Chile cancela compra de treinadores a jato para focar na frota de F-16
Segundo nota do site Defense News publicada na quinta-feira, 11 de abril, a Força Aérea do Chile cancelou a aquisição de treinadores avançados a jato, cuja concorrência estava em estágio preliminar, por razões orçamentárias. As informações foram dadas por fontes latino-americanas, que afirmaram que o Ministério da Defesa Chileno já informou a empresas interessadas, no mês passado, que estava arquivando os planos para substituir os atuais jatos A/T-36 (fotos abaixo).
Segundo um analista, a decisão foi tomada para permitir que os fundos sejam direcionados à frota de F-16 (foto acima). Um integrante da comitiva da Lockheed Martin na LAAD 2013, realizada no Brasil, confirmou que há discussões com o Chile sobre modernizações no F-16, embora não pudesse comentar nada além disso.
O cancelamento da possível aquisição de treinadores a jato também teria como motivo aguardar o andamento da concorrência desse tipo de aeronave nos Estados Unidos, já que os concorrentes da disputa chilena fazem parte da disputa norte-americana.
Ainda segundo a reportagem do Defense News, a intenção chilena era de adquirir uma dúzia de jatos treinadores modernos para substituir os A/T-36, que estão se tornando difíceis de manter e que têm falhado em garantir um treinamento de qualidade para a frota de F-16.
FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: FACh
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Os chilenos pelo menos tem vergonha na cara.
– Olha, não vamos comprar por falta de recursos.
Não é com um certo país por ai que fica arrotando
grandeza mas não tem dinheiro para comprar papel
higiênico.
Na verdade é bem mais que “vergonha na cara”, é “senso de prioridade”.
Cancelaram a compra de treinadores “para permitir que os fundos sejam direcionados à frota de F-16”, a ponta de lança de sua defesa aérea.
Fosse aqui, se deixaria de comprar, ou se postergaria a aquisição, como, aliás, ora se faz, é justamente de caças da defesa aérea, para aquisição de aeronaves de transporte especial de autoridades da República e seus apadrinhados…
O Chile tem a Força Aérea que merece… E o Brasil também.
off topic
Avião se choca contra torre após pousar em Brasília
O acidente não deixou feridos, mas o voo da empresa portuguesa, que vinha de Lisboa, precisou ser cancelado
(portal Terra)
Além de que ter mais F-16 é muito mais importante do que ter LIFTs, é possível que os AT-29 estejam se saindo melhor do que esperavam no Treinamento Avançado. Suiça está fazendo a transição deles direto do PC-21 para os F-18C. Aqui os AT-29 estão também realizando algo parecido. Seria bom ter um LIFT, mas entre um LIFT e um F-16MLU, nem precisa perguntar.
[]’s
País sério é outra coisa, assume seus problemas orçamentários e diz com todas as letras: “decisão foi tomada para permitir que os fundos sejam direcionados à frota de F-16”. Não fica enrolando e dizendo que a crise é uma marolinha. Não adianta apenas comprar, tem que deixar em condições de voar e combater.
Seria interessante saber se pode dar Super Tucano para o treinamento dos pilotos da FACh se os problemas com o AT-29 apertarem.
Abs,
Ricardo
Um rápida olhada no inventário da FACh:
* 29 F-16AM MLU;
* 07 F-16BM MLU;
* 06 F-16C Bloque 50/52+;
* 04 F-16D Bloque 50/52+;
* 09 C-101CC (Attack);
* 08 C-101BB (Trainer).
Desconfio que 11 (onze) F-16 bipostos e 8 (oito) C-101 bipostos podem segurar por algum tempo a conversão operacional, principalmente quando a força acabou de introduzir uma dúzia de A-29B Super Tucano bipostos com um avançado Training and Operation Support System (TOSS),
Sds.,
Ivan.
P.s.:
Mesmo que vários ou até mesmo todos os bipostos apontados possam ser usados em missões de combate.
Ivan, esqueceste os F-5 (16).
Abs,
Ricardo
Ricardo,
Não.
Havia apenas 3 (três) F-5 F Tiger III e aparentemente sobrou apenas 1 (um) em condições de voar. De qualquer forma a FACh está tentando se desfazer dos F-5 para padronizar seus caças com F-16.
Abç.,
Ivan.
Ocorre que o desempenho do PC-21, é um tanto mais quente que o do ST.
Senhores, não sei se a questão é o PC-21 ser mais “quente” que o A-29, e sim se o passo seguinte (o avião para o qual se vai fazer a transição) é mais ou menos “quente” ou difícil. Isso porque caças mais novos também podem ser “dóceis” e de fácil pilotagem para quem está se iniciando neles. Já os mais velhos não. A passagem de um PC-21 ou um A-29 para um caça de quarta geração, com fly-by-wire, é considerada menos complicada para a pilotagem do que a transição para caças de gerações anteriores como o F-5FM, que é um… Read more »
Chile demonstrando que dá para ser um país sério dentro da América Latrina.
