esse míssil não se parece com nenhum atualmente em serviço na China. Se as fotos forem reais, é um desenvolvimento novo.
Lyw
Visitante
11 anos atrás
Se as fotos foram reais, bastante interessante o sistema de ejeção de mísseis das baias internas do J-20!
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
Estão chamando o míssil de PL-10, mas me parece estar errado, já que esse é o nome de um míssil de médio alcance.
O lançador é distinto do empregado no F-22. Este desloca o míssil em ângulo direto para fora, cabeça primeiro, e lança o míssil com as portas abertas. O J-20, ao julgar pelas imagens, desloca o míssil totalmente para fora e para baixo do compartimento, fechando depois a porta.
Vai gerar muita especulação dos motivos de adotar uma solução diferente do Raptor.
Clésio Luiz
Visitante
11 anos atrás
Outro fato interessante é, os chineses estão testando armamento antes dos russos (T-50), mesmo tendo voado 1 ano depois.
Quanta diferença dos tempos da Guerra Fria hein? Quando só descobríamos um tipo novo quando ele já estava operacional. Tempos excitantes estes para os entusiastas.
Falando sério, se for esse mesmo o sistema chinês de ejeção dos mísseis, é uma baita coisinha tôsca.
Ao invés de abrir a comporta, expelir a arma e fechar a comporta, como no sistema americano, o sistema chinês abre, põe o cabide pra fora, fecha um pouco, expele a arma, abre de novo, põe o cabide pra dentro e fecha.
Ou seja: complicaram o que era para ser simples.
Pode até funcionar. Mas aumenta a possibilidade de falhas e a princípio não gera vantagem nenhuma.
G-LOC
Visitante
11 anos atrás
A solução parece interessante, mas não parece ser necessario fechar as portas.
No olhometro, as soluções encontradas no J-20 me parecem mais avançadas que as do PAK FA, pelo menos no aspecto furtivo. O PAK FA tambem inivou com o compartimento lateral de mísseis, mas a solução chinesa não fica atrás.
Difícil um avião com canards ter RCS menor do que um sem hein…
Groo
Visitante
11 anos atrás
Não vejo tanta diferença em relação ao sistema do F-22. De qualquer forma, é melhor que pendurar sob as asas.
joseboscojr
Visitante
11 anos atrás
Vader, Eu achei a solução interessante e mais avançada que a do F-22. Me parece que só há uma porta para as baias laterais (com o míssil) e duas portas para o compartimento ventral. De modo geral a solução é mais avançada que a do F-22 se ele adotar mesmo esse sistema de extrair o míssil e mantê-lo do lado de fora com a porta fechada. O F-22 faz o mesmo com o Sidewinder, abrindo a porta e acionando um sistema que coloca o míssil parcialmente do lado de fora e logicamente mantendo as duas portas de cada baia lateral… Read more »
Quando digo que 4 AIM-9X poderiam caber dentro de uma baia lateral do F-22 de modo algum estou afirmando que isso irá acontecer, mesmo porque não deve haver interesse da USAF em se armar o F-22 com mais de 2 SRAAMs e com a contenção de verbas estando na ordem do dia muito provavelmente não haverá sequer alguma modificação no lançador do míssil e ele continuará sendo lançado por trilho e não ejetado, assim como poderá continuar a usar o modo LOBL, o que é bem interessante.
joseboscojr
Visitante
11 anos atrás
Ops!
“Quando digo que 2 AIM-9X poderiam caber dentro de uma baia lateral do F-22…”
Pq será que os chineses “haquearam” o Meteor mas não o Mica???
Vejam no poster do link abaixo.
Será que p/ eles o Mica é um mico????
Sim, piada infame, eu sei.
esse míssil não se parece com nenhum atualmente em serviço na China. Se as fotos forem reais, é um desenvolvimento novo.
Se as fotos foram reais, bastante interessante o sistema de ejeção de mísseis das baias internas do J-20!
Estão chamando o míssil de PL-10, mas me parece estar errado, já que esse é o nome de um míssil de médio alcance.
O lançador é distinto do empregado no F-22. Este desloca o míssil em ângulo direto para fora, cabeça primeiro, e lança o míssil com as portas abertas. O J-20, ao julgar pelas imagens, desloca o míssil totalmente para fora e para baixo do compartimento, fechando depois a porta.
Vai gerar muita especulação dos motivos de adotar uma solução diferente do Raptor.
