Treinador básico latino-americano?
Lendo a agenda do Ministro da Defesa para a próxima semana, regularmente divulgada pelo site do Ministério da Defesa, nos deparamos com uma interessante informação, destacada em vermelho na imagem abaixo.
O texto fala explicitamente de um “Estatuto do Comitê Consultivo do Projeto do Avião de Treinamento Básico da UNASUL”. Para o Brasil isto reflete diretamente na FAB e mais especificamente no futuro substituto do T-25 Universal, avião de treinamento básico, empregado na Academia da Força Aérea (AFA).
Lembrando que a UNASUL é a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e o tratado consultivo da organização já foi ratificado por dez países (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). O objetivo é mais amplo e pretende incluir vários outros países da América Latina.
É possível que países tão distintos consigam atingir um objetivo comum no campo militar, mesmo que isto esteja vinculado apenas a um avião de treinamento básico? Teríamos uma única linha de produção ou diversas linhas espalhadas por vários países? E os fornecedores teriam que ser distribuídos também?
Será que no final teremos um avião fabricado em maior quantidade, mas que pode sair mais caro? Muitas perguntas e muitas dúvidas para que os nossos leitores possam debater.
Hummmm…. Posso fazer um desin mais bonito que esse.
JACUBAO, e o desenho de,se nao me engano,um helicoptero que comentamos em um post e vc se propos a desenhar, vc fez?
É que se tiver feito me manda o link ae !!rs
E a propósito também creio que fazes um design melhor. O aviaozinho mais ou menos parece que fizeram um Tucano com assentos lado a lado.
Ânsia de vômito, é isto que tIve ao ler esta notícia.
Editores do poder aéreo, sei que vão reclamar pela entonação política mas não tem como não falar! Torcei NOVAER e seus candidatos a futuros funcionários e fornecerdores, pra que esta corja saia do poder.
Ainda bem que trata-se apenas da formulação de um estaatuto para a formação de um comitê que irá estudar o projeto desta “coisa”, muito antes de se iniciar qualquer trabalho a aeronave da NOVAER estará voando.
Torcei NOVAER…
Se for pelo histórico dos negociadores do MD e do GF a Novaer já dançou e o T-Xc Pilgrim nunca será o treinador básico da FAB. Do jeito que nossos governantes são o treinador da UNASUL não terá nenhuma pecinha feita no país. Ele vai ser montado na Argentina, com asas e fuselagem do Equador, motor venezuelano e aviônica boliviana.
Como os chilenos não são burros vão comprar uns cinco para puxar os sacos dos outros e deixar a instrução básica com T-35 Pillán durante muito, muitos anos.
Abs,
Ricardo
Além de criarem uma nova URSS – União das Republiquetas Socialistas Sul-americanas, vão querer replicar o Pacto de Varsóvia? E aqui vai se chamar como? Pacto de São Paulo, Buenos Aires, Caracas?
Nada contra uma união econômica ou mesmo militar, mas o que se está planejando é recriar algo fracassado, que é a ideologia de Estados comunistas. É só olhar a Venezuela: indústrias, terras e imprensa já são totalmente controladas pelo Estado.
Gostei do nome: Estatuto do Comitê Consultivo do Projeto do Avião de Treinamento Básico da Unasul.
Parece o nome dado em alguma tese de conclusão de curso: análise do efeito do despejo de dejetos do sítio do seu Migué no afluente menor do rio Icurizinho, município de Jacumã do Norte, no ano de 1986.
Vão é acabar criando mais uma estatal só para acompanhar o desenvolvimento da aeronave.
A aviação civil brasileira é a segunda do mundo em número de aeronaves. São mais de 12.000 aeronaves. Tirando os aviões de linha aérea, uns 550. Tirando os helicópteros, uns 1200, tirando os agrícolas, uns 1800, tirando os jatos executivos, uns 350, tirando os turboélices executivos uns 650. Temos mais de 7000 aviões no Brasil na classe de monomotores,bimotores e ultraleves nas mãos de particulares e aeroclubes. No caso de aviões homologados (tirando LSA, experimentais e afins), temos pelo menos 4000, Pipers, Cessnas, Cirrus, Maule, Embraer/Neiva, Beechcraft, com motores de 115Hp até 350Hp voando neste país. Ai o sujeito monta… Read more »
Puro pragmatismo…… não se pode só vender ….tem que comprar algo também….
Esta pedra já estava cantada a tempo….
Agora…..”alguém combinou com os russos” da FAB ??
Sds.
… Gostei dessa Marcos, nova URSS, poderíamos dizer então URSSA! rsrsrs
… Ai,ai,ai,ai,aiii!!!
O Brasil tem que liderar o programa com a Novaer. Caso contrário pula fora.
[]’s
Um bom avião para substituir o T-25 Universal seria o Grob.
Além do treinador a Novaer também possui interesse em uma aeronave de turismo, o Stardeam, “gêmea” do Pilgrim.
http://www.aereo.jor.br/2012/04/11/t-xc-pilgrin-novaer-craft-da-inicio-a-prototipo-de-monomotor/
Ola AsBueno, É verdade, eu me recordo desta matéria. Porem existem algumas “incoerências” nesta ideia de se utilizar uma célula de treinador primário de uso militar e um avião de turismo. Não problemas diferentes e exigem soluções diferentes. Um avião que se proponha a fazer as duas coisas provavelmente não fara bem nenhuma delas. Um treinador militar é um avião bastante robusto ele deve aguentar bastante “pancadas”. Também é um avião militar. Isto quer dizer que algumas coisas nele são diferentes em termos de conforto acesso, espaço, procedimentos de segurança, etc.. Por exemplo um piloto de T-25 deve abandonar seu… Read more »
Roger Soyuz! Concordo integralmente com seu texto. Talvez possa ser dito que as aeronaves possuem raiz comum e só. Como dito por você, o desenvolvimento é suficientemente distinto a ponto de dizermos que são aeronaves diferentes. Parecidas, talvez. Como gancho desse assunto, e não tenho maiores detalhes, temos o ENAER Pillán, Se me lembro bem ele deriva de um modelo Piper. Pesquisando, encontrei (http://en.wikipedia.org/wiki/ENAER_T-35_Pill%C3%A1n) que sua origem remonta ao Piper Saratoga. Apesar de baseado em uma aeronave civil, o Pillán foi desenvolvido para o Chile, o que obviamente demandou modificações extensas o suficiente para torná-lo uma outra aeronave. Certamente o… Read more »
Que Novaer que nada, o ac de treinamento primário da Unasul, será o argentino.
