As posições são diferentes, mas velho detalhes em um que não reconheço na outra.
Abs,
Ricardo
Roberto F Santana
Visitante
11 anos atrás
Prezado ricardo_recife,
Que bela foto do cockpit do B-24 você nos mostra!
Porém, a foto do desafio não é o B-24.
Onde estará o nosso amigo Franco Ferreira, eu achava que ele iria acertar sem muita demora.
Keep trying friends, keep trying.
Marcos
Visitante
11 anos atrás
FF perguntaria:
– Qual o número de série da aeronave?
– Qual a posição geográfica, rumo e altitude na hora da foto?
– Nome completo e posto dos tripulantes?
– O que estão conversando os dois lá na frente?
Hamadjr
Visitante
11 anos atrás
Caro Roberto
Serie esta raspada a posição geográfica é cabeceira da pista da fabrica do B24, nome dos tripulantes da foto, jony, piloto patente capitão, co-piloto jonh, 1 tenente e 3 é o zé 1 sargento navegador, o que eles estão falando trata do programa da criação de uma aeronave da UNASUL.
tiagobap
Visitante
11 anos atrás
Seria um Consolidated PB4Y-2 Privateer? Versão de patrulha naval do B-24…
tiagobap
Visitante
11 anos atrás
Se bem que no livro “Azul sem fim”, de Stephen E. Ambrose, é afirmado que as cabines dos B-24 (e suas variantes, por conseqüência…) eram muito apertadas, que não parece ser o caso deste desafio…
Rafael M. F.
Visitante
11 anos atrás
Pelo espaço na cabine, chuto que é um hidroavião, mais especificamente o PBM-5 Mariner. A armação da cabine o o espaçamento entre os pilotos reforçam minha hipótese.
E, se eu estiver vendo direito, há uma dupla de manetes, o que reforça minha afirmação.
Rafael M. F.
Visitante
11 anos atrás
Pelo espaço na cabine, chuto que é um hidroavião, mais especificamente o PBM-5 Mariner. A armação da cabine o o espaçamento entre os pilotos reforçam minha hipótese.
Rafael M. F.
Visitante
11 anos atrás
O comment de 2:31 vem, na verdade, depois do de 3:27.
aldoghisolfi
Visitante
11 anos atrás
Rafael: andei pelos PBYs, DOUGLASs e CONVAIRs e não consegui identificar. Andei pelos Heinkel, Dorniers. Andei pelos ingleses, inclusive pelo período da guerra fria, idem.
Apesar da foto muito escura, este desafio está poderoso.
Muito bom.
tiagobap
Visitante
11 anos atrás
Amigo Rafael, acho que é um quadrimotor, ver instrumentos em colunas numeradas (as últimas seriam “3” e “4”…) no painel do engenheiro de vôo…
Outro detalhe é o “parabrisa” frontal com 3 seguimentos: só lembro do B-24, do C-130 e do B-52 com essa configuração…
Mas hidroavião é uma boa sugestão, devido aos mecanismos de abertura do cockpit bem acima dos pilotos (pelo menos parecem ser…). Me sugerem que estes abrem para linha central da cabine…
Tá difícil…
Roberto F Santana
Visitante
11 anos atrás
Prezados colegas, Alguns de vocês estão “quentes”. Darei algumas dicas: Esse avião, durante a Segunda Guerra Mundial, esteve várias vezes no Brasil, em especial, Natal no Rio Grande do Norte, tenho um livro com uma foto de um “encalhado” nas praias de Salinas, próximo de Belém, no Pará. O avião tinha uma característica muito pouco conhecida, seus dois motores internos tinham hélices de quatro pás e eram capazes de reverso, já as hélices dos motores extenos, não eram reversíveis e tinham três pás. Só existe um exemplar sobrevivente e está num museu nos EUA. Bem, agora é só dizer o… Read more »
jcsleao
Visitante
11 anos atrás
Roberto,
Estava quase certo de que era ele, depois de sua dica (vc praticamente entregou) ficou claro:Short Solen: Consolidated PB2Y Coronado.
jcsleao
Visitante
11 anos atrás
Roberto,
Estava quase certo de que era ele, depois de sua dica (vc praticamente entregou) ficou claro: Consolidated PB2Y Coronado.
Gostaria aqui de fazer aqui uma menção a um leitor do Poder Aéreo, que apesar de não ser assinante, é leitor assíduo do site.
Ele, não podendo comentar, mandou um e-mail(ontem,18:49) com a resposta certa para um dos editores, e acertou (também)
.Meus parabéns.
Roberto F Santana
Visitante
11 anos atrás
Desculpe a redundância em: “resposta certa para um dos editores, e acertou…”
aldoghisolfi
Visitante
11 anos atrás
Andei em cima dele…
Parabéns pelo desafio… foi excelente.
Rafael M. F.
Visitante
11 anos atrás
Serve um meio-acerto? Pois eu sabia que era um hidroavião =P
Piada à parte, eu nem lembrava do Coronado, e a armação do para-brisa do PBM-5 Mariner é bem parecida.
Rafael M. F.
Visitante
11 anos atrás
Aliás, esses hidro barrigudinhos da USN, o Sunderland e o BV-222 eram o maior barato!
Tenho dois deles da coleção “Bombardeiros da IIGM”: o Sunderland e o BV-222 (Esse último, meu favorito).
jcsleao
Visitante
11 anos atrás
Rafael M. F. disse:
9 de abril de 2013 às 0:14
“Aliás, esses hidro barrigudinhos da USN, o Sunderland e o BV-222 eram o maior barato!”