A unica força aérea de verdade da América Latina. Parabéns pela coerência FaCh.
Esta questão de modelo de treinamento. Se dá para pular do Super Tucano para o F-16, se precisa de LIFT, se o piloto deve começar a voar em um Pilan ou em um Tucano, enfim… É um tema que se você reunir 50 comandantes das principais 50 forças aéreas do mundo e perguntar qual o melhor modelo de treinamento, provavelmente irão sugerir 50 modelos ideais de treinamento. Simplesmente não existe uma resposta definitiva para a questão. O que acho mais fascinante no tema, não é a ideia de tirar um piloto de um Super Tucano e coloca-lo em um F-16.… Read more »
Eu, sinceramente, considero essa decisão de postergar a substituição dos Casa C-101 arriscada, mesmo que a alegação seja a alocação de fundos para a frota de primeira linha. No meu ponto de vista, uma boa transição operacional tem que obrigatoriamente passar por um LIFT à jato moderno. Correm o risco de ter eles tb o seu “apagão aéreo” como existe por aqui atualmente, porem no caso deles, é na função de treinamento avançado e conversão operacional. o Super Tucano não consegue suprir todas as necessidades de um piloto em final de formação e prestes a ser designado para um caça… Read more »
Entre a necessidade, de novos treinadores avançados a reação, e a prioridade, em modernizar seus F-16; a FACH optou pela prioridade.
Prezados, a FACh está apenas esperando o T-X da USAF para “pegar carona”.
Nenhuma força ocidental em sã consciência compraria um treinador sem esperar ver o que vai acontecer na USAF entre esse ano e o próximo.
Senhores, são pelo menos 350 aeronaves, podendo chegar a MIL! Olhem a escala que isso vai ter! Imaginem o preço final baixíssimo que terá essa aeronave!
A FACh de novo dando aula de racionalidade para o mundo.
“Prezados, a FACh está apenas esperando o T-X da USAF para “pegar carona”.”
Felipe, é esse T-X onde existe a possibilidade de participação da Embraer?
Quando digo “participação”, digo “fabricação sob licença”
O Tucanão e o PC-21 foram desenvolvidos de maneiras diferentes e com objetivos diferentes. O primeiro foi pensado com um avião de combate. O segundo com avião de treinamento avançado. É só ver quem está comprado este ou aquele e qual a finalidade da compra. De quebra, só no visual, percebe-se a diferença entre um e outro olhando as asas: O Tucanão tem 11 metros de envergadura contra 9 metros do PC-21, cujo perfil da asa também é muito mais fino. Os dois são excelentes projetos, cumprem o papel para qual foram concebidos e cumprem também o papel complementar, no… Read more »
Rafael M. F. disse: 14 de abril de 2013 às 10:23 Rafael, o que existe é que Embraer e Boeing têm um MOU para o desenvolvimento de um treinador avançado/LIFT em conjunto (independentemente do FX2). Ao contrário de outras gigantes americanas, a Boeing não tem um treinador/LIFT em seu portifólio. Sem sombra alguma de dúvida quando saírem os requisitos do programa a Phantom Works apresentará algum projeto. Se a Embraer embarcar junto, pode participar. Para gerar comunalidade com sua nova frota stealth (F-22/F-35), o novo treinador da USAF terá que ter características de 5a geração, notadamente o “stealthiness” (“shape” e… Read more »
Curioso ver os comentários sobre a matéria na “concorrência” por aí… Vocês vejam como a inveja é uma mer.: monte de PeTralhas, comunas e russófilos descendo a lenha no Chile, que na visão deles estaria “mal das pernas” por ser “paraíso neoliberal” e “capacho dos EUA”. Pobrezinhos. Não fazem a menor ideia do que seja a realidade chilena, onde mesmo na capital Santiago é raríssimo se encontrar um mendigo; onde não se tem a legião de “nóinhas” vagando como zumbis pelas ruas; onde criança entra na escola de manhã e sai à noite; onde os maiores crimes que existem são… Read more »
Pois é Vader, como eu disse, Chile demonstrando que dá para ser um país sério dentro da América Latrina. Pra raiva dos demais bolivarianos.
Com ou sem MOU, a Boeing está somente procurando serviço p/ fazer por aqui, até pq esse novo treinador p/ a USAF pode demorar um bom tempo p/ sair.
E não há qualquer indicação, de que a Boeing pretenda levar a Embraer pela mãozinha, a competir em seu principal mercado.
Das 4 concorrentes ao TX da USAF, a Boeing foi a única a apresentar uma aeronave totalmente nova, mas desde então o programa esfriou pois a USAF não sabe ainda se terá a verba necessária p/ tocá-lo.