Segundo representante da Kamov, WZ-10 chinês baseou-se em projeto russo

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z-10 Zhi-10 (Z-10) attack helicopter People's Liberation Army (PLA) gunship has been developed by Changhe Aircraft Industries Group (CAIG) and China Helicopter Research and Development Institute (CHRDI)

vinheta-clipping-aereoO construtor principal da empresa Kamov, Serguei Mikheev, apresentou, na feira Heli-EXPO de Las Vegas, informações segundo as quais o WZ-10, que é o principal helicóptero militar moderno com que está a ser equipada a aviação do exército da China, foi criado com base num esboço de projeto da autoria da Kamov.

Essa declaração permite ver de outra forma o papel da Rússia no desenvolvimento do fabrico de helicópteros chinês.

Desde os anos de 1970 que a indústria de helicópteros da China se desenvolvia se apoiando na cooperação com os fabricantes europeus. Os tipos de helicóptero de base principais que a indústria chinesa fabrica, o Z-8, o Z-9 e o Z-11, são versões sob licença, ou cópias criadas por iniciativa própria, de helicópteros franceses.

Quando apareceram as primeiras fotos do WZ-10, a maioria dos observadores estrangeiros não suspeitou que havia influência russa nesse helicóptero. Como fonte tecnológica estrangeira era sobretudo citada a companhia anglo-italiana Agusta Westland.

No entanto, segundo o construtor principal da empresa Kamov Serguei Mikheev, o esboço de projeto tinha sido executado em 1995 no âmbito de um contrato com a parte chinesa e de acordo com o caderno de encargos preparado pelos chineses. A Kamov não participou no posterior desenvolvimento do helicóptero e, por isso, não se pode dizer que o WZ-10 tenha sido concebido pela Rússia. Entretanto, a declaração de Mikheev permite avaliar de uma nova forma o papel da Rússia no desenvolvimento da construção de helicópteros pela China nas últimas décadas.

O projeto em esboço é apenas o primeiro passo na criação de um aparelho. Os desenvolvedores russos, se apoiando na sua vasta experiência, puderam indicar aos chineses apenas as abordagens de base e os princípios de solução para os problemas. A realização do projeto e as soluções técnicas em concreto são exclusivamente chinesas. O helicóptero WZ-10 percorreu um longo e penoso caminho na busca de soluções ótimas e na eliminação das falhas. Ele realizou o seu primeiro voo em 2003 e sua entrada ao serviço nas unidades se iniciou a partir de 2010. Durante muito tempo, ele não teve um motor chinês adequado, por isso os protótipos usavam motores importados da Pratt&Whitney of Canada.

Apesar de a maioria dos helicópteros completos terem sido comprados pela China à Rússia (Mi-17, Ka-27, Ka-32 e Mi-26), a indústria de construção de helicópteros continua se desenvolvendo em estreita cooperação com o consórcio construtor europeu Eurocopter. Em conjunto com os europeus, está a ser desenvolvido o principal projeto perspectivo da construção de helicópteros chinesa que é o novo helicóptero multifuncional Z-15 com 6 toneladas.

A China está a discutir neste momento com a Rússia um novo projeto conjunto importante na área da construção de helicópteros que é o projeto conjunto de um helicóptero pesado de transporte. Está previsto que ele seja inferior em peso de decolagem e em carga útil ao gigante russo Mi-26, mas ele será superior ao Mi-17. As conversações, que tiveram início ainda em 2008, estão a decorrer com grande dificuldade. As partes discordaram durante bastante tempo do aspeto técnico do aparelho e da parte do projeto que iria caber a cada uma das partes. As direções políticas da Rússia e da China, no entanto, sublinharam por diversas vezes o seu interesse nesse projeto, o que permite supor que, no final, ele será realizado em termos práticos.

FONTE:
Voz da Rússia

NOTA DO EDITOR:
este helicóptero e outros armamentos chineses estão num artigo da revista Forças de Defesa número 7, em breve numa banca perto de você.

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Baschera

Eu acho dúbias as matérias da Voz da Rússia.

Um exemplo: Neste fim de semana, agências noticiosas ocidentais, davam como certo a assinatura de um novo acordo de aquisição de equipamentos militares (24 caças Su-35 e quatro submarinos diesel, além de outros itens importantes…) pela China junto a Rússia.

No mesmo dia, a Voz da Rússia desmente o assunto acima.

Mas, na semana passada, se lia, no site da Voz uma matéria com o título de “Situação no Mundo Empurra Rússia E China Para A Cooperação Militar”….

Vai entender o que o editor que dizer….

Sds.

Marcelo

Baschera disse:
25 de março de 2013 às 14:23
“Eu acho dúbias as matérias da Voz da Rússia.”

Mas essa declaração foi dada pelo Mikheiev em uma Heli-Expo nos EUA e foi noticiada pela Aviation Week, então, não é einvenção da Voz da Russia (pode ser que seja invenção do Mikheiev, mas há documentos da Kamov e fotos em túnel de vento):
http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog:27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post:a4ea89f3-93ec-4ad8-9955-732646b5a423
http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_03_07_2013_p0-556313.xml
Abraços

Marcos

Em termos de desenho, o helicoptero chines e belissimo. Se presta, nao sei.

Ja em Banarnia, continuamos a “receber“ a tal “transferencia de tecnologia“ dos franceses (ho, ho, ho… tenho que rir), pagando um valor que daria para desenvolver uma aeronave nacional e ainda comprar as mesmas unidades.

Acredito que uma solucao para o Brasil seria uma parceria sino-banarniense, para a aquisicao do expertise chines na area de fuzilamento em caso docorrupcao. So isso para explicar a diferenca entre eles e nos.

Soyuz

Olhando a evolução chinesa militar nos últimos 20 anos, sempre será possível “achar” influencias de terceiros em seus projetos. Olhamos seus AAM e vemos o PL-11 como uma cópia licenciada do Aspide Italiano. O PL-8 e vemos ali uma cópia licenciada do Python III israelense. O PL-7 e vemos o Matra 550 Magic (este não licenciado). Quando se vê o Chengdu J-10 alguns enxergam ali um certo DNA do programa LAVI. Quando olhamos a Shenzhou vemos uma atualização do projeto da Soyuz, espaçonave esta que teve um exemplar vendido pela Rússia e detalhadamente examinado pelos chineses no começo dos anos… Read more »

Vader

Que é bonito o bicho é. Se solta pecinha ou não são outros quinhentos… 🙂

Nick

O WZ-10 pode ter partido de um esboço da Kamov, mas os méritos são todos chineses. E mais, esse heli lembra mais um modelo ocidental que russo. Por exemplo, o resultado final parece ser o cruzamento de um Comanche com o Mangusta . 🙂

Parabéns para os chineses.

[]’s

Baschera

Enquanto isto,em Banânia… um certo contrato multi-milionário de aquisição de kombis voadoras que não podem voar por muito tempo e muito menos sobre o mar…. começa a incomodar…. “ratos” vermelhos já pularam fora…deixando o abacaxi para os “ratos” bicudos … também envolvidos até o pescoço nesta nebulosa aquisição….. cujos downpayments já começaram a atrasar ante a falta de solução do fabricante. Aliás, problema que vem sendo mascarado pela mídia… causando prejuízo de milhares de dólares a empresas de taxi e a contratante principal, certa empresa estatal, a qual esta “pagando” por helicópteros que não podem ser usados nas operações do… Read more »