob licença da empresa britânica Martin-Baker, maior produtora mundial de assentos ejetáveis. A Martin-Baker vai monitorar a fabricação pela PMP, e cinco conjuntos de cartuchos já produzidos foram testados pela companhia britânica, ao passo que cinco conjuntos da Martin-Baker foram testados pela PMP para comparar a qualidade de fabricação das duas instalações. Isso é um pré-requisito antes da fabricação local e, segundo o diretor executivo (CEO) da PMP, Carel Wolhuter, a produção dos cartuchos para os assentos do Gripen já começou.
FONTE: Business Day Live (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: SAAF
VEJA TAMBÉM:
- Sul-africana Denel ainda pode se beneficiar da produção do Gripen C/D
- Produção de componentes maiores do Gripen pela Denel deve acabar neste ano
- África do Sul: com caças armazenados, pessoal de apoio da Denel é demitido
- Com cortes orçamentários ‘até o osso’, África do Sul armazena 12 caças Gripen
- As leoas que pilotaram Gripen no exercício Lion Effort 2012
- Gripen está cumprindo promessas do fabricante na África do Sul
- África do Sul adquire Paveway II para seus caças Gripen
- Gripens da África do Sul vão voar menos
- A-Darter: depois do Gripen, agora é a vez do Hawk e do F-5EM
- Gripens da África do Sul: faltam pilotos
- Novo casulo de reconhecimento para os Gripen da SAAF
- BAE Systems atualiza capacidade do Hawk Sul-Africano
- Hawk e Gripen da Força Aérea Sul Africana operam juntos em exercício
Eu estranhei falarem dos cartuchos para o assento do Gripen, mas lá no site da Martin Baker diz que o Mk.10 é acionado por uma mistura de cartucho (gun) e foguetes.
Eu lembro que o Mk.8, que inclusive equipa o EMB-312 Tucano só tem cartuchos, mas o Mk.10 já era zero-zero e equipado com foguete. Agora sei que é um sistema misto.
Esse é um entre centenas de itens, ou melhor, milhares, que se deve levar em conta quando se fala de transferência de tecnologia, participação industrial etc para os futuros caças. Pode parecer besteira, mas é em itens chamados consumíveis que se pode gastar os tubos para manter um caça no dia-a-dia, importando-os, e muitas vezes sua falta devido à demora para chegar ou qualquer outro motivo deixa aeronaves impedidas de voar. Volta e meia aparece notícia, em forças aéreas por aí, de que esta ou aquela aeronave não está voando por causa de assento ejetável com carga pirotécnica vencida etc.… Read more »
Esses assentos, mesmo usando foguetes para os lançarem ao alto, necessitam de cartuchos para os “drogue gun”, assim o assento é extraido da aeronave, e o foguete, de maneira imperceptível, acionado logo após, evitando ferimentos de queimadura ao piloto.
Off topic: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/04/coreia-do-sul-anuncia-compra-de-helicopteros-da-boeing-por-us16-bi-1.html
Off topic: http://www.avionics-intelligence.com/news/2013/04/17/sikorsky-aerospace-services-establishes-forward-stocking-location-facility-in-brazil.html
Mais um e paro por hoje: http://www.valor.com.br/empresas/3087724/portugueses-investem-para-participar-do-kc-390
Corsario, obrigado pelos links.
Notícia dos investimentos portugueses no KC-390 já saiu aqui na semana passada.
Abs!
Vamos a uma reflexão sobre este tema. Supondo que você te um automóvel na sua garagem que tenha direção hidráulica e ar condicionado. Existem duas classes de itens que fatalmente você vai ter que comprar para seu carro dentro da vida útil do mesmo. Itens consumíveis e itens de troca freqüente, pequenos acidentes acontecem, quebras mecânicas também. Estas duas classes de itens são a maioria das intervenções de manutenção do veiculo, pelo menos 80% das vezes. Itens consumíveis: Fluído de freio – Fluído de radiador – Fluído de direção hidráulica – Fluído de ar condicionado – Óleo lubrificante – Óleo… Read more »