Outro fato interessante é, os chineses estão testando armamento antes dos russos (T-50), mesmo tendo voado 1 ano depois.
Quanta diferença dos tempos da Guerra Fria hein? Quando só descobríamos um tipo novo quando ele já estava operacional. Tempos excitantes estes para os entusiastas.
Outro fato interessante é, os chineses estão testando armamento antes dos russos (T-50), mesmo tendo voado 1 ano depois.
Comentário interessante esse do Clésio. Atenção para os novos tempos.
É, pelo visto só cabe um míssil no caça bombardeiro ching-ling… 🙂
Ah sim, um por baia (2), claro.
E eu acho que eles fecham a baia que é pro inimigo não plotar eles a 1.000km de distância, com aquele vermelho berrante do forro de veludo… 🙂
Definitivamente esse bagre não me convence. Prefiro o PAK-FA como suposto concorrente do Raptor.
Guilherme Poggio disse:
27 de março de 2013 às 14:14
Estarão mesmo testando?
Ou colaram com fita dupla face um bólido na lateral da jamanta-voadora só pra dizer que já tem míssil novo no caça novo? 😉
Sds.
Pose p’la photinha!
Nesse link aqui tem uma animação de como funciona esse sistema de ejeção…
http://china-defense.blogspot.com.br/2013/03/animated-gif-of-day-releasing-pl-10.html
Falando sério, se for esse mesmo o sistema chinês de ejeção dos mísseis, é uma baita coisinha tôsca.
Ao invés de abrir a comporta, expelir a arma e fechar a comporta, como no sistema americano, o sistema chinês abre, põe o cabide pra fora, fecha um pouco, expele a arma, abre de novo, põe o cabide pra dentro e fecha.
Ou seja: complicaram o que era para ser simples.
Pode até funcionar. Mas aumenta a possibilidade de falhas e a princípio não gera vantagem nenhuma.
A solução parece interessante, mas não parece ser necessario fechar as portas.
No olhometro, as soluções encontradas no J-20 me parecem mais avançadas que as do PAK FA, pelo menos no aspecto furtivo. O PAK FA tambem inivou com o compartimento lateral de mísseis, mas a solução chinesa não fica atrás.
Difícil um avião com canards ter RCS menor do que um sem hein…
Não vejo tanta diferença em relação ao sistema do F-22. De qualquer forma, é melhor que pendurar sob as asas.
Vader, Eu achei a solução interessante e mais avançada que a do F-22. Me parece que só há uma porta para as baias laterais (com o míssil) e duas portas para o compartimento ventral. De modo geral a solução é mais avançada que a do F-22 se ele adotar mesmo esse sistema de extrair o míssil e mantê-lo do lado de fora com a porta fechada. O F-22 faz o mesmo com o Sidewinder, abrindo a porta e acionando um sistema que coloca o míssil parcialmente do lado de fora e logicamente mantendo as duas portas de cada baia lateral… Read more »
Solução do F-22:
http://theaviationist.com/wp-content/uploads/2013/03/F-22-sidewinder-bay.jpg
Quando digo que 4 AIM-9X poderiam caber dentro de uma baia lateral do F-22 de modo algum estou afirmando que isso irá acontecer, mesmo porque não deve haver interesse da USAF em se armar o F-22 com mais de 2 SRAAMs e com a contenção de verbas estando na ordem do dia muito provavelmente não haverá sequer alguma modificação no lançador do míssil e ele continuará sendo lançado por trilho e não ejetado, assim como poderá continuar a usar o modo LOBL, o que é bem interessante.
Ops!
“Quando digo que 2 AIM-9X poderiam caber dentro de uma baia lateral do F-22…”
2 e não 4.
http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2011/07/23/J20%20weapons%20bay.jpg
Vale lembrar que no caso do PAK-FA T-50 aquelas protuberâncias nunca foram vistas abertas e muito menos com um míssil dentro.
O esquema funciona assim:
(http://china-defense.blogspot.com.br/2013/03/animated-gif-of-day-releasing-pl-10.html)
Pq será que os chineses “haquearam” o Meteor mas não o Mica???
Vejam no poster do link abaixo.
Será que p/ eles o Mica é um mico????
Sim, piada infame, eu sei.
(http://china-defense.blogspot.com.br/2013/03/photos-of-day-j-20-mounting-pair-of-pl.html)