Pois é Rafael. Sempre achei. Imagine como deveria ser legal viajar num Boeing 314 da Pan American de Miami até o Rio de Janeiro.
B-24 Liberator.
Isso ai… Pelo tamanho e pelo “teto-solar”… só pode ser o B24
Liberator é quadrimotor…
Não sei não! O cockpit é diferente das fotos que vi.
http://olive-drab.com/images/b24_cockpit_full.jpg
As posições são diferentes, mas velho detalhes em um que não reconheço na outra.
Abs,
Ricardo
Prezado ricardo_recife,
Que bela foto do cockpit do B-24 você nos mostra!
Porém, a foto do desafio não é o B-24.
Onde estará o nosso amigo Franco Ferreira, eu achava que ele iria acertar sem muita demora.
Keep trying friends, keep trying.
FF perguntaria:
– Qual o número de série da aeronave?
– Qual a posição geográfica, rumo e altitude na hora da foto?
– Nome completo e posto dos tripulantes?
– O que estão conversando os dois lá na frente?
Caro Roberto
Serie esta raspada a posição geográfica é cabeceira da pista da fabrica do B24, nome dos tripulantes da foto, jony, piloto patente capitão, co-piloto jonh, 1 tenente e 3 é o zé 1 sargento navegador, o que eles estão falando trata do programa da criação de uma aeronave da UNASUL.
Seria um Consolidated PB4Y-2 Privateer? Versão de patrulha naval do B-24…
Se bem que no livro “Azul sem fim”, de Stephen E. Ambrose, é afirmado que as cabines dos B-24 (e suas variantes, por conseqüência…) eram muito apertadas, que não parece ser o caso deste desafio…
Pelo espaço na cabine, chuto que é um hidroavião, mais especificamente o PBM-5 Mariner. A armação da cabine o o espaçamento entre os pilotos reforçam minha hipótese.
http://1.bp.blogspot.com/-JO6_Aq-wqKQ/TZ5hv5pKbII/AAAAAAAAAQI/Bf6u9wQc-O4/s1600/PBM.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e0/Martin_PBM-5_Mariner_in_flight_c1945.jpeg
E, se eu estiver vendo direito, há uma dupla de manetes, o que reforça minha afirmação.
Pelo espaço na cabine, chuto que é um hidroavião, mais especificamente o PBM-5 Mariner. A armação da cabine o o espaçamento entre os pilotos reforçam minha hipótese.
O comment de 2:31 vem, na verdade, depois do de 3:27.
Rafael: andei pelos PBYs, DOUGLASs e CONVAIRs e não consegui identificar. Andei pelos Heinkel, Dorniers. Andei pelos ingleses, inclusive pelo período da guerra fria, idem.
Apesar da foto muito escura, este desafio está poderoso.
Muito bom.
Amigo Rafael, acho que é um quadrimotor, ver instrumentos em colunas numeradas (as últimas seriam “3” e “4”…) no painel do engenheiro de vôo…
Outro detalhe é o “parabrisa” frontal com 3 seguimentos: só lembro do B-24, do C-130 e do B-52 com essa configuração…
Mas hidroavião é uma boa sugestão, devido aos mecanismos de abertura do cockpit bem acima dos pilotos (pelo menos parecem ser…). Me sugerem que estes abrem para linha central da cabine…
Tá difícil…
Prezados colegas, Alguns de vocês estão “quentes”. Darei algumas dicas: Esse avião, durante a Segunda Guerra Mundial, esteve várias vezes no Brasil, em especial, Natal no Rio Grande do Norte, tenho um livro com uma foto de um “encalhado” nas praias de Salinas, próximo de Belém, no Pará. O avião tinha uma característica muito pouco conhecida, seus dois motores internos tinham hélices de quatro pás e eram capazes de reverso, já as hélices dos motores extenos, não eram reversíveis e tinham três pás. Só existe um exemplar sobrevivente e está num museu nos EUA. Bem, agora é só dizer o… Read more »
Roberto,
Estava quase certo de que era ele, depois de sua dica (vc praticamente entregou) ficou claro:Short Solen: Consolidated PB2Y Coronado.
Roberto,
Estava quase certo de que era ele, depois de sua dica (vc praticamente entregou) ficou claro: Consolidated PB2Y Coronado.
Parabéns jcsleao, você acertou!
http://www.flickr.com/photos/18532986@N07/3609385257/
Prezados,
Gostaria aqui de fazer aqui uma menção a um leitor do Poder Aéreo, que apesar de não ser assinante, é leitor assíduo do site.
Ele, não podendo comentar, mandou um e-mail(ontem,18:49) com a resposta certa para um dos editores, e acertou (também)
.Meus parabéns.
Desculpe a redundância em: “resposta certa para um dos editores, e acertou…”
Andei em cima dele…
Parabéns pelo desafio… foi excelente.
Serve um meio-acerto? Pois eu sabia que era um hidroavião =P
Piada à parte, eu nem lembrava do Coronado, e a armação do para-brisa do PBM-5 Mariner é bem parecida.
Aliás, esses hidro barrigudinhos da USN, o Sunderland e o BV-222 eram o maior barato!
Tenho dois deles da coleção “Bombardeiros da IIGM”: o Sunderland e o BV-222 (Esse último, meu favorito).
Rafael M. F. disse:
9 de abril de 2013 às 0:14
“Aliás, esses hidro barrigudinhos da USN, o Sunderland e o BV-222 eram o maior barato!”
Pois é Rafael. Sempre achei. Imagine como deveria ser legal viajar num Boeing 314 da Pan American de Miami até o Rio de Janeiro.