No mais, já tem algum tempo que bato nessa tecla, o futuro da indústria aeroespacial brasileira não está na Embraer, mas na “general aviation”.
Acho que o pessoal do PA está dormindo ou esquecido.
Desde o final do ano de 2011 foi decidido em reunião da UNASUL que este projeto estava acertado e a aeronave da Novaercraft já bailou a TEMPOS.
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=186
A base do projeto é o IA-73 da FaDeA, projeto argentino que será o UNASUL-1.
Infelizmente esta péssima notícia já é bem antiga…
Acho que não me levaram a sério…
http://www.aereo.jor.br/2012/12/08/especulacao-por-especulacao-qual-seria-o-treinador-citado-pela-istoe/
Entendi seu ponto de vista As Bueno, concordo com ele.
A todos os colegas. Será que 20 e poucos anos depois vamos novamente embarcar em outra compra de treinador Argentino? 🙂
Mas claro que vamos, o governinho petralha, faz tdas as vontades da Argentina…
Aero Boero II, o retorno…
Inacreditável. Inacreditável. Inacreditável (1000X).
O Brasil é o maior bobão das Américas. Doa equipamento militar antigo, quando todo mundo vende e deixa seus próprios projetos de lado em favor de uma pretensa “unidade sul-americana”. A América do Sul é um acidente geográfico, e só. Quero ver o Chile, eles nunca vão deixar o Pillan por esta porcaria. Vão comprar uns cinco como rebocadores de planador e ficar com o que tem. Aliás, compraram mais T-35 estes dias. Maurício R tem razão, todos nossos governos de Sarney a Dilma baixaram as calças para a Argentina em nome desta tal “solidariedade sulmercolina”. É uma vergonha! Vamos… Read more »
Esqueçam, isso ai não vai dar em nada.
É só mais confete que o governo socialista brasileiro joga pra agradar seus fanáticos seguidores. E esse discurso “União Sul-Americana” faz o coração dos fãs do assassino Guevara bater mais forte.
Vocês acham mesmo que os “companheiros” perderiam a chance de morder os 30% da licitação a que o partido que detém o poder nesse país “tem direito”?
Gilberto Rezende disse:
8 de abril de 2013 às 1:33
Acho que o pessoal do PA está dormindo ou esquecido.
Desde o final do ano de 2011 foi decidido em reunião da UNASUL que este projeto estava acertado e a aeronave da Novaercraft já bailou a TEMPOS.
Mas não foi isto que eu disse ?? …. que esta pedra já estava cantada a tempos… ou seja, já havia este comprometimento brasileiro com a aeronave.
Sds.
Ricardo_recife,
Verdade….. e tudo por causa do tal delírio tupiniquim de ter o tal assento no banheiro do CS da ONU…. os Governos brasileiros querem mostrar a pretensa liderança na A. do Sul sendo o trem pagador do Mercosul….
Sds.
Off topic importante…..
Faleceu a Ex-Primeira Ministra Britânica Margaret Tatcher….a “Dama de Ferro” !
Sds.
Que a terra lhe seja leve. Já vai tarde.
Ola Colegas;
Eu tenho uma opinião positiva sobre Tatcher.
Acho que faria um bem danado ao Brasil ter uma presidente com as mesmas visões econômicas e politicas que a Dama de Ferro.
Soyuz
Nós já temos a nossa Dama de Ferro, mas é nascida aqui, forjada da guerrilha, então….
“Gilberto Rezende disse:
8 de abril de 2013 às 1:33
Acho que o pessoal do PA está dormindo ou esquecido. Desde o final do ano de 2011 foi decidido em reunião da UNASUL que este projeto estava acertado e a aeronave da Novaercraft já bailou a TEMPOS.”
Em que momento no texto é dito que o avião será o da Novaercraft? Algum problema em ilustrar a matéria com ele, para “despertar” o debate?
Marcos,
Ideologicamente opostas. Melhor evitar este assunto.
Abç.
Soyuz,
Na segunda metade do século passado algumas mulheres tiveram que liderar seus países em momentos críticos. Lembro de três que enfrentaram um dos mais terríveis, a guerra.
Indira Gandhi e a Guerra Indo-Paquistanesa de 1971;
Golda Meir e a Guerra do Yom Kippur de 1973;
Margaret Thatcher e a Guerra das Falklands/Malvinas de 1982.
Thatcher, entretanto, teve que enfrentar algo mais, uma crise econômica e toda uma mudança de posicionamento econômico de uma nação, com reflexos até os dias de hoje.
Era, sem dúvida, a ‘Dama de Ferro’.
Abç.,
Ivan.
Concordo Ivan, melhor não entrarmos nesta seara.
Porem como registro, não acho que Dilma tenha nada a ver com Tatcher. Muito menos que seja uma “Dama de Ferro”, quando muito é um “Poste de Ferro”.
“Sink it”…..MT na guerra das Malvinas